Consta que quando vamos ficando mais velhos, os nossos gostos se vão alterando e começamos a apreciar algumas das coisas pelas quais não tínhamos interesse anteriormente. Consigo ver isso claramente a acontecer comigo no que toca aos videojogos, mais concretamente aos indies. Se há alguns anos não ligava muito, hoje em dia é facilmente algo a que tento estar mais atento. São centenas, para não dizer mais, as ideias inovadoras que se vêem presentes em muitos destes jogos e se antes podiam ser mais simples e diretos, hoje em dia muitos distinguem-se tanto pela sua complexidade, como pelos visuais e até as próprias narrativas.
Vamos então passar à minha lista de indies a sair em 2019, os quais tenho bastante curiosidade em jogar. Existem mais nomes em mente, mas estes são talvez os que mais se destacam.
Among Trees
Estes foi um dos jogos anunciados no evento dos Game Awards e que aspeto que tem. Apesar de só termos visto o cenário florestal, sabe-se agora que irá girar em torno da exploração, onde podemos ir aumentando a nossa casa, desbloqueando novas mecânicas de jogo, enquanto tentamos desvendar os mistérios da colorida e densa zona florestal em nossa redor.
Data de lançamento: 2019
Atomic Heart
Atomic Heart é um RPG de ação com foco nos tempos da União Soviética, mas onde a evolução tecnológica já aconteceu. Estamos a falar de um futuro que nunca acontecerá e onde tudo correu mal neste mundo aberto que parece tão peculiar e diferente.
Data de lançamento: 2019
In The Valley of Gods
Do estúdio que trouxe até nós Firewatch, chega agora outra aventura com lugar no Egito. Se adoraram o primeiro jogo do estúdio e gostam de uma boa história, então não irão querer perder este novo projeto de Campo Santo.
Data de lançamento: 2019
Night Call
Estamos perante um jogo com um visual noir e onde somos um taxista de Paris em que, ao mesmo tempo que fazemos o nosso trabalho, ajudamos a resolver o mistério de um assassinato. Basicamente, enquanto transportamos pessoas, vamos fazendo perguntas para desvendar novas pistas e resolver enigmas. Não me parece um jogo para qualquer pessoa, mas que tem potencial, lá isso tem, mais que não seja por marcar a diferença.
Data de lançamento: 2019
Röki
Pouco sei sobre o jogo e assim quero continuar até chegar a hora de começar a jogar. Não há nada como irmos com zero de informação para um jogo e tudo ser novidade à medida que vamos explorando. Um pouco à semelhança do que acontecia nos anos 80/90…
Data de lançamento: 2019
Sable
Se há uma coisa em que muitos indies se destacam são claramente os seus visuais, o seu artwork. Para mim, são sempre talvez o fator que me faz interessar por eles antes de tudo o resto. É certo que nem todos são deslumbrantes, mas isso não significa que os vá ignorar. Tal como Röki, também Sable é algo que desconheço em termos do que realmente se trata, embora já saiba do jogo há muito tempo.
Data de lançamento: 2019
Sea of Solitude
Desde o seu anúncio na E3 deste ano que Sea of Solitude me deixou bastante curioso. Tanto o seu aspeto visual como a própria temática, foram aspetos que facilmente se destacaram durante o primeiro trailer.
Data de lançamento: 2019
The Last Campfire
Diretamente no estúdio Hello Games, responsável por No Man’s Sky e, um favorito meu, Joe Danger, chega-nos agora um jogo com um aspeto muito promissor e diferente do habitual da empresa. Gostei bastante do trailer e estou muito curioso para o que vem aí.
Data de lançamento: 2019
The Last Night
É um dos jogos indies que mais quero jogar em 2019. Infelizmente, não chegou a ser lançado este ano tal como estava planeado. Os seus visuais são muito apelativos, indo buscar inspiração ao estilo/género cyberpunk.
Data de lançamento: 2019
The Pathless
The Pathless é outro dos jogos anunciados na edição deste ano dos Game Awards. É o próximo jogo do estúdio responsável por Abzu e é claramente por esta razão que estou bastante curioso.
Data de lançamento: 2019
Tunic
O mundo de Tunic parece-me interessante e apesar do seu look fofo (palavra que raramente uso), certamente que existe um lado negro algures à espera de ser descoberto.
Data de lançamento: 2019
Void Bastards
Foi anunciado recentemente durante a X018 e a sua jogabilidade e visuais são mais uma vez, fatores que saltam à vista. Quem é que pode ficar indiferente?
Data de lançamento: 2019
E vocês? Quais os vossos indies mais aguardados para 2019?
Lista interessante 🙂
Descobri aqui algumas jogos que não tinha dado atenção antes, como The Last Campfire, Röki e In The Valley of Gods. Tunic, The Pathless, Sable, Sea of Solitude e The Last Nigh eu já estava de olho antes.
Já eu, aguardo ansiosamente vários lançamentos indie em 2019: Blazing Chrome, Eagle Island, Children of Morta, Sayonara Wild Hearts, Ori and the Will of Wisps, WarGroove, Eastward, Inmost, Knights and Bikes, Eitr, Young Souls…. E esses são os que eu lembro agora, haha
Boa parte deles nem tem previsão de data, mas espero muito que saiam ano que vem.
GostarLiked by 1 person
Ainda bem que dei a conhecer alguns, é também por essa razão que estes artigos existem 🙂
O Children of Morta, Sayonara Wild Hearts, Ori e Inmost já conhecia mas tem ai nomes na lista que têm bom aspeto. Realmente é verdade, a maioria deles não tem data específica ainda, sendo 2019 a única referência mas também de um momento para o outro, ganham uma data com poucas semanas de diferença para o lançamento. Ao contrário de jogos maiores em que têm de haver datas e hype e muitas pre orders para fazer dinheiro, estes mais “pequenos” são muitas vezes lançados do nada quase xD
2019 promete muito!
GostarLiked by 1 person