Artigos

Alguns dos meus jogos favoritos da Playstation original

psclassic

A Playstation Classic foi lançada recentemente e isso fez-me pensar um pouco sobre alguns dos meus jogos favoritos da primeira consola da Sony.

Confesso que nunca fui possuidor de uma, mas joguei bastante em casas de amigos. Eu tinha a Sega Saturn, a qual saiu no mesmo ano na Europa. Numa altura em que a consola da Sony estava nos mercado havia muito pouco tempo, tenho a vaga ideia de nem dar por ela nos primeiros tempos. De longe ser o poderio que é no nosso território hoje em dia. Mas tive a consola alguns meses na minha casa, a qual foi emprestada por um amigo meu, que por sua vez, teve a oportunidade de jogar a Sega Saturn também durante esse tempo. Quem é que empresta consolas hoje em dia? Só mesmo naquele tempo…

Bom, mas vamos a alguns dos títulos que gostei bastante na altura. Podem não ser os melhores da consola, mas são certamente uns dos que me proporcionaram muito boas experiências.

driver
Driver: You are the Wheelman – Na altura, foi um jogo com um conceito diferente e permitia alguma exploração no mapa, por entre as várias cidades disponíveis. Os diversos modos de jogo eram divertidos e, graficamente, surpreendeu-me por fugir um pouco aos visuais dos típicos jogos de corrida, embora não fosse bem este o seu género. Fugir da polícia criava bons momentos de adrenalina, sendo muitas vezes uma tarefa bem complexa.

 

colinmcraerally20

Colin McRae Rally 2.0 – Foi provavelmente este jogo que me fez apreciar o formato “rali”. Sempre gostei de jogos de carros mas assim que me apanhei a conduzir fora de circuitos, comecei a apreciar mais a modalidade, principalmente no que toca aos jogos.

 

destructionderby

Destruction Derby – Foi o primeiro jogo de carros que joguei, no qual o objetivo era, basicamente, destruir os adversários. É certo que também havia o formato de corridas, mas o que me dava mais gozo era jogar na arena onde eram todos contra todos, até simplesmente o nosso carro deixar de funcionar. A dada altura só se via fumo negro a sair de todas as viaturas e mal conseguiam ter uma trajetória direita com os problemas de direção. Este é um dos jogos presentes na Playstation Classic.

 

mgs

Metal Gear Solid – Dos primeiros jogos a deixar-me com a sensação que estava a ver um filme. Tudo o resto parecia coisa de criança quando as cutscenes começavam, para além dos cenários mais adultos e reais. Era algo único naquela altura e um dos jogos mais bem sucedidos de hoje em dia.

 

residentevil2

Resident Evil 2 – Se o primeiro me causou excelentes momentos de pânico durante largas horas de jogo, digamos que a sequela não ficou nada atrás. Foi o continuar de experiência bastante intensa e sempre na ponta do sofá, constantemente à espera do próximo susto. Ainda bem que o remake está quase a chegar, será bom relembrar o pânico da altura, mas com novos visuais.

 

tombraider2

Tomb Raider 2 – A sua boa jogabilidade em cenários completamente distintos, a juntar a uma exploração pouco vista até à altura, foram apenas alguns dos fatores que elevaram a série ao topo dos melhores jogos da primeira Playstation. Lembro-me, essencialmente, no gosto que tive em explorar algumas das zonas como Veneza, China ou até o Tibete, dando uma sensação de progresso na aventura e de viajar pelo mundo, para descobrir os mais remotos segredos bem escondidos e perdidos no tempo.

 

wipeout

Wipeout – Havia poucos jogos na altura com a sensação de alta velocidade como Wipeout. Fazer curvas a velocidades estonteantes ou retas de forma supersónica, eram claramente o ponto forte do jogo e da série bastante conhecida hoje em dia.

 

Sei que faltam aqui grandes títulos mas, tal como disse, estes foram apenas alguns dos que gostei bastante. Relativamente a outros nomes ausentes, pode ser por não ter gostado ou, principalmente, por não ter tido a oportunidade de jogar. Estamos a falar de acontecimentos com cerca de 20 anos, no tempo em que ainda estudava e os jogos que se recebia eram apenas no aniversário e Natal. Felizmente, nada que se compare com hoje em dia, para o bem e para o mal…

E vocês, quais os vossos jogos preferidos da primeira consola da Sony? Vão comprar a Playstation Classic? Pedir ao Pai Natal, talvez? 🙂

 

Anúncios

4 comentários

  1. Assim como você, nunca tive um PlayStation e joguei principalmente na casa de amigos e via emulação. Na época, eu tinha um Nintendo 64 — eu era nintendista, felizmente não sou mais, haha

    É curioso que eu não faço questão de nenhuma das suas escolhas, nossos gostos para jogos são bem diferentes, haha 🙂 Minha lista teria jogos como Brave Fencer Musashi, Legend of Mana, Mega Man X4, Mega Man 8, Breath of Fire IV, Pocket Fighter, Castlevania: Symphony of the Night e Valkyrie Profile.

    Mas, mesmo assim, é legal ver esse tipo de lista justo agora que a Sony lançou o PlayStation mini. Por sorte, não tenho interesse nenhum no aparelho por causa do preço absurdo (ao menos aqui no Brasil), a seleção fraca de jogos e as limitações técnicas do console. De qualquer maneira, reconheço a importância desse tipo de produto, mesmo eu não sendo o público alvo.

    Liked by 1 person

    1. Eu acho que os gostos muitas vezes são influenciados pelos amigos em redor e o que todos vão jogando. Provavelmente, alguns desses foram um pouco assim. Por incrível que possa parecer, nunca tive nada da Nintendo. Por uma razão ou outra, nunca optei por um produto deles daí o meu fascínio por Super Mario ser quase nulo. xD Não ponho em causa a qualidade do franchise, nem poderia, mas lá está, tudo está relacionado com os nossos amigos na altura, onde no meu caso, era mais Sega Saturn e Playstation. A Switch é um produto que me agrada bastante e que se pudesse comprava, mas o tempo já é tão curto que acho que não vale a pena. Pelo menos ao preço que está agora.

      Pois eu sei que o preço das consolas ai no Brasil é fogo mesmo, tal como os jogos. E quanto ao artigo, decidi fazer por essa razão mesmo. Achei interessante partilhar os meus favoritos, numa altura em que a Classic foi lançada recentemente. Infelizmente, tem alguns pontos técnicos menos bons, já para nem falar dos títulos em si. Em breve irei fazer artigo sobre os da Playstation 2, Dreamcast e Xbox 360. Mas tudo a seu tempo. 😄

      Gostar

    1. Conheço todos praticamente tirando o Vagrant Story mas acho que jogar, só joguei o Syphon Filter e mesmo assim não tenho a certeza. 😅 Assim que só uma edição mais recente. Como disse, naquele tempo não havia grande margem para arriscar. As oportunidades para jogos novos eram poucas então era jogar pelo seguro. 😁

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s