PressKit_Logo.1

The Z Axis: Continuum consiste num jogo de plataformas 2D com puzzles, físicas e espaço-tempo à mistura. O que parece bastante simples ao início, rapidamente se torna um excelente desafio. O nosso objetivo é chegar ao pequeno ponto de luz, o qual está localizado algures no mapa, e que está bloqueado de diversas formas.

Em termos de jogabilidade, existem diversos fatores que vos irão auxiliar na movimentação. Estou a falar nomeadamente de teleportação, rotação do mapa ou ainda as leis da física. Em termos de rotatividade do mapa, podem selecionar qual o lado que desejam direcioná-lo, de forma a desbloquear determinada porta, ou acesso. Ao rodarem o mapa, o vosso boneco irá acompanhar esses movimentos e irá cair automaticamente sempre que lhe seja “tirado o chão”. Este tipo de jogada será muitas vezes necessário para poderem chegar a certos locais. Em suma, num momento, o teto passará a ser a parede ao vosso lado ou até o próprio chão, e vice-versa.

Às vezes será necessário fazerem com que um segundo objeto ative uma certa porta ou botão, enquanto vocês estão noutro lugar distinto no mapa. Aqui as coisas já começam a complicar um pouco mais, mas tudo se resume a entender-se como funciona a mecânica de jogo e a melhor forma de lá chegar. Existem portas que abrem e fecham temporariamente, e para isso, também é necessário estudarem a melhor maneira para conseguirem ultrapassar mais esse obstáculo.

Como já devem ter percebido pelas imagens/vídeos, tudo funciona também em torno de cores. Para abrir portas vermelhas, verdes, azuis ou outras, têm que ativar o botão da cor correspondente. A ideia é deveras simples de se entender, contudo, aplicá-la poderá tornar-se num desafio ainda maior pois, às vezes, o que parece fácil, requer algumas voltas para lá chegar, seja por vocês mesmos, ou utilizando um objeto adicional no mapa.

Em termos de áudio, os efeitos sonoros estão bem conseguidos, embora a música tenha deixado um pouco a desejar. Esta está ausente na grande maioria do jogo. A sua inexistência poderá ter várias razões, mas penso que não tinha ficado nada mal algo a tocar de forma contínua de fundo.

O jogo tem 30 níveis, todos criados manualmente, e prepare-se para suar bastante a partir de cerca da primeira dezena. Os primeiros 6 níveis são tutoriais e só depois é que se inicia o verdadeiro desafio. Algo a destacar  é possibilidade de ativar o tempo da duração do desafio no ecrã, o que dará bastante jeito a todos os speed runners. Na verdade, o jogo até inclui várias conquistas baseadas em terminar os níveis em determinado tempo.

Apesar da interessante jogabilidade, este é um jogo pouco apelativo visualmente. É tudo demasiado linear e acaba por passar um pouco despercebido, principalmente nos momentos em que estamos inteiramente focados a tentar resolver os puzzles. Obviamente que os gráficos não são o foco principal do título, mas isso não impedia que pudessem haver mais detalhes no mapa, ou até mesmo de fundo.

The Z Axis: Continuum, apesar de algumas limitações,  é um jogo aconselhado a todos os fãs de quebra cabeças e speed runners. É bastante desafiante e exigente, mas quando alcançado o objetivo, o sentimento de terminado enche-nos o peito e o ego.

bom

positivo Excelentes puzzles
positivo 
Boas mecânicas de jogabilidade
positivo 
Espaço para Speed Runners
errado Visuais pouco apelativos
errado Quase total ausência de música

Data de Lançamento: 31 de Julho de 2018
Produtora: Lazerpants Studios LLC
Editora: Lazerpants Studios LLC
Género: Plataformas, Puzzles
Disponível para: PC e Xbox One

Análise feita na Xbox One S

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Produtora/Editora.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s