Artigos

7 mecânicas que quero em Ghost of Tsushima

ghostoftsushima

Como grande fã de samurais que sou (podem ver o meu top 10 de animes de samurais aqui), e da própria cultura japonesa, Ghost of Tsushima é, obviamente, para mim,  um dos jogos mais aguardados. Infelizmente, não existe sequer um data de lançamento anunciada e, na minha opinião, corre um sério risco de ser um dos jogos a acompanhar o lançamento da próxima Playstation, onde segundo rumores, estaremos a falar de 2020. Não acredito que o jogo saia em 2019, ainda mais com uma geração nova praticamente à porta. Acredito fortemente que GoT esteja a ser feito com base na nova máquina e, que seja para ela, que será lançada inicialmente. Só um pequeno aparte, infelizmente, The Last of US Part II está “no mesmo barco”.

Depois de Infamous Second Son, as expectativas estão bem elevadas para o estúdio Sucker Punch, mas todos sabemos que será um mundo cheio de qualidade e vida. Todavia, e em plena época natalícia, “vou enviar esta carta” com o desejo de ver as seguintes mecânicas marcarem presença no jogo. Vamos ao que interessa.

Decisões com consequências de peso

Espero sinceramente que esta seja uma mecânica bem presente. A longo prazo, quero sentir que as minhas decisões tiveram impacto, quer seja a nível dos personagens principais, quer a nível do próprio mundo em si. Não há nada como um jogo que coloca nas nossas mãos a responsabilidade sobre o que poderá acontecer no futuro. Esta é uma das razões pela qual digo às pessoas que os videojogos são superiores às experiências cinematográficas. Ao invés de ficarmos a ver os acontecimentos se desenrolarem, sem qualquer possibilidade de interação ou intrometimento, quero ser eu a decidir o que vai acontecer!

Sistema de Honra

Apesar de poder estar relacionado com o ponto anterior, merece a sua própria explicação. Muitos de nós sabemos que a coisa mais importante para o Samurai é a sua honra e o seu código – Bushido. Seria importante se houvesse um sistema de honra, a qual, subisse ou descesse, conforme as nossas ações no mundo. Por consequência, gostaria que essa honra interferisse posteriormente na forma como o mundo nos olha e nos oferece oportunidades.

Vida Agrícola e Piscatória

Todos sabemos, ou quase todos, que o povo japonês é muito trabalhador e aplicado naquilo que faz. A sua vida agrícola não foge à regra e, tal como em Yakuza Ishin, gostaria de ter esta atividade disponível para fugir um pouco à rotina de samurai. Quem sabe, pode colher alimentos das plantações para depois serem usados na criação de itens medicinais, ou mesmo alimentação para termos connosco. Não seria de estranhar se também pudéssemos pescar, pois afinal, o peixe sempre foi dos alimentos mais importantes na alimentação nipónica e também se pode ver a atividade a ser mencionada no primeiro trailer.

Tratamento das Armas

Como não poderia deixar de ser!! Seria perfeitamente normal ver esta mecânica presente no jogo, ou não fosse a famosa katana, uma das armas mais conhecidas no mundo. Existe toda uma cultura e técnica por detrás da criação da famosa espada japonesa, procedimento o qual já foi dado importância em filmes como Kill Bill ou O Último Samurai. Não seria de todo descabido se esta fosse uma necessidade no jogo e tivéssemos que tratar das nossas armas. Quero salientar que estou a focar-me apenas na sua manutenção pois, nem ponho em causa a ausência de podermos criá-las. Acho que isso é imperativo. Seja de forma mais simples, ou de um modo mais complexo, quero esta mecânica!!

Atividade Vulcânica

O Japão tem mais de uma centena de vulcões e, por isso, penso que se encaixaria perfeitamente no jogo. Tendo em conta que o mesmo tem lugar num ilha, as quais muitas vezes são criadas através de atividade vulcânica no mar, poderia ser algo a ser implementado. Como funcionaria? Em determinados momentos, poderíamos ter atividade vulcânica ao ponto de haver lava a descer pelas encostas, deixando um rasto de destruição em certos locais.  Sei que é algo mais relativo e, talvez, difícil de aplicar no mundo, a não ser que a zona pudesse rejuvenescer num curto espaço de tempo. Em último caso, poderia ser aplicado numa zona off limits ao jogador, embora tenha a ideia que vai ser possível jogar em todo o mapa, tendo em conta que é uma ilha.

Propagação de fogo

No trailer de anúncio do jogo, podemos ver algumas casas a arder. Tal como já se viu em alguns títulos, gostaria também de ver aqui implementado o sistema de propagação do fogo por entre casas e campos de cultivo. Seria interessante podermos até usar o fogo para causar o pânico num possível ataque, e como fator de distração, para depois podermos atacar de forma mais invisível (Ghost…)

Estações do Ano

Quero que o jogo nos transporte pelas várias estações do ano, proporcionando experiências diferentes em todas elas. Obviamente que na Primavera, o destaque vai para as cerejeiras em flor. Quero ver planícies repletas das mesmas, resultando num cenário perfeito para viver o jogo, ou não fosse este, um dos momentos mais aguardados todos os anos pelos japoneses. No Verão, quero ouvir o som característico das cigarras, sempre presentes em muitos filmes e séries japonesas. E para quem vê anime, sabe precisamente do que estou a falar. Como alguém que já esteve no Japão, posso garantir que o som é tal e qual como é representado a nível de entretenimento.  Passando ao Outono, podemos ter claramente as árvores com os variados tons clássicos e vivos, pouco antes das folhas começarem a cair. Esta é uma altura do ano em que a beleza do cenário nipónico, mais uma vez, merece destaque num jogo como este. Chegando ao Inverno, quero ver toda a paisagem coberta de branco, e as marcas no solo deixadas pela nossa passagem, seja a pé, cavalo ou após uma luta.

Todas estas mecânicas, poderão enriquecer exponencialmente a experiência que se avizinha. Não tenho dúvidas que o produto que irá chegar às nossas mãos, será um dos melhores jogos de sempre, mas se pudermos ver algumas coisas destas incluídas, eu agradeço e certamente que não serei o único.

E vocês, gostariam de ver algo em especial presente no jogo?

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s