Entrevistas

Entrevista a Marco Bettencourt da RedCatPig Studio

keo3

Tive a oportunidade de jogar KEO no evento Lisboa Games Week, que decorreu no final do ano passado, e o título pareceu-me bastante promissor, tal e qual estes prémios comprovam. Já agora aproveito para deixar o link para a página como alguns dos indies portugueses que joguei no evento.

Marco Bettencourt, Project Manager da Redcatpig, aceitou de bom grado responder a umas perguntas e espero que gostem do resultado final.

Antes de começarmos, quero dar parabéns pelos recentes Prémios PlayStation® Talents para Melhor Jogo de 2018 e Melhor Jogo de Competição Online.

Bom, vamos lá ao que interessa. 🙂

Redcatpig é um nome bastante peculiar. Como surgiu?

É um história um bocado… diferente.

Sempre quisemos algo diferente, para marcar a diferenciação logo à priori e que servisse de ice breaker nas conversas.

Digamos que depois de vários brainstormings, tudo o que saiu foi muito “normal” para nós. Foi aí que decidimos sair numa noite de sexta-feira com o intuito de bebermos bastante “água”. Quando ficássemos bastante contentes de tanta “água” que bebemos, cada um de nós os três disse uma palavra em inglês… red, cat e pig foi o que saiu.

Para ficar ainda mais diferente, fizemos o logo à salmão.

Por quantas pessoas é constituído o estúdio atualmente? 

Somos apenas 3, eu na posição de CEO, project manager, public relations e afins, um programador e um 3D concept artist.

KEO é o vosso primeiro jogo? Quantas pessoas é que estão envolvidas no projeto?

Sim KEO é o nosso primeiro jogo e estamos todos envolvidos nele.

Para quem ainda não conhece, podes falar um pouco sobre ele?

O KEO é um jogo de veículos de combate, personalizáveis, em diferentes arenas com diferentes modos de jogo. Desde sobrevivência à corrida, passando por co-op, o jogador poderá personalizar ainda mais o seu veículo através da aquisição de cosmetics. Mas nada melhor que ver o trailer inicial do jogo, com o som bem alto!

Como surgiu a ideia para o jogo e quais as suas influências?

Inicialmente o jogo não tinha muito a ver com o que se vê agora. Por razões de budget e time, fomos alterando alguns pontos que comprometiam a produção atempada do projeto, até surgir o que se vê agora.

Em termos de inspiração, penso ser mais que óbvio que puxamos um pouco ao saudosismo do Twisted Metal e em termos de vibe, um pouco de Madmax.

Parabéns pelos prémios Playstation Awards. O que significa este reconhecimento para o estúdio?

É fantástico. Confesso que a equipa já estava extremamente contente pela nomeação para finalistas, tendo em conta que é o nosso primeiro projeto.

Entretanto na entrega dos prémios, mais contentes ainda ficámos com o prémio de Melhor Jogo de Competição Online, afinal é o core do KEO.

Mas quando anunciaram que o KEO era o vencedor do prémio de Melhor Jogo, bem, fui à Lua e voltei.

Tudo isto é a validação de que estamos no caminho certo e de que temos que continuar a trabalhar ainda mais agora, com essa ótima responsabilidade que temos com a aquisição desses prémios.

marco bettencourt redcatpig studio

Olhando para todos os projetos presentes no Playstation Awards, parece-me que o mercado português está bem encaminhado para o futuro. Qual a vossa opinião?

Apesar dos prémios, estamos nesta indústria apenas há 2 anos e meio, mas posso dizer que é a melhor indústria em que estive envolvido até hoje. O sentimento de camaradagem é constante entre os estúdios. Isso mais a nossa extrema capacidade técnica, para mim, são os ingredientes perfeitos para que essa indústria tenha um futuro promissor em Portugal.

Vocês têm algum género de apoios/parcerias para o projeto ou é tudo à vossa conta?

Há dois anos tivemos o investimento de um business angel que acreditou no projeto e principalmente, acreditou na equipa da Redcatpig Studio.

Atualmente esse investimento acabou, daí estarmos a correr uma ronda A de investimento a tentar levantar o valor necessário para finalizarmos o KEO e trabalharmos já em outros projetos. Posso dizer que essa ronda está a correr bem e garantidamente o KEO irá para a rua.

Têm alguma previsão para o lançamento? E quais as plataformas onde irá estar disponível?

Pretendemos ter o jogo pronto num espaço de 10 a 12 meses e no que toca a plataformas, por enquanto temos a Playstation garantida obviamente. No que toca a outras plataformas não podemos adiantar nada.

keo2

Haverá alguma hipótese para as pessoas em casa experimentarem antes do lançamento?
Temos um programa de testers em que, após a revisão de candidatura enviada por email, selecionamos o candidato tendo em conta o seu perfil.

Caso algum interessado esteja a ler, basta enviar email para studio@redcatpig.online e no corpo do email preencher com nome completo e data de nascimento.

Antes de terminarmos, diz-me onde é que o público vos pode encontrar em termos de site e redes sociais? Muito obrigado por terem aceite responder a estas questões e boa sorte para o futuro de KEO.  

Se forem a http://www.redcatpig.online encontram em rodapé todas as nossas presenças sociais onde poderão estar sempre a par do desenvolvimento do projeto.

Em nome da equipa muito obrigado pela oportunidade e fiquem atentos ao KEO! 😉

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s