Análises

Análise de Persian Nights: Sands of Wonders

persian

Persian Nights é o mais recente título da Artifex Mundi a chegar às consolas, embora este já tenha saído para outras plataformas há vários meses. Estamos perante um jogo idêntico ao género que já estamos habituados pela empresa, mas essencialmente com uma temática e história diferentes.

Tal como o próprio nome denuncia logo à partida, este jogo tem lugar na Pérsia, onde o rei Badiya reina, mas não por muito tempo. Aproximam-se tempos difíceis e Grand Vizier Zaved, o mau da fita do jogo, pretende tomar posse do reino e semear o terror. Como se isto já não fosse mau o suficiente, ainda se junta à festa uma doença que se está a propagar pelo reino. Mais uma vez, estamos na pela de uma personagem feminina, desta vez chamada Tara – uma jovem e talentosa boticária que decide encontrar a causa da praga que está a atingir aquelas terras e, ao mesmo tempo, prevenir que se alastre ainda mais.

persian1

Estamos perante um jogo de puzzles, com diversos tipos de interações e enigmas, mas mais do mesmo relativamente aos jogos anteriores da empresa. Continuamos a ter que descobrir onde encaixar determinados itens; juntar certas peças para criar alguns objetos, de modo a poder usar em certos sítios; descobrir uma lista de itens numa imagem (dos meus favoritos), entre outros. Existem dois níveis de dificuldade, onde obviamente, o modo mais acessível, nos dá algumas ajudas e reativa o botão de “dica” mais rapidamente. Este botão ajuda na orientação de qual o próximo passo a dar. Porém, existe ainda outra maneira de procurar ajuda. Podem consultar um mapa onde indica qual a zona que tem ações disponíveis. Podem ainda fazer fast travel para essa zona em causa, ou qualquer outra, na verdade.

Tal como em alguns dos jogos anteriores, também dispomos de um “sistema de laboratório” para misturarmos certos itens e fazer poções para determinados objetivos. Para podermos usar esta funcionalidade, temos de ter todos os materiais necessários e que são indicados numa folha. Nesse mesmo documento, estão explicados os diferentes passos para realizarmos a criação do produto.

persian3

Os cenários são sempre uma mais valia nestes jogos e aqui continuam a fazer o seu trabalho da melhor forma possível. Bastante detalhados, coloridos e com muitos pequenos pormenores que, no final, acabam por criar o ambiente praticamente perfeito para o jogo. Todavia, e tal como nos jogos anteriores que analisei da empresa, as vozes continuam a ser um ponto bastante débil, na minha opinião. Os próprios diálogos são muito percetíveis e denunciados e acabam por ser um pouco vulgares. No entanto, acredito que este não seja claramente o foco principal do jogo. Quanto à música ambiente, esta está bem conseguida. Música relaxante na maioria das vezes em que acaba por transmitir uma paz de espírito na hora de jogar e usufruir do momento, um pouco à semelhança dos locais que visitamos no jogo.

persian2

Comparativamente a alguns títulos anteriores que joguei desta empresa, pareceu-me que Persian Nights foi um pouco mais curto do que o habitual. Ainda assim, é mais outro trabalho bem executado a nível geral e aconselhado a todos os fãs do género. Apesar das escassas novidades do título referentes a jogos anteriores, de uma curta duração e um preço mais elevado do que na versão para PC, esta continua a ser uma experiência de qualidade como a Artifex Mundi já nos tem vindo a habituar ao longo dos anos.

bom

positivo Cenários coloridos e detalhados
positivo 
Puzzles de qualidade
errado 
Vozes e diálogos medianos
errado 
Duração algo curta

Data de Lançamento: 17 de Agosto de 2018 (PC e dispositivos móveis em 2017)
Produtora: Sodigital
Editora: Artifex Mundi
Género: Aventura, Point & Click, Puzzles
Disponível para: Amazon, Android, iOS, PC, Playstation 4, Xbox One

Análise feita na Xbox One S.

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Produtora/Editora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s