Análises

Análise de My Brother Rabbit

MyBrotherRabbitA Artifex Mundi tem-nos habituado, ao longo dos últimos anos, a jogos de uma considerável qualidade a nível geral e, My Brother Rabbit, não fica atrás. Muito pelo contrário. Diria até que eleva a fasquia em diversos aspetos.

O jogo conta a história de uma família, onde a filha mais nova está doente e precisa de cuidados médicos. O seu irmão mais velho tenta ajudar da forma possível e, para tal, recorre à sua imaginação. O coelho peluche que tanto gostam, terá uma papel essencial no jogo, onde a fértil imaginação das crianças entra em campo. Tal como na vida real, onde a família acompanha a filha ao médico, neste mundo imaginário, é o coelho que irá acompanhar uma pequena flor doente, na sua caminhada para a recuperação. Partem os dois então numa aventura bastante colorida mas, ao mesmo tempo, com momentos de alguma angústia.

MyBrotherRabbit1

Existe uma clara mudança da estrutura dos puzzles, comparativamente a jogos anteriores da empresa. Ao clicarmos em certos locais, o jogo avisa-nos que precisamos de um determinado objeto. Este objeto requer sempre várias unidades do mesmo e estão espalhadas pelos diversos cenários. A única ajuda que temos é a indicação se existem ou não, as peças no cenário em que estamos atualmente. Quando as peças estiverem todas reunidas, podem então aplicar no local requerido para poder desbloquear esse puzzle e ter acesso a um item em especial, para poder ser aplicado noutra situação. E isto acontece sucessivamente durante todo o jogo, mas nunca de forma aborrecida. Os puzzles são sempre divertidos e, alguns, conseguem criar um bom desafio. No entanto, se estivermos focados, nunca acabam por ser um problema.

MyBrotherRabbit2

Existem variadas mecânicas de puzzles. Estas podem ir desde unir vários pontos; procurar peças e colocar no sítio certo; organizar uma imagem na sua forma correta, ou ainda tentar recriar um objeto com as ferramentas que nos são dadas, entre outras. Para resolver muitos destes enigmas, têm que andar pelos diversos cenários até porque, muitas vezes, uns puzzles estão obstruídos pela conclusão à priori de outros.

 

Os cenários são retirados autenticamente  de um mundo imaginário de crianças, ou não fosse esse o local onde o jogo acontece. É um mundo bastante colorido e que respira tranquilidade e alegria. Os diversos locais por onde passamos são variados e bastante repletos de decoração pormenorizada e minuciosa. Todos os cenários são de uns detalhes impressionantes, seja o interior de um compartimento ou mesmo no exterior. É fácil ficarmos distraídos ao apreciarmos a beleza e caracterização dos cenários, enquanto os puzzles estão à nossa espera.

MyBrotherRabbit3

A música de My Brother Rabbit é bastante suave e relaxante. Destaque para a participação de Emi Evans, a voz por detrás de Dark Souls e NieR Automata, numa música gravada especialmente para o jogo. Os personagens não têm vozes mas isso não tira de todo qualquer impacto na representação do drama, muito pelo contrário. Como se costuma dizer, “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

MyBrotherRabbit4

Este é, sem dúvida, um trabalho que me surpreendeu pela positiva. Apesar da, aparentemente, temática mais infantil, pude comprovar um design de puzzles e cenários bem elaborados e capaz de fazer a delícia dos fãs do género. A sua duração relativamente curta é talvez o maior senão desta obra.

My Brother Rabbit é uma boa aventura cheia de puzzles cativantes e acompanhado por uma suave, mas boa, banda sonora.

9

positivo Puzzles  bem concebidos
positivo Cenários muito pormenorizados e coloridos
positivo 
Boa banda sonora
errado Um pouco curto

Data de Lançamento: 21 de Setembro de 2018
Produtora: Artifex Mundi
Editora: Artifex Mundi
Género: Aventura, Point & Click, Puzzles
Disponível para: Amazon, Android, iOS, PC, Playstation 4, Xbox One

Análise feita no PC.

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Produtora/Editora.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s