farmings19

A série Farming Simulator comemora 10 anos de existência, durante os quais, ao longo de todas as edições, soube sempre recriar, de forma eficaz, a experiência de uma vida agrícola e todas as suas responsabilidades e tarefas. FM19 não foge à regra e apresenta algumas melhorias e novidades.

Farming Simulator tem vindo, aos poucos, a conquistar um público cada vez maior e muito específico mas, simultaneamente, tenta sempre simplificar as mecânicas de jogo para que seja acessível a qualquer um, inclusive, até mesmo àqueles que não percebem deste tipo de indústria, um pouco como eu. Felizmente, existe um tutorial que nos dá a conhecer as várias mecânicas e os procedimentos necessários. Ao iniciarmos um jogo, existem três opções à nossa escolha. A primeira consiste basicamente em começar numa quinta já em funcionamento, com diversos campos de cultivo, infraestruturas, maquinaria e algum dinheiro para nos ajudar nos custos. Outra opção é a de começar com bastante dinheiro, mas sem qualquer infraestrutura, ficando a nosso cargo escolher onde investir o dinheiro. A terceira e última opção, também nos leva a começar do zero em termos de infraestruturas mas, ao contrário da opção anterior, temos muito pouco dinheiro. Em suma, é como se estivéssemos a falar dos níveis de dificuldade fácil, normal e difícil, respetivamente. Confesso que, ao início, mesmo depois do tutorial, senti-me perdido perante tantas outras mecânicas que não foram ensinadas no mesmo. Porém, existe um menu “ajuda” onde ensina tudo e mais alguma coisa de forma simples e facilmente percetível. Se não souberem como fazer algo do jogo, provavelmente estará explicado neste menu.

Farming Simulator 19_20181201235257

Estamos perante uma jogabilidade muito peculiar e detalhada, no que toca às diversas técnicas presentes na produção agrícola. Não basta plantar as sementes, muito pelo contrário, existe toda uma preparação anterior. Existem viaturas apenas para preparar a terra, outras para pulverizar os terrenos, e ainda outras para plantar ou colher produtos, e muitas mais funcionalidades.

A enorme quantidade de viaturas presentes no jogo, foi algo que me surpreendeu bastante, seja pela variedade em termos de funções, seja em termos de marcas. Este ano, e, pela primeira vez, está presente no jogo a grande empresa John Deree, conhecida entre outras coisas, pelos seus equipamentos agrícolas. Só para terem uma noção, existem mais de 100 marcas agrícolas presente no jogo, o que oferece uma quantidade enorme de equipamentos para adquirir, sejam tratores, atrelados, equipamentos para lavrar, cultivar, semear, entre muitas outras opções. Em termos de oferta disponível, é sem dúvida, uma grande mais valia.

Farming Simulator 19_20181201235424

Não há dúvida que tem a sua piada andarmos pelos campos a cultivar e a fazer tudo que seja necessário para sermos bem sucedidos. No entanto, não é só da parte prática que o jogo vive. Existe toda uma componente financeira que convém ser bem gerida, de forma a evitar problemas futuros. Um dos casos mais claros, é a possibilidade de contratarmos trabalhadores para fazer alguns dos nossos serviços, para nos poder libertar para outras tarefas. Obviamente que estes colaboradores não trabalham “para aquecer” e é necessário efetuar pagamentos. Outro dos pontos interessantes é a venda dos produtos que produzimos, os quais podem ser vendidos em locais diferentes e podem ver no menu, quais os locais onde existe uma maior oferta de dinheiro por cada um deles. Os preços estão sempre a variar e, por isso, convém verificarem sempre antes de vender, se existe outro local onde compense mais. Para além destas, existem muitas outras mecânicas financeiras bem implementadas, e que ajudam a tornar mais verídica ainda esta experiência agrícola.

Farming Simulator 19_20181201235605

Outras das novidades de Farming Simulator, é a possibilidade de viajarmos pelo mapa usando um cavalo. Se preferirem explorar o mapa de uma forma mais livre, sem ter que andar quase somente por estradas, então esta é uma opção bastante boa. Mas já que estou a falar de viajar pelo mapa, deixem-me dizer que a condução dos veículos deixa algo a desejar. Senti que, para tratores, ou viaturas de grande porte, achei que tinham pouco peso, principalmente os primeiros. Estes viram demasiado repentinamente, obrigando a um cuidado extra ao conduzir pelas estradas, principalmente se estiverem a transportar algum tipo de material para descarregar noutro local. Numa dessas situações, a minha viatura capotou, onde a única opção de o colocar novamente na posição para continuar o meu caminho, foi ir ao menu e fazer reset à posição de viatura. Fui obrigado a fazê-lo, pois não havia outra opção mas, infelizmente, ao fazer isto, perdeu-se a carga que transportava. As viaturas também sofrem danos ou sujidade, tendo que ser levados aos locais específicos para serem arranjados, o que também envolve custos e é mais um cuidado a ter com a parte financeira.

Farming Simulator 19_20181201235208

Para além da vossa quinta, é também possível ajudar outras pessoas nos seus campos através de missões. Estas podem ser aceites no menu e consistem em cultivar algo, colher e transportar para outro lugar, preparar o terreno, entre outros tipos de pedidos. Se, por acaso, não tiverem a maquinaria necessária para as funções em causa, podem então alugar essa mesma por um determinado custo. Esta possibilidade sai sempre mais em conta do que estar a comprar propositadamente, até porque os equipamentos no jogo estão longe de serem baratos. Como já tinha falado um pouco, as físicas do jogo são algo inconstantes. Quero dizer com isto que, em alguns casos, estão bem aplicadas mas noutros, nem tanto. Uma das experiências negativas que tive com isto foi quando embati na cancela da linha do comboio e, ao invés de partir a mesma, foi a larga viatura que acabou por cair para o lado. Nunca na vida aquela cancela ia ficar no mesmo sítio depois de um embate com uma viatura de grande porte. Outro ponto que me chamou à atenção de forma menos positiva foi ao passar por cima de uma linha de comboio com um trator, e o mesmo não reagir como devia e parecer que passava sobre a mesma de uma forma um pouco atabalhoada. Dá a sensação que a viatura acaba por nunca reagir decentemente às saliências do caminho de ferro.

Farming Simulator 19_20181201235709

Apesar de não ser extremamente gigantesco como se vê em alguns títulos, estamos perante um jogo com um pequeno mundo aberto mas, ainda assim, com muita área para explorar. Existem zonas apenas com terrenos agrícolas, zonas mais industriais ou ainda outras mais citadinas, com a loja para comprar equipamento, posto de combustível para abastecer as viaturas, entre outros estabelecimentos. Longe de serem estonteantes, os visuais têm alguns bons pormenores na criação do ambiente agrícola. Seja em plena zona de cultivo, ou zona comercial, os designs das áreas estão bem concebidos e a variedade de edifícios também é suficiente para nunca criar uma sensação de andarmos sempre nos mesmos locais. O jogo tem várias câmaras e, um delas, é a possibilidade de vermos através do interior das viaturas. Gostei bastante dessa câmara, embora, pelo menos no meu jogo, não conseguia ouvir o som do trator ou da máquina a trabalhar. Foi algo que achei bastante estranho pois quando estamos com a câmara fora da viatura, existe um ruído ensurdecedor dos equipamentos, mas quando mudamos para a visão interior, é como se estivéssemos num local pacífico e silencioso, onde nem as moscas se conseguem ouvir. Continuando na área sonora, o jogo tem várias rádios disponíveis, as quais podemos ouvir quando estamos a conduzir, ou ainda quando estamos a andar pelo cenário. Quanto a sons da natureza, ou viaturas/equipamentos, nada a salientar de forma mais evidente, sendo que fazem o seu trabalho de forma normal.

Farming Simulator 19_20181201235542

Apesar de alguns bugs aqui e ali, Farming Simulator consegue executar de forma bastante boa, aquilo que é a sua jogabilidade core – executar as diversas tarefas agrícolas. Não é de todo um jogo para qualquer um, pois o seu ritmo é algo parado e em que, algumas tarefas, podem levar algum tempo considerável para serem executadas. Ainda assim, é possível jogar com amigos (16 no PC/6 na consola), o que torna as coisas mais divertidas. Com imensos animais para criar e recursos para gerir, não falta conteúdo de qualidade para muitas horas de vida agrícola, quer sejam fãs na vida real ou não.

bom

positivo Vida agrícola bem recriada
positivo Quantidade enorme de viaturas/equipamentos disponíveis
positivo Gestão financeira bem implementada
errado Sistema de físicas com algumas incoerências
errado Condução dos veículos precisa de alguns ajustes
errado Alguns pormenores gráficos precisam melhorias

Data de Lançamento: 20 de Novembro de 2018
Produtora: GIANTS Software
Editora: Focus Home Interactive
Género: Simulação
Disponível para: Microsoft Windows, Playstation 4, Xbox One, Mac OS

Análise feita na Playstation 4.

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Ecoplay.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s