Análises

Análise: Football Manager 2019

fm19

A minha primeira experiência com jogos de treinadores de futebol foi há, sensivelmente, cerca de 20 e poucos anos, na altura então do famoso e clássico Championship Manager. Foi algo com que me cruzei nos meus tempos de escola secundária e que vício que se tornou naquele momento! Fosse treinarmos a nossa equipa favorita, um “tubarão” da Europa, ou ainda, levar uma equipa da distrital ao palco mundial, havia sempre um novo desafio disponível para começar. Durante vários anos continuei a jogar até que um dia, por uma razão ou por outra, acabei por parar. Confesso que, atualmente, é um jogo que não me entusiasma tanto como antigamente, muito provavelmente pelas horas que requer, e que a minha vida já não permite, bem como o meu gosto pelo futebol, ter-se vindo a desvanecer ao longo dos anos. Mas deixemos de histórias e vamos ao que interessa – Football Manager 2019.

fm19_1

Como todos sabemos, um dos problemas dos lançamentos anuais é, por vezes, não existirem inovações ou melhorias o suficiente que justifiquem a sua compra. A versão deste ano conta com algumas novidades e talvez a primeira a saltar à vista seja a capa deixar de ter um treinador e passar a ter, pela primeira vez, jogadores. Mas bom, isso pouco importa para o que realmente interessa que é a gestão de uma equipa. Ao iniciarmos o jogo, é-nos dada a hipótese de podermos criar o nosso treinador, ou treinadora, e escolhermos vários tipos de informação, muito ao estilo de um RPG. Ainda assim, apesar de algumas opções disponíveis, não me parece que muitos dos dados que inserimos possam ter realmente importância dentro do jogo, mas isso também não é o ponto mais importante certamente.

fm19_4

Por entre as várias melhorias, temos as mudanças em peso no que toca aos Treinos, Tutoriais ajustados para facilitar novos jogadores, a inclusão da liga oficial Alemã, e uma profunda alteração no que diz respeito ao sistema das Táticas, entre mais algumas coisas ao de leve. Outra das novidades facilmente percetível consiste no visual dos menus do jogo, bem como sua disposição e cores. Tudo foi alvo de algumas melhorias e ajustes. Se por acaso não for do vosso agrado, existem sempre outras duas “skins” disponíveis, uma mais escura e outra mais clara. FM é atualmente um poço cheio de informação, muita dela complexa e dispersa por imensos menus e janelas. Algo que me agradou bastante, e ajudará certamente novos jogadores a entrarem no ritmo, são os diversos tutoriais, principalmente nas novas implementações. A informação a digerir é imensa e isto é claramente uma mais valia na ajuda à absorção da mesma.

fm19_3

Existem bastantes alterações realizadas no sistema de treino. Para todos aqueles que desejam ter um controlo absoluto sobre o mesmo, o jogo deste ano permite isso melhor que nunca. É possível agora realizarem três sessões de treino para aplicarmos os métodos que quisermos. Podemos personalizar o treino da defesa ou meio campo, bem como a malta da frente, como também trabalhar alguns jogadores específicos. O jogo vai dando indicações sobre se o jogador X ou Y, precisa descansar ou como está a ser o seu aproveitamento nos treinos, e temos sempre opções possíveis de ser tomadas relativamente a estas informações, ou outras. O próprio adjunto, se o permitirem, aconselha também o melhor a fazer em certas situações. Para todos aqueles que não querem perder tempo com tanto pormenor, é só delegar as tarefas ao resto da equipa técnica e concentrarem-se efetivamente naquilo que, para vós, é mais importante e essencial.

Tal como mencionei previamente, o sistema das tácitas foi reformulado este ano e é agora possível recorrer a táticas pré-definidas pelo sistema, onde as mesmas são baseadas em planos de jogos reais. Só para ficarem com uma noção melhor daquilo que estou a explicar, se forem fãs da maneira de jogar das equipas de Pepe Guardiola ou Jurgen Klopp, então é possível escolherem as suas táticas e aplicá-las à vossa equipa, “Tiki-taka“ e “Gegenpress”, respetivamente. No entanto, obviamente que “não se fazem omeletes sem ovos” e, para estas funcionarem, é necessário que os jogadores à vossa disposição, sejam bons e capazes para as posições requeridas e exigências impostas pela tática.

fm19_6

Quando selecionam uma das táticas presentes, esta informa-vos qual a melhor forma de jogar para esta ser mais eficaz. Refiro-me ao facto de que umas dão mais abertura para jogar mais nas alas, e outras podem focar o jogo mais a meio do terreno, entre inúmeras outras hipóteses. É óbvio que vocês podem ajustar tudo à vossa maneira, bem como criar uma tática do zero e com parâmetros, inspirada em diversas táticas. Outro dos novos ajustes é a possibilidade de escolhermos como desejamos que a equipa se comporte em campo em três fases distintas: quando existe posse de bola ou não e ainda nas fases de transição. É possível fazer pequenas alterações dentro de cada uma destas delas. A título de exemplo, quando não temos a bola, podemos pedir para a linha defensiva defender mais à frente ou atrás no terreno e também qual a sua largura. No que toca a atacar, podemos solicitar aos jogadores para serem mais criativos ou passarem mais a bola, ou ainda a sua atitude no último terço do terreno. Estas são só algumas das variadas opções a nível do comportamento da equipa em campo, seja lá qual seja a sua situação de momento.

fm19_8

O sistema de comunicação com a equipa também sofreu ajustes. É possível falar com a equipa antes dos jogos, mas tanto podemos dialogar a nível geral, como em termos de zona de campo, seja ela defesa, meio campo ou ataque. Se preferirem comunicar diretamente com algum jogador específico, também o podem fazer e até pode ser mais benéfico em algumas situações. Agora existe a possibilidade de uma palestra tática antes dos jogos, onde podemos passar a mensagem à equipa de como queremos que ela jogue, e se deve existir especial atenção para algum ponto do adversário ou até jogador. É interessante e acaba por dar mais realismo ao jogo, mas acabei por passar muitas delas à frente, relegando a função para o adjunto. O mesmo aconteceu com as conferências de imprensa, ficando estas mais uma vez a cargo do adjunto, pela simples razão de que vejo pouco apelo em participar. Precisam obviamente de melhorias e implementação de algo que nos faça importar naquilo que realmente estamos a responder.

O sistema de VAR e o da tecnologia da linha de golo, foram implementados no jogo deste ano e, obviamente, só estarão presentes nas competições nas quais já são usadas na realidade. Sendo assim, como muitos sabem, a edição da Liga dos Campeões deste ano não ainda contará com esta tecnologia no jogo. Existem dois sistemas de VAR no jogo, sendo um deles o árbitro a utilizar a televisão presente na linha lateral do campo ou a outra ao pedir ajuda via auricular. Tudo isto é aplicado tal e qual na realidade. Quanto à tecnologia da linha de golo, funciona exatamente da mesma forma como na realidade. Existe uma câmara que irá mostrar se a bola ultrapassou ou não a linha. Estes sistemas são uma mais valia e acabam por dar ainda mais realismo à experiência.

fm19_5

Antes de concluir, quero salientar ainda que, este ano, a primeira e segunda Liga Alemã estão finalmente presentes de forma oficial, com respetivos símbolos e equipamentos dos 36 clubes, bem como as fotos dos jogadores e dos troféus, de forma a criar uma experiência ainda mais real.

Football Manager é muito mais que um jogo, é para muitos clubes, uma ferramenta para encontrar novos talentos e isso mostra bem o peso e importância que tem. Há já vários anos que é o mais bem-sucedido jogo do género e todos os anos vemos pequenas melhorias que vão elevando a fasquia do produto. A versão 2019 não foge à regra e é altamente aconselhável a todos os fãs da série, bem como a possíveis novos jogadores, tendo em conta algumas ajudas introduzidas a níveis de tutoriais. As novas adições deste ano acabam por dar uma nova profundidade e desafio nas diversas vertentes e prometem saciar durante os próximos meses todos aqueles com sede de vestir o seu fato de treinador e rumar à glória virtual.

muito bom

positivo Alterações profundas no sistema de Táticas e Treinos
positivo Para os fãs da Liga Alemã, estão presentes de forma oficial 1º e 2º Liga
positivo Inclusão de VAR e tecnologia da linha de golo
positivo Presença de tutoriais bastante eficazes para novos fãs da série
errado Visuais 3D precisam claramente ser melhorados
errado Alguns menus com demasiada informação podem camuflar aquilo que realmente interessa

Data de Lançamento: 2 de Novembro de 2018
Produtora: Sports Interactive
Editora: Sega
Género: Desporto, Simulação
Disponível para: Microsoft Windows, Mac OS, Nintendo Switch,

Análise feita no PC.

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Ecoplay.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s