Análises

Análise de Dakar 18

Dakar18 banner

O Rally Dakar é um evento ao qual, muito sinceramente, nunca prestei muita atenção. Acho engraçado o tipo de prova em causa, mas não passa disso. Agora que experimentei pela primeira vez um jogo da prova, sendo este, por sinal, bastante fiel em todos os aspetos, irei certamente, no início do próximo ano tomar mais atenção ao evento em si.

Dakar 18 é o jogo oficial da prova e, com isso, muitos dos aspetos reais estão fielmente embutidos no jogo de forma a criar a experiência mais real possível aos jogadores. De forma a tornar a experiência mais verídica, o estúdio teve a colaboração de alguns pilotos profissionais da prova, o que só isso, já é bom sinal para a produção final.

Dakar18-1

Ao iniciamos o jogo, somos automaticamente presenteados com um tutorial que nos vai dar a conhecer algumas mecânicas de jogo e os significados de muita da informação que aparece no ecrã, as quais ainda são algumas. Para alguém como eu, que nunca tinha tido qualquer contacto com a série, posso dizer que fui apanhado completamente desprevenido com os detalhes e complexidade de informação, muito fielmente a recriar a verdadeira arte de atravessar desertos e sobreviver aos perigos dos mesmos.

Dakar18-2

Confesso que mesmo depois do tutorial, ainda fiquei com muitas dúvidas e as primeiras dezenas de quilómetros ainda trouxeram muito desespero relativamente ao caminho a seguir. Não esquecer que não existem pontos de controlo bem sinalizados ou vistosos como em outros jogos. Aqui, apesar de ser um mundo totalmente aberto e podermos conduzir livremente, existem sempre alguns pontos de controlo pelos quais temos de passar, sendo estes simplesmente indicados nos nossos documentos. De seguida, temos de os identificar no cenário. Claro que o nosso copiloto vai ser bastante importante nesta tarefa. É possível chegar ao fim da etapa sem passar por todos os pontos de controlo, mas o mais certo é serem desqualificados ou terem que repetir toda a etapa.

Dakar18-3

São várias as viaturas que temos à nossa disposição: carro, mota, camião, quad e sxs. Cada um tem um tipo de condução específica e dificuldade associada. Relativamente à dificuldade, quero dizer que, ao contrário do carro, mota, camião e sxs, nas motas e nos quad, não existe a ajuda de um copiloto para vos ajudar na navegação. Serão vocês que deverão ler as instruções e perceber por onde têm de ir. No caso de acompanhados, as coisas ficam ligeiramente mais fáceis nesse aspeto de orientação, mas enganem-se se pensam que ainda assim, é fácil.

Dakar18-4

Existem três níveis de dificuldade, sendo que o mais difícil se encontra bloqueado e só fica acessível depois de terminarem a campanha pela primeira vez. O jogo aconselho-nos inicialmente a começarmos pelo nível mais baixo, pois o carro aguenta mais dano e precisamos menos pontos para o arranjar, para além da ajuda extra na orientação, quando fora do percurso principal. Nesta dificuldade mais acessível, o jogo vai gravando a cada checkpoint, o que, em caso de acidente e consequente desclassificação, podem voltar atrás. Também voltar atrás caso se percam no terreno, tal como o próprio copiloto irá sugerir, se isso acontecer. Acima de tudo, deixem-me dizer que o modo mais fácil, não é fácil de todo como possam pensar. A própria empresa avisa disso.

Dakar18-5

Tal como seria de esperar, estamos perante o jogo oficial da prova e isso traz consigo também as longas horas de etapas. Algumas delas podem durar quase 1 hora, ou até mais, caso se percam ou tenham de parar por alguma razão. Se jogarem na dificuldade mais acessível, é possível sair após a gravação de um ponto de controlo, caso contrário, preparem-se para aguentar longos minutos a conduzir sem parar (a não ser que ponham na pausa).

Ao longo da prova, o carro vai ficando danificado, mas podem, e devem consertá-lo. Para isso são necessários pontos, os quais vão sendo ganhos ao longo da prova. Também podem ganhar pontos ao ajudar outros concorrentes que estejam empancados, seja em lama, ou com outro tipo de dificuldade. É possível sair do carro e usarmos a pá, ou até as placas próprias para se colocar debaixo das rodas para ajudar nestes processos.

Dakar18-6

Falando um pouco sobre como funciona então a nossa orientação no terreno, esta é muito semelhante à aplicada na realidade. Temos o famoso road book, ou em português, livro de estrada. Será esta a preciosa ferramenta que nos irá ajudar a percorrer os imensos quilómetros da prova, sem corrermos o risco de nos perdermos, o que certamente irá acontecer a qualquer um. Esta ferramenta irá mostrar-nos os quilómetros onde é preciso virar, tal como o ângulo (chamado CAP) para onde necessitamos virar. É preciso saber interpretar o que nos mostra pois, por vezes, é necessário virar a seguir a uma casa, ou vedação, ou passar ao lado de umas palmeiras ou rochas, e por aí adiante. Deixem-me dizer que não é de todo fácil durante as primeiras horas, a não ser que já tenham alguma ideia de como funciona na vida real.

Para os amantes de volantes, este jogo é compatível com esse tipo de periférico, o que ajudará a tornar a experiência ainda mais real. Para mais detalhes sobre este assunto, verifiquem o site oficial para obterem informações mais específicas.

Dakar18-7

O mapa de jogo é enorme com cerca de 18,000 Km2, representando de forma autêntica os 14 eventos da prova oficial de 2018, Dakar Rally 2018. Tendo em conta isto, o jogo simula as 14 etapas do Perú, Bolívia e Argentina. Os cenários são muito aquilo que já estão à espera, com as vincadas características das terras presentes no circuito. Todo o mapa é uma conversão de imagens por satélite, por isso, por onde quer que andemos, pode-se dizer que é como se estivéssemos efetivamente naquele local.

 

 

Em termos de gráficos, não são de longe visuais de topo, mas têm qualidade mais que suficiente para tornar a experiência real. As diversas viaturas estão fielmente representadas com todas as publicidades, tais como os próprios pilotos. Para uma lista detalhada das marcas e pilotos, visitem o site oficial.

São várias as adversidades que irão ter pela frente. O sistema implementado de areia, lama e água, faz com que os caminhos, não sejam estradas normais. Podem ficar facilmente atolados em certas zonas, até porque o sistema de físicas do jogo está muito bom e só vem adicionar ainda mais realidade à experiência.

Dakar18-8

Em termos de áudio, não existe grande coisa a destacar. Durante os eventos não existe qualquer música, somente o som do carro e a voz do copiloto, caso este exista. Nos menus, existe música e boa, mas é somente aí. Em suma, apesar de pouco haver para falar, aquilo que faz, faz de forma eficiente.

Infelizmente, o jogo não tem uma opção de replay para poderem ver a vossa prestação na etapa. É uma pena porque o jogo contém várias câmaras de jogo, e isso seria engraçado poder usar também no replay. Para os fãs da visão interior da viatura, fiquem descansados, pois existe uma. Outra coisa que não gostei, foi o facto de não podermos escolher qualquer prova, ou etapa, sem antes a termos terminado na campanha. Isso obriga-nos a que a nossa primeira experiência nos diversos terrenos, seja efetivamente na campanha, e talvez por isto, as coisas tenham sido realizadas desta maneira.

Dakar18-9

O jogo tem vertente multiplayer e pode ser jogado até sete jogadores nos eventos online. Caso sejam mais fãs de coop no sofá, fiquem desde já a saber que é possível. Uma bastante boa notícia, tendo em conta que é algo que parece mais raro nos dias que correm está relacionada com o facto de, para além da opção multiplayer, existir ainda outro modo de jogo chamado “caça ao tesouro”, onde terão de encontrar certos itens tradicionais dos países, no cenário. É uma boa alternativa à campanha principal.

Dakar18-10

Antes de terminar, quero apenas deixar uma nota sobre o facto de o jogo ter sido concretizado em Portugal, o que é um grande passo para a indústria de vídeojogos em no nosso país.

Este é claramente um jogo direcionado aos fãs do género, ou até, do próprio evento em si. Para o restante público, pode facilmente tornar-se aborrecido tendo em conta a longa duração de muitas etapas, e também alguma complexidade inicial a nível de informação. É certo que com algumas horas de jogo, as coisas tornam-se mais fáceis, por isso, se tiverem interesse, não hesitem em experimentar. No seu todo, Dakar 18 consegue fazer aquilo que sempre foi o objetivo principal: tornar a experiência de Dakar o mais real possível para todos os amantes da prova, e quem sabe, ganhar alguns novos, tal como eu.

Dakar 18 é uma fiel representação da prova em formato virtual.

muito bom

positivo Mundo aberto representado de forma autêntica
positivo Possível jogar com volante
positivo Visão interior do veículo para os fãs do género
positivo Fiel representação do evento
errado Alguma complexidade inicial pode afastar os menos persistentes
errado Não é possível jogar qualquer evento sem antes ter sido terminado na campanha

Data de Lançamento: 25 de Setembro de 2018
Produtora: Bigmoon Entertainment
Editora: Deep Silver
Género: Corridas
Disponível para: PC, Playstation 4, Xbox One

Análise feita na Playstation 4.

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Ecoplay.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s