psclassic

Foram finalmente revelados os 20 jogos que irão estar presentes na edição mini da Playstation Classic, a qual irá ser lançada a 3 de Dezembro, pelo valor de €99,99.

A lista é composta pelos seguintes nomes:

Battle Arena Toshinden
Cool Boarders 2
Destruction Derby
Final Fantasy VII
Grand Theft Auto
Intelligent Qube
Jumping Flash!
Metal Gear Solid
Mr. Driller
Oddworld: Abe’s Oddysee
Rayman
Resident Evil Director’s Cut
Revelations: Persona
Ridge Racer Type 4
Super Puzzle Fighter II Turbo
Syphon Filter
Tekken 3
Tom Clancy’s Rainbow Six
Twisted Metal
Wild Arms

playstationclassic

Existem com certeza bons nomes no produto sendo Final Fantasy VII, GTA, Metal Gear Solid, Resident Evil ou Tekken 3, apenas alguns deles. No entanto, nota-se claramente a falta de alguns títulos mais clássicos tais como Wipeout, Tomb Raider, Gran Turismo, ou até mesmo Crash Bandicoot. Obviamente que foi lançado recentemente um remake do Crash mas, sejamos honestos, será que o mesmo iria sofrer nas vendas com a presença do título original na consola? Certamente que não, mas, tal como os outros títulos que falei,  provavelmente estamos perante outras razões mais complexas. Não querendo desfazer a presença de certos jogos, (Mr. Driller, alguém interessado?), suponho que seja um conjunto de títulos que possa agradar ao público a nível geral, na medida em que temos vários géneros presentes. Corridas, RPG’s, Plataformas, Ação, Aventura, Shooters, entre outros, estão bem representados e isso é uma mais valia.

A consola traz dois comandos com fios, em tamanho real, um cartão de memória virtual para gravarem os saves e ainda um cabo HDMI.

Muito sinceramente, dos mencionados, só Destruction Derby, GTA, MGS, Resident Evil e Tekken 3 me transmitem alguma nostalgia. São estes suficientes para comprar esta consola? Nem pensar, mas isso sou eu…

Anúncios

4 comentários »

  1. Eu também não acho que os poucos excelentes jogos que esta consola trás justifiquem os 100€. E também acredito que os principais motivos para muitas das ausências mais notórias se devam às licenças das músicas já terem expirado e noutros casos, ao facto de alguns jogos terem tido recentemente versões remasterizadas enquanto que outras mais ainda estão para sair.
    Aliás, pensando nos melhores jogos possíveis para uma outra colectânea sob forma de versões “Mini” ou “Classic”, julgo só existirem duas consolas em que o seu conteúdo seria capaz de justificar este valor. São elas a Nintendo 64 e a Dreamcast.

    Ainda assim, caso isto possa vir a ser realidade, acredito que entre estas duas, a Dreamcast terá de alterar a banda sonora de alguns dos seus jogos ou correrá também o risco de ter de excluir alguns dos seus principais jogos da consola. Mas tendo em conta que já na geração passada, a Sega não hesitou em remover as músicas de Offspring e Bad Religion por umas outras de uma banda qualquer para relançar o clássico Crazy Taxi naquelas consolas, imagino eles a voltassem a fazer o mesmo.
    Mas será que do ponto de vista do jogador, compensaria abdicar das grandes bandas sonoras que esses jogos tiveram e que, em parte, são também o que nos faz sentirmos nostálgicos, só para os termos nessas versões mini? Eu acho que não!
    Até mesmo se a PlayStation Classic tivesse feito isso para incluir mais jogos de nome, não me estava a ver a jogar, por exemplo, o Tony Hawk’s Pro Skater 2 sem a musica dos Papa Roach, Rage Against the Machine, Bad Religion, Anthax feat Chuck D, etc.

    Para uma Mini-Nintendo 64 não haverá este dilema porque quase todos os grandes jogos que saíram daquela consola são da casa. As únicas excepções são o Banjo-Kazooie e o Conker que neste momento são propriedade da Microsoft, e o 007 GoldenEye que nunca poderá ser relançado por causa dos direitos de licença e dos de imagem.
    Quanto aos jogos da Rare dos quais a Microsoft tem agora os direitos, eu estou a ver eles serem incluídos. Ao que parece a relação entre o Phil Spencer e a gerência da Nintendo são de melhores amigos. Começou com a parceria no Minecraft com os bonecos da Nintendo, depois passou para o Cross-play, e segundo actuais rumores, durante a E3 deste ano, o Phil Spencer encontrou-se com a Nintendo para lhes dar o direito de usarem o Banjo-Kazooie como personagem jogável para este novo Smash Bros.

    Liked by 1 person

    • Boa resposta Project. Estou convencido que as mini consolas não vão parar por aqui, até porque existem vários rumores sobre as próximas. No entanto, nunhuma delas me convenceu até agora a gastar dinheiro. Na minha opinião, aquilo que pode parecer divertido e nostálgico, não passa de uma dúzia de horas ligado nos primeiros dias, se tanto, e depois fica encostado. Acho que para quem não joga hoje em dia, e que quer voltar a jogar jogos mais antigos do seu tempo, até pode ser engraçado. Agora para todos aqueles que continuam a jogar, ano após ano, penso que os minutos que se vão perder com ela não serão assim muitos. Isto é a boa consola para jogar no Natal e em alturas festivas com amigos e família e vai sair numa altura excelente, disso não tenho dúvidas. Diria até que vai vender que nem pipocas no cinema.

      Gostar

      • Eu tenho uma Mini-NES e no meu caso comprei-a mais pelo significado que a original teve na minha vida e não pelo conjunto de jogos que estão lá incluídos. Até porque dos 30 jogos que a consola trás, só 7 deles é que joguei ainda na NES original. E se me deixassem fazer a minha própria colectânea, trocava alguns jogos por outros.
        Eu fiquei desiludido por terem colocado o Super Contra em vez do Contra original. E jogos como Tecmo Bowl ou o Punch-Out, só foram jogos de culto nos Estados Unidos.
        Mas independentemente disso, o valor comercial desta mini-consola é bem mais acessível, quando comparado com o preço praticado para a Mini-SNES ou agora para a PlayStation Classic.

        Percebo a maneira como tu olhas para estas réplicas. No entanto, eu tenho um ponto de vista diferente.
        Em vez de apenas uma mini-consola que dá para jogar jogos antigos, eu vejo-a também como uma peça de decorativa. Ou seja, um pouco como o fascínio que algumas pessoas têm por figuras Funko Pops de personagens ou séries que lhes interessam para terem à mostra em casa, eu vejo nestas consolas algo semelhante. Só que claro, mais caras, mas também com uma outra utilidade prática.
        Porque de resto, tanto para os jogadores assíduos como para os outros mais casuais, se uma mini-consola física diz-lhes pouco ou nada, existem outras formas de jogarem estes ou outros jogos que lhes interessam. Seja através da compra destes jogos nas consolas virtuais da Wii U ou 3DS, ou por outros meios menos legítimos.

        Liked by 1 person

  2. O Contra era grande vício de facto!! Existem sempre jogos que qualquer um de nós trocaria por alguns que vêm nestas consolas. Ainda gostava que fosse possível adicionar jogos no futuro, embora perceba as razões desse impedimento.

    Quanto à parte decorativa, eu percebo isso perfeitamente. Há quem goste de expor e colecionar. Ainda assim, eu neste momento já vejo isso com outros olhos. Se sempre gostei de ter algo exposto, seja anime, manga, videojogos ou outras coisas, estou a chegar a uma fase em que isso já não tem grande valor. Está exposto para quem? Para mim? Maior parte das vezes passa ao lado. Li uns artigos interessantes no site português Glitch Effect sobre este assunto e identifiquei-me bastante com isso. Ainda assim, daquilo que tenho exposto, gosto de o ter mas se dou valor aquilo estar tudo ali, já nem por isso. Mas pronto, isto também pode ser facilmente influenciado por razões da vida que vão aparecendo. As mudanças na vida trazem isso mesmo e, por vezes, aquilo que damos valor numa altura da vida, passa a ser secundário no futuro. Still, eu gosto de ter exposto as minhas coisas. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s