metroexodus

O mundo de Metro Exodus consegue ser brutal e mortífero, simultanemanete. Algumas zonas são um género de mundo aberto e isso tem um grande impacto na jogabilidade, bem como o excelentemente implementado ciclo dia/noite. Com vastas áreas por explorar, o perigo pode aparecer de qualquer lado, a qualquer hora do dia e nunca irão estar em plena segurança. Por estas e outras razões, aqui ficam algumas dicas para vos ajudar a sobreviver mais facilmente.

Espero que as próximas linhas vos possam elucidar sobre alguns pontos do jogo e tornem a vossa aventura um pouco mais fácil.

Façam loot a todos os inimigos

Isto é senso comum em qualquer jogo mas quando os recursos são algo escassos, vale tudo. Todos os inimigos vão ter sempre algo para vocês, quer sejam recursos ou partes para armas. Nunca deixem passar em vão a oportunidade de obterem mais itens para melhorarem o vosso equipamento ou criar medkits, munições, facas de arremesso, entre outras coisas.

Explorem o máximo que conseguirem

Metro Exodus não é totalmente um mundo aberto, mas nas zonas onde existe uma vasta área para explorar, não deixem de o fazer em todos os edifícios que possam aparecer no vosso caminho. Quem diz edifícios, diz também outro tipo de estruturas. Os itens que irão descobrir serão bastante importantes a curto prazo para elevarem rapidamente a qualidade, segurança e eficácia do vosso equipamento.

Não ignorem as missões secundárias

Um pouco relacionado com o ponto anterior, por vezes são-vos pedidas certas tarefas, as quais são totalmente opcionais. Porém, se decidirem fazê-las, irão ser recompensados ao longo das mesmas, por todo o loot que possam encontrar pelo caminho, essencial para sobreviverem.

Usem os binóculos para descobrirem pontos de interesse

Relacionado diretamente com o ponto anterior, a partir do momento em que desbloquearem os binóculos, irão poder fazer scout à zona e descobrir pontos de interesse. Esses pontos ficarão marcados com um ponto de interrogação no mapa. O caminho até lá pode muitas vezes ser arriscado e cabe a vocês decidirem se vale a pena ou não tentar, pois estes objetivos também são opcionais. Em último caso, podem decidir visitar estes locais durante o dia ou noite, dependendo se querem algo mais stealth ou tiros por todo o lado.

Metro Exodus_20190217150106

Verifiquem o vosso objetivo constantemente

A certo momento na campanha, ser-vos-á dado um equipamento para verificarem o vosso objetivo e posição no mapa, bem como posterior informação que possa aparecer no mesmo. De um lado temos o mapa e na parte traseira, o objetivo escrito. Verifiquem constantemente para uma melhor compreensão da vossa missão e localizações de pontos de interesse que possam estar perto de onde se encontram no momento.

Não é necessário matar todos os monstros/inimigos

Como já dei a entender em pontos anteriores, a escassez de munições é considerável. Por esta razão, às vezes convém pensar bem antes de começarem a disparar, pois quando chegarem momentos de maior aperto, onde as balas irão fazer realmente falta, a coisa pode dar para o torto. Vejam se podem matar alguns humanos em stealth ou sepermite evitar  o contacto direto com alguns monstros, usando esse mesmo stealth. Obviamente que tudo depende da hora do dia e da zona em que se encontem no momento.

Usem stealth

Já falei um pouco sobre stealth no ponto anterior mas merece o seu próprio parágrafo. Como referi, o stealth pode ditar facilmente o vosso destino entre a vida e a morte. O stealth pode poupar-vos os mais variados recursos, tendo em conta o resultado final do confronto. Se as coisas correrem mal, podem ter que se curar usando medkits, criar mais balas, quem sabe mais facas ou ainda, consertarem a vossa máscara, entre outras coisas. Tudo isto consome recursos que podem ser úteis para outras situações de confrontos inevitáveis, impostos pela campanha.

Usem a funcionalidade do ciclo dia/noite

Mais uma vez, este assunto está relacionado com a questão anterior. Pela primeira vez, a série tem um mundo algo aberto e ciclo dia/noite. Este ciclo é muito importante na hora de abordarem missões ou apenas na simples exploração do terreno sem grande objetivo. Em certas missões, ser-vos-á questionado se preferem fazê-la de dia ou noite. No que toca ao dia, podem ser mais facilmente vistos pelos inimigos (humanos) e estes também andam em patrulhas. Isto pode complicar o abordar de certas bases mas, por outro lado, a noite traz perigos como todos os monstros mais mortíferos que vagueiam na zona. Também existem alguns monstros durante o dia, mas a noite traz pouca visibilidade e o uso de lanterna também revela a vossa localização, penalizando-vos fortemente. Fica então ao vosso critério qual a melhor hora do dia para determinadas missões ou tarefas. Portanto, para mudarem a altura do dia, basta se deslocarem aos pontos no mapa sinalizados com umas casas verdes e deitarem-se na cama para ativar a opção. De salientar que todos estes locais estão ocultos no início de uma nova zona e que só com exploração é que serão revelados.

Cuidem das armas

Tal como nos jogos anteriores, as armas sofrem desgaste e convém serem tratadas. Sempre que puderem, limpem o vosso armamento de forma a não encravar em pleno combate e resultar na vossa morte. Algo bastante simples mas crucial em Metro. De salientar que esta ação consome recursos que podem ser usados para a criação de itens.

Metro Exodus_20190216174806

Desmontem as armas deixadas pelos inimigos

As armas podem ser alvo de grandes upgrades e alterações, ao ponto de uma pistola, poder fazer praticamente um bom serviço de uma sniper, caso seja alterada para tal. Os upgrades para as armas podem ser apanhados em diversos locais espalhados pelo mapa, mas também, através das armas que os inimigos largam quando morrem. Para além da mochila sempre com conteúdo útil, também muitas vezes podem apanhar a sua arma. Porém, para este ponto, a ideia é desmontarem a arma ao invés de as apanharem. Ao fazerem isto, irão apanhar balas e obter partes para o melhoramento das mesmas. Irão também encontrar armas em que algumas das suas partes irão estar a laranja. Isto significa que são peças que podem aplicar nas vossas armas e que oferecem novos melhoramentos, os quais podem ir desde maior armazenamento de munição, maior estabilidade, mais alcance, entre outras coisas. Em último caso, se estiverem a ficar sem balas, troquem as vossas armas pelas do inimigo e podem obter de seguida os upgrades da arma que largaram no chão e que possuíam anteriormente. Não ficam a perder nada e ganham nova munição e arma pronta a usar.

Podem criar itens e melhorar as armas a qualquer momento

Relacionado diretamente com o ponto anterior, Exodus permite criarmos melhoramentos nas armas a qualquer momento com a nossa mochila. Para além desses melhoramentos, podemos também criar itens de saúde, facas, granadas de mão e fogo, entre outras possibilidades. Antes de entrarem em combate, é sempre bom verificarem se podem criar alguma coisa que, eventualmente, poderá fazer falta durante a luta.

Abusem do Quick Save

Se a opção existe, por alguma razão é. Antes de entrarem em combate ou em terreno desconhecido, gravem sempre. Isto permite que se as coisas correrem mal, podem sempre voltar atrás. Mas bom, quem é que não faz isto? Senso comum dos videojogos.

Disparar agachado sempre que possível

Sempre que puderem, disparem agachados. Esta ação irá aumentar bastante a estabilidade da arma e a vossa eficácia na hora de disparar, permitindo poupar balas e recursos para criar mais munição posteriormente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s