Análises

Horizon Chase Turbo – Análise

horizonchaseturbo

Horizon Chase Turbo é, claramente, um sucessor espiritual dos clássicos jogos de corridas dos anos 80/90. Assim que comecei a jogar, foi como se tivesse sido teleportado para os meus tempos de infância, sensação a qual me fez rapidamente sentir uma grande afinidade com o título.

Existem vários modos à nossa disposição: Volta ao Mundo, Torneio, Resistência e Playground, sendo este último, uma novidade disponível, por agora, apenas nas consolas Xbox One e Nintendo Switch. O resto das plataformas só terá direito a este modo de jogo mais tarde. Playground consiste em cinco pistas com diversos desafios, que vão alterando com o tempo para todos os jogadores. Este modo vai proporcionar desafios bem diferentes do resto do jogo, onde algumas variantes vão tornar as corridas bem diferentes do habitual. A título de exemplo, podemos estar a falar de usar só determinados carros; sem interface; nitros infinitos; mudanças climatéricas a meio da corrida, entre muitas outras possibilidades. Este modo irá permitir que exista sempre uma desafio diferente à espera do jogador.

horizonchaseturbo2

O modo Volta ao Mundo leva-nos a competir pelos vários cantos do planeta, com diversos tipos de desafios e variadas caracterizações visuais únicas em cada país. É ainda neste modo onde podemos jogar um evento especial em cada cidade, com a possibilidade de ganharmos upgrades para as viaturas. Para tal, só precisamos terminar a corrida, no mínimo, na terceira posição. Depois é só escolher um de três upgrades disponíveis, sendo que o escolhido, é aplicado automaticamente em todos os carros. Quanto à campanha em si, cada país tem 3 locais diferentes para competir e, dentro dos mesmos, existem várias corridas. O progresso neste modo é feito através da obtenção de pontos, os quais são necessários para desbloquear o país seguinte. Esses pontos são obtidos conforme a nossa performance nas corridas, seja o combustível com que as finalizamos e moedas que apanhamos. Já o modo Resistência, só desbloqueia depois de terminarem o modo principal. Consiste em três desafios onde precisam completar todos circuitos do jogo, ficando pelo menos em quinto lugar, de forma a desbloquear a corrida seguinte. O desafio máximo consiste em 109 pistas, por isso, preparem-se pois é capaz de demorar um pouco.

A jogabilidade é bastante fluída e a uma velocidade vertiginosa, sem nunca sofrer qualquer problema no que respeita ao frame rate. Os gráficos misturam um estilo retro com as apresentações de hoje em dia, resultando em cenários bastante coloridos e vivos, embora pouco dê para apreciar com a velocidade estonteante do jogo em si e do frenetismo das corridas. Muitas das várias cidades presentes no jogo, conseguem ser facilmente reconhecidas pela aparição de alguns monumentos ou construções conhecidas na realidade. É fácil reconhecer a ponte de São Francisco nos circuitos da Califórnia ou a famosa Acrópole de Atenas em algumas pistas na Grécia. Estes são só alguns dos exemplos facilmente percetíveis.

horizonchaseturbo3

Existem pistas de dia e noite e com diversas situações climatéricas e trajetórias, o que resulta em imensos circuitos disponíveis. Tendo em conta isto, nunca senti fadiga visual, ora não fossem mais de 100 os percursos à nossa disposição. Para além dos cenários bastante interessantes e cativantes, também as mais de 30 viaturas presentes, têm cada uma delas, várias pinturas e existem alguns carros onde facilmente podemos associar a obras de entretenimento, tais como The Fast and Furious, O Regresso ao Futuro, ou até mesmo, o Toyota AE86 da famosa série de anime Initial D, da qual sou grande fã.

horizonchaseturbo4

No que toca ao áudio, o estúdio não podia ter feito uma melhor escolha. Barry Leitch, conhecido pelos seus trabalhos em Top Gear e outros jogos do género, foi claramente uma aposta ganha para a criação da música que nos acompanha enquanto abrimos caminho sempre a alta velocidade. Algo presente e, com grande importância, é a oportunidade de coop local até 4 jogadores. Isto é excelente para umas boas tardes bem passadas em casa, na companhia de amigos ou familiares, principalmente agora que o Inverno está a chegar em força. Existem também leaderboards onde podem competir com outros amigos que estejam um pouco mais longe que o vosso sofá.

horizonchaseturbo5

Horizon Chase Turbo consegue recriar o vibe dos jogos dos anos 80 e 90, onde ao mesmo tempo, aplicadas as mecânicas de hoje em dia, resulta numa jogabilidade excelente e um divertimento sempre presente e bem vindo. Este é com certeza um título que aconselho fervorosamente, quer sejam fãs dos clássicos que serviram de inspiração, quer sejam fãs de coop, ou simplesmente à procura de boas horas de divertimento fácil e rápido.

muito bom

positivo Enorme quantidade de pistas
positivo Jogablidade frenética
positivo Coop até 4 jogadores
positivo Boa banda sonora
positivo Muitas horas de conteúdo
positivo Caracterização dos circuitos
errado Na hora de desligar, o pensamento:”Só mais uma corrida!”

Data de Lançamento: 29 de Novembro de 2018
Produtora: Aquiris Game Studio
Editora: Aquiris Game Studio
Género: Corridas
Disponível para: Microsoft Windows, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch

Análise feita na Xbox One S.

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Produtora.

Anúncios

Um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s