nba2k19

O título de basquetebol da 2K é um daqueles títulos anuais em que, ano após ano, o conteúdo base mantém-se, embora sempre com algumas novidades e pequenos ajustes a vários níveis. Este ano, NBA 2K 19 não foge à regra.

Um dos grandes destaques deste novo jogo é a campanha no MyCareer com o nome de “The Way Back”. Em MyCareer podem criar o vosso jogador (com um excelente editor), com as características que bem entenderem e posteriormente iniciarem a vossa jornada. A história foca-se obviamente na caminhada para eventual entrada para uma equipa da NBA. Inicialmente estaremos numa equipa no campeonato chinês, com tudo a que temos direito: áudio puramente em Mandarim e um tradutor para nos orientarmos em terras orientais. O nosso jogador estará como “peixe fora da água”. Iremos passar por grandes adversidades até ao inevitável momento, obviamente.

NBA 2K19_20181019001937

A nível geral, achei o enredo razoável, com bons diálogos e alguns personagens bem divertidos, aquando da sua fala, devido às parvoíces que iam dizendo. Existem diferentes opções de interação para alguns diálogos, mas, no fim de contas, teremos a mesma produção final. Após conseguirmos o inevitável, fica finalmente disponível o Neighborhood – o local onde estaremos em contacto com outros jogadores e fazer um diverso número de atividades. Desde formar equipas e jogar contra outras pessoas, rodar as rodas dos prémios, cortar o cabelo ou aparar a barba, fazer tatuagens, comprar variados equipamentos, entre outras coisas. É inclusivamente possível comprar várias formas de transportes como skates ou bicicletas, os quais irão ser bastante úteis para uma mais rápida deslocação nesta enorme área de jogo que é o Neighborhood.

NBA 2K19_20181021223934

Este é um modo de jogo que vos irá ocupar muitas horas, caso queiram evoluir o vosso jogador ao máximo. Para isso, precisam de Virtual Currency. Porém, existem duas maneiras de o fazer: jogarem muitas horas e irem evoluindo à medida que seja possível, ou cederem às terríveis microtransações e darem um valente boost na evolução do jogador, de forma mais rápida. Isto acaba por retirar todo o crédito aos que evoluem com muitas horas de jogo e pura dedicação. E mesmo dentro das quatro linhas, isto pode ter implicações positivas para quem puder gastar algum dinheiro extra no jogo.

NBA 2K19_20181021224136

Mas se o modo anterior não for para vocês, existe sempre o modo MyTeam, o qual funciona tal e qual como o Ultimate Team do Fifa. O objetivo é tentar reunir as melhores cartas e superar todos os adversários, seja offline ou online. Infelizmente, apesar do modo funcionar bastante bem e ter bastantes desafios, acaba por ser assombrado pelas microtransações. É claramente um modo direcionado para as mesmas, pois, de outra forma, irão dedicar imenso tempo a adquirir boas cartas e a colecionar todas elas. Apesar de ser possível ganhar créditos no jogo e utilizá-los para as comprar, é bem mais rápido se gastarem umas moedas extra para acelerar o processo.

NBA 2K19_20181021224634

Mas se forem mais virados para treinadores de bancada, também existe um modo para vocês! O MyGM permite pegarem numa equipa e treiná-la à vossa medida e, nesta edição, ao contrário da anterior, existem duas vertentes disponíveis. São elas a mais completa com cutscenes (sem áudio, somente caixas de texto) e todo o drama que está envolvido na gestão de um clube, ou, se preferirem algo mais direto ao assunto, existe a opção de simplesmente gerirem a equipa. Para além destes modos, existem todos os outros, desde jogos rápidos, ou jogarem os campeonatos reais ou até mesmo criarem os vossos. Se há algo que não falta neste franchise, é conteúdo para muitas horas de jogo.

NBA 2K19_20181021163429

A jogabilidade continua igual à dos anos anteriores, com pequenos ajustes que melhoraram a mesma, a nível geral. Destaque para uma nova funcionalidade chamada “Takeover” a qual, quando ativada, aparece um símbolo de fogo no vosso jogador, e permite que o mesmo aumente o nível das suas habilidades e ganhe novos movimentos e animações, ficando claramente um atleta superior por alguns momentos. Esta funcionalidade fica disponível para ativar, após encherem uma determinada barra. Esta vai enchendo conforme as vossas ações em campo, quer sejam assistências, marcar pontos, cortar a bola, entre outros. No entanto, se as vossas ações não forem as melhores, a barra também está sujeita a descer.

NBA 2K19_20181021224940

NBA 2K19 continua com a sua jogabilidade de simulação bastante acessível a todas as pessoas, na medida em que é fácil de pegar no comando e começar a jogar. Para os fãs mais fervorosos do desporto, a jogabilidade não se resume pela simplicidade, pois na verdade, existe todo um enorme conjunto de movimentos possíveis de fazer, tal e qual um jogador de verdade. Algo que notei bastante foi a minha falta de jeito, ou talvez timing, para roubar a bola ao adversário. Sempre tive bastantes dificuldades e, na maioria das vezes, acabava sempre em falta a favorecer o adversário. Outra penalização que notei foi, sempre que não fazia marcação ao adversário que era sugerido, mais ninguém o marcava e, em muitas situações, esse mesmo adversário acabava por pontuar. Em suma, a conclusão a que cheguei foi que é praticamente obrigatório cobrir quem o jogo está a sugerir, pois mais ninguém o fará e iremos sofrer pontos certamente.

NBA 2K19_20181021225255

Se há algo que salta à primeira vista neste jogo, são os seus visuais. Tanto os jogadores, como os estádios e, até o público, estão com um detalhe bastante elevado. Toda a apresentação do título está muito bem conseguida, seja no programa televisivo antes ou após os jogos, seja na entrada das equipas em campo, nas cheerleaders a dançar ao intervalo, nos jogadores a aquecerem antes de começar a partida, tudo está excelente. No que toca ao frame rate, o jogo sempre correu de forma fluída, nunca causando qualquer problema nesse aspeto.

NBA 2K19_20181021230424

No que toca à música presente no jogo, temos o som que predomina habitualmente como Rap/HipHop/R&B a juntar a um pouco de Rock/Pop também. Se por acaso não for do vosso gosto, existe uma opção nos menus para podermos desativar as músicas que gostamos menos. Ainda na vertente áudio, foram os comentadores e as suas falas que me surpreenderam bastante pela positiva. Tanto a variedade de comentários, como alguns bem interessantes e, algumas vezes, alheios ao que se passava em campo, deixaram-me bastante satisfeito neste aspeto. No geral dos jogos, este é um aspeto em que, muitas vezes, a sua repetição começa a notar-se após algumas horas de jogo, o que não foi propriamente o caso. Ainda assim, de salientar que os comentários do MyCareer podem ser bem diferentes de outros modos, pois muitas vezes, são relatados eventos que aconteceram fora das quatro linhas, nomeadamente eventos com peso no desenrolar da história. Por falar em campanha, destaque ainda para a presença dos atores Anthony Mackie, Michael Rapaport e Haley Joel Osment, na história de MyCareer, onde todos têm um papel, de certa forma, importante no desenrolar da mesma e uma boa atuação também.

NBA 2K19_20181018235659

NBA 2K19 é um jogo bastante polido a nível geral. Aquilo que já era bastante bom nas edições anteriores, conseguiu mais uma vez ser aprimorado e oferece conteúdo para várias dezenas de horas. Algo que infelizmente continua a assombrar este título, e talvez mesmo o pior de tudo, é a excessiva quantidade de microtransações disponíveis nos diversos modos de jogo. Fora isso, o jogo continua a ser a melhor oferta no mercado para todos os fãs do desporto em causa pois todo o deslumbre da NBA, está presente em toda a sua glória.

8-5

 

positivo Visuais bastante bons
positivo Excelente apresentação nas diversas vertentes
positivo Muitos modos de jogo disponíveis
positivo Campanha “The Way Back” bem executada
positivo Muito boa jogabilidade
errado Modo MyGM com caixas de texto, sem vozes dos personagens
errado Microtransações por todo o lado

 

Data de Lançamento: 7 de Setembro de 2018
Produtora: Visual Concepts
Editora: 2K Sports, 2K Games
Género: Desporto
Disponível para: Microsoft Windows, Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One

Análise feita na Playstation 4.

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Capital Games.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s