Análises

Forza Horizon 4: Fortune Island – Análise

fortuneisland

Os DLC’s mais robustos de Forza Horizon sempre foram expressivos desde o primeiro título. Quando digo robustos, refiro-me ao primeiro DLC de cada um dos jogos, nomeadamente Rally Expansion, Storm Island, Blizzard Mountain e agora Fortune Island. Todos eles nos transportam para uma nova zona (menos em Rally Expansion) com novos cenários e características algo diferentes do jogo base. Isto deixa-me sempre bastante entusiasmado ao saber que existem novos locais por explorar e vistas por apreciar, bem como segredos e easter eggs muitas vezes presentes por descobrir.

fortuneisland2

Existem algumas novidades neste conteúdo, as quais vou dar a conhecer já de seguida. Apesar de nenhuma ser realmente um peso pesado, todas juntas acabam por oferecer um pouco de diversidade na ilha. Um dos features que foi alvo de destaque logo no primeiro trailer do DLC, foi o temporal intenso com a presença de trovoadas e relâmpagos. Estes últimos são uma novidade na série e apesar de não passarem de um espetáculo visual, acabam por dar outra camada de dinamismo durante as corridas debaixo de mau tempo. Ainda visualmente falando, outra introdução na série são as famosas auroras, mais conhecidas como os deslumbrantes efeitos visuais no céu e normalmente visíveis em pontos mais extremos no planeta. Não posso negar que as corridas noturnas na expansão ficaram mais espetaculares com esta adição.

29-12-2018_10-57-07-iba14sc4

O nome da expansão está associado essencialmente ao que vou falar já de seguida, sendo esta uma outra estreia na série – a caça ao tesouro. A ilha contém vários enigmas por desvendar, os quais têm um tesouro como recompensa. Estes estão espalhados por vários locais e com o avançar da campanha, vão sendo dadas dicas, uma para cada tesouro. Têm de interpretar o que está escrito e depois ao completarem a tarefa, será marcado no mapa o local onde o tesouro está, bem como uma imagem que vos irá ajudar a descobrir mais precisamente o seu local.

A título de exemplo, um dos primeiros desafios é o de percorrem uma estrada sinuosa e com bastantes curvas pela montanha num veículo italiano com os números 458. É facilmente percetível de que carro estamos a falar e a zona em causa também. O que fiz foi descer a montanha, ativando o desafio de drift, e ao chegar ao fim, consegui obter a imagem com o local de tesouro, bem como a zona no mapa onde o procurar. Os desafios não são de todo difíceis e acabam por nos obrigar a fazer certas tarefas que, de outra forma, talvez nunca fossemos fazer. Não sendo uma implementação extraordinária, acho que pode ser algo a ser explorado em futuros títulos.

fortuneisland3

Trailblazer é outras das novidades presentes na série. Apesar de algumas semelhanças com outros eventos, em suma, precisam ir de um ponto ao outro no mapa, no menor espaço de tempo possível, tomando a rota que bem entenderem. Estes eventos estão espalhados por várias zonas e só quando passam no ponto inicial é que irão começar. Apesar de não serem muito inovadores, acabam por incentivar à descoberta de novos caminhos na ilha, onde o que carro que utilizarem também terá bastante influência no resultado.

Pegando neste ponto, deixem-me dizer que este DLC é claramente virado para carros de todo o terreno. Apesar de haver diversos tipos de piso, a exploração da ilha irá sempre fazer-se melhor com um veículo que possa andar por qualquer lado sem dificuldade. Existem zonas onde podemos quase andar sobre a água e onde os carros mais velozes/baixos, têm claramente alguma dificuldade em circular. Temos zonas com precipícios, zonas enlameadas, zonas rápidas mas também uma zona excelente para drift, sendo esta a maior zona de sempre para esse efeito presenta na série.

Em suma, existe uma boa oferta no que toca à variedade embora, como já tinha referido, parece-me que os veículos de todo o terreno sejam o mais aconselhável para a exploração. De salientar que este conteúdo traz com ele também 10 novas viaturas, as quais são muito bem vindas para os desafios propostos.

Depois de várias horas de jogo, o único bug com que me deparei foi a nível de áudio onde o som continuava por mais um bocado, mesmo depois do causador do efeito já não existir. Os casos onde me aconteceu esta situação foi quando estava a derrapar e mesmo depois de já ter tomado o percurso normalmente, o som do chiar dos pneus continuava. Foi por duas ou três vezes, mas fora esta situação, impecável tanto em termos de som como visualmente ou até gameplay.

Fortune Island é uma boa adição ao excelente de conteúdo de Forza Horizon 4. A fórmula de sucesso continua a mesma e, apesar de não elevar a fasquia nas novidades inseridas, estas acabam por complementar ainda mais aquela que é para mim, a melhor série de corridas atualmente no mercado.

muito bom

positivo Relâmpagos e Auroras em grande destaque como novidades
positivo Um novo lugar à espera de ser explorado
positivo Caça ao tesouro
positivo 10 novos carros
errado Pequenos bugs ocasionais de sons

Data de Lançamento: 13 de Dezembro de 2018
Produtora: Turn 10, Playground Games
Editora: Microsoft Studios
Género: Corridas
Disponível para: PC,  Xbox One

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s