saturn

Este tipo de artigo será uma rubrica de agora em diante, passando por favoritos na consola X ou Y, favoritos em termos de género ou por década. Quero deixar claro que estas nunca serão listas com os melhores, mas sim, com os meus preferidos relativamente ao assunto em causa. Sei que podem faltar alguns grandes jogos na lista, mas podem existir duas razões para tal. Posso nunca ter jogado ou, simplesmente não terem tido o mesmo efeito que a lista que se segue.

A Sega Saturn é uma das minhas consolas favoritas de sempre, por toda a nostalgia que me traz quando relembro alguns grandes clássicos que nela jogava. Lembro-me que foi no Natal de 1996 ou 1997, que a consola me foi oferecida. Aqui fica a lista com os meus  15 jogos favoritos nesta consola da Sega.

 

Athlete Kings / Winter Heat

athlete kings  winter heat

Não sei como me cruzei com estes dois jogos, mas ainda bem que aconteceu. São dois jogos bastante divertidos, onde é puramente carregar nos botões o mais rapidamente possível para podermos bater os recordes. Já só pela piada mesmo, cheguei a estar com o meu irmão no mesmo comando para tentarmos bater recordes impossíveis. Lembro-me de rirmos bastante nesse momento e de, eventualmente, quebrarmos a rapidez do movimento dos dedos por estarmos a rir desenfreadamente.  Basicamente, é um jogo com diversas modalidades e, obviamente, o objetivo é estar no pódio, seja no final de uma modalidade em específico ou, de um evento a nível geral. Infelizmente penso não existirem muitos jogos deste género hoje em dia, por isso guardo-os religiosamente para, quem sabe, um dia voltar a jogá-los, se assim surgir oportunidade ou vontade. Só para clarificar, Athlete Kings baseia-se nos Jogos Olímpicos normais e, Winter Heat, baseia-se nos Jogos Olímpicos de Inverno.

 

Daytona USA

daytona

Mais um clássico das casas de arcada. Aquela primeira pista era algo mítico de se jogar enquanto a música nos acompanhava, estrada fora, em alta velocidade. A voz do locutor ao início, pelo menos na minha versão, “Gentleman, start your engines“, era algo que me deixava on fire para começar a corrida. Nunca tive o jogo, pois sempre joguei na casa de amigos e, por essa razão, acabei por comprar mais tarde a versão disponível para Xbox 360, a qual podem ver o meu gameplay no vídeo em baixo.

Duke Nukem 3D

duke3d

Primeiro jogo que joguei da saga, o qual me apanhou completamente desprevenido. O humor sarcástico, com nudez à mistura e muito sangue, foi algo que ainda não tinha visto nos jogos até aquela altura. Adorei jogá-lo e voltei a fazê-lo anos mais tarde numa consola mais recente. É uma série que, infelizmente, não tem tido muitos jogos recentes dos últimos anos, e este continua a ser o meu favorito de todo o franchise.

 

Manx TT Super Bike

manxtt

Não sou fã de motas mas este jogo era qualquer coisa de espetacular. Mais um título que que teve origem nas máquinas de arcada e ainda bem que o port aconteceu. Passei muitas horas a tentar dominar a moto e a aprender todas as curvas das pistas. Sem dúvida, um dos jogos que mais joguei na Saturn.

 

Sega Rally Championship

segarally

Grande clássico de corridas na altura! O realismo do jogo era brutal. Os visuais eram bastante bons e os carros pareciam, naquele momento, tão bons quanto o que se vê de melhor hoje dia em jogos de corrida. O jogo era bastante rápido e frenético e, qualquer deslize na concentração, era a “morte do artista”. Como grande fã de jogos de corrida que sou, ainda hoje continua a ser um dos meus favoritos.

 

Street Racer

streetracer

Não me recordo, de todo, o porquê de ter adquirido este jogo mas, uma coisa é certa, era um alucínio jogá-lo. Era frenético e divertido, os power-ups e outros itens espalhados nos circuitos adicionavam um nível de “lodo” durante a corrida e criavam momentos de pura gargalhada.

 

Theme Park

themepark

Puro divertimento! Gosto bastante de jogos para criar parques de diversões e este foi o meu primeiro desse género. Lembro-me de começar tantas vezes novos parques, criar novos carrosséis e divertimentos; empregar pessoas para limpar o vómito no chão resultante das montanhas russas; o lixo que as pessoas largavam depois de comer e, também, os mecânicos para arranjarem as infraestruturas quando se estragavam. Conseguir gerir um parque foi algo que me suscitou bastante interesse na altura e que, ao mesmo tempo, me abriu os olhos para jogos do género no futuro.

 

Tomb Raider

tombraider

Foi na Saturn que joguei o meu primeiro Tomb Raider, o qual, na altura, também era o primeiro da série. Lembro-me tão bem das primeiras vezes que joguei. Foi algo tão diferente e, de certa forma, inovador naquele tempo. A exploração de catacumbas e lugares perdidos no tempo, nunca pareceu tão real e imersivo para a época. E os gráficos? O que podem parecer hoje autênticos quadrados, eram na altura algo de regalar os olhos. Sem dúvida, um clássico na consola da Sega.

 

Virtua Cop

virtuacop

Um jogo puro das casas de arcada. Algo, aparentemente tão simples, conseguia ser bastante divertido e frenético. Cada nova zona era um desafio tentar acertar o mais rapidamente nos inimigos de forma fatal. O jogo apareceu inicialmente nas casas de arcada em 1994, mas, no ano seguinte, foi adaptado para a consola da Sega. Depois de ter jogado pela primeira vez, passou a ser dos meus jogos favoritos e, hoje em dia, ainda guardo boas lembranças. De salientar que o jogo é do mesmo criador e estúdio que fez Shenmue – Yu Suzuki e AM2, também responsáveis por Daytona USA, entre outros.

 

Worms

worms

Provavelmente a plataforma onde joguei pela primeira vez o clássico da Team 17. Um jogo bastante divertido de jogar com amigos, ou mesmo contra a IA. Algo que me lembro bem eram os inevitáveis erros ao disparar uma arma, ativar uma mina ou atirar uma granada. As coisas, a certo momento, acabavam por correr mal e a azáfama era certa, principalmente quando restavam poucos jogadores e as jogadas de ataque era falhadas de forma hilariante. Os suores frios, a cada jogada do inimigo, fizeram deste jogo um clássico até aos dias de hoje, por entre todos os que saíram até ao momento do franchise.

E vocês? Quais os vossos jogos favoritos que jogaram na Sega Saturn?

 

Anúncios

3 comentários »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s