Artigos

Valfaris – Impressões da Demo

valfaris

Valfaris é o mais recente trabalho da equipa que trouxe ao mundo Slain: Back From Hell. Apesar de ainda não ter jogado este último, por razões que me escapam, Valfaris foi um jogo que me cativou logo desde o primeiro momento em que soube da sua existência. Clássicos visuais 2D focado em plataformas, com uma jogabilidade frenética e acompanhado por uma excelente banda sonora de heavy metal. Todos estes ingredientes resultam num prato recheado de sabores nostálgicos mas, ao mesmo tempo, que se enquadram perfeitamente nos parâmetros de hoje em dia na indústria dos videojogos e na indie scene. Atualmente, está disponível uma demo pre-alpha na Steam até dia 31 de Dezembro. Foi através dela que finalmente tive a oportunidade de testar o jogo e comprovar que o resultado é exatamente aquilo que esperava.

valfaris1

Assim que entrei no jogo, dei logo de caras com uma música no menu que me deixou imediatamente apaixonado. Desde cedo que a banda sonora deixa logo a sua marca e importância no título. O género musical heavy metal encaixa “que nem uma luva” em todo o espírito de Valfaris. É um título que, como já tinha mencionado previamente, oferece uma jogabilidade frenética e alucinante, em termos de adrenalina e rapidez. É com estes fatores que temos de tomar rápidas decisões e movimentar-nos no ecrã sistematicamente, pois os inimigos são constantes e os seus ataques letais. A mais mínima distração, pode ser a morte do artista e, quando assim acontece, somos transportados até ao último checkpoint. Isto pode levar alguns jogadores à frustração, pois cheguei a ter que recomeçar certas zonas mais complicadas e repletas de inimigos mais fortes. Todavia, nada que a prática e conhecimento do jogo não melhorem a vossa habilidade, para se habituarem aos padrões dos ataques inimigos, bem como relativamente às melhores formas para abordagem aos mesmos.

valfaris2

O visual pixel art está recheado de excelentes pormenores góticos, futuristas e com pitadas de Doom . Existe uma boa variedade de cenários, inimigos e efeitos visuais, transformando sempre a zona seguinte num local novo e sempre excitante para explorar. No que toca ao armamento, existem várias armas disponíveis mas, segundo consta, e como seria de esperar, a maioria delas não está presente na demo. A sua variedade permite uma abordagem sempre diferente e com várias opções, tendo em conta o inimigo que se encontra perante nós. Seja a pistola de plasma, espada ou canhão laser, todas elas têm os seus pontos fortes e podem ser alvo de upgrades ao usarmos itens que vamos apanhado ao longo do jogo. Tal como as armas, as nossas barras de vida e energia também podem ser melhoradas.

Nos meus tempos de Master System e Mega Drive (também conhecida por Sega Genesis), este era um tipo de jogo que jogava bastante e Valfaris fez-me recuar no tempo e voltar a desfrutar de um género ao qual já não dedico muito tempo hoje em dia, pois o mesmo não dá para tudo. É, definitivamente, um produto que aconselho a todos os jogadores dos anos 80/90, bem como a todos os fãs de hoje em dia do género, quer seja visualmente ou em termos de jogabilidade.

Valfaris está previsto sair durante 2019 para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

 

 

Anúncios

2 comentários

  1. Eu tive o (des)prazer de jogar Slain: Back From Hell (achei o jogo bem fraco, repleto de problemas graves), logo não dei atenção a Valfaris.
    Pelo que você falou e pelo que vi nos vídeos, parece ser um jogo bem melhor que o trabalho anterior do estúdio. Vou acompanhar pra ver se vale a pena quando lançar.

    Liked by 1 person

    1. Ontem li uma entrevista da pessoa que “tratou” ou tentou tratar do código de Slain, uma vez que a pessoa inicial a cargo disso abandonou o projeto. Esta pessoa substituta diz que tentou mas estava mau demais e nada havia a fazer. Aparentemente, esta pessoa está a cargo do Valfaris e achei que o jogo corria e respondia bem. Por acaso ainda não joguei Slain mas depois de jogar a demo do Valfaris, comprei o Slain por €1.50 porque sempre quis jogar, apesar de saber que é muito difícil. E afinal, pelo que dizes, a jogabilidade não deve ser grande coisa mas pelo preço que foi, não me posso queixar.

      Mas bom, testa a demo que está disponível até ao final do ano, sempre podes comparar e depois diz-me alguma coisa. 😉

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s