Entrevistas

Entrevista ao estúdio de Outsider

Outsider

Foi durante a Lisboa Games Week de 2018 que tive a oportunidade de falar um pouco com o Ricardo Moura, um dos produtores de Outsider, jogo do estúdio Once a Bird. Este é mais um projeto português que quero dar a conhecer e espalhar a palavra, pois só assim a indústria em Portugal poderá evoluir cada vez mais, no sentido que todos queremos. Espero que gostem da entrevista e do jogo.

Podes falar um pouco sobre Once a Bird e por quantas pessoas é constituído o estúdio e respetivas tarefas?

A Once A Bird são três pessoas: eu (Ricardo) sou programador e game designer, o Tiago é artista conceptual e ilustrador e o João Nuno faz as músicas.

Segundo sei, este não é propriamente o primeiro jogo do estúdio ou, pelo menos, o primeiro em que estão todos envolvidos, certo?

Certo, mas é o primeiro jogo em que estamos os três envolvidos. O primeiro jogo mais a sério que fizemos chamou-se Bennu, saiu para PC e para a XBox 360. Nessa altura era só eu e o João Nuno. Nessa fase fizemos também o Graveyard Shift (que nunca foi lançado) e mais tarde o Fold. Tanto o Bennu como o Graveyard Shift ficaram no Top 20 do concurso DreamBuildPlay da Microsoft. Ainda mais tarde o Tiago fez as ilustrações do Suit Suit Go mas nesse jogo não usamos música original. O último jogo antes do Outsider foi o Fold+, uma versão melhorada do Fold em que trabalhei sozinho. Foi escolhido como um dos melhores jogos da semana pela Apple, mas infelizmente a Bulkypix, que publicou o jogo, foi à falência.

 

Neste momento estão a trabalhar em Outsider. Quais as principais fontes de inspiração?

O Outsider foi inspirado por vários jogos e livros. A principal inspiração em termos de design é o Myst, cujo design na altura foi revolucionário ao contrariar os padrões estabelecidos das aventuras gráficas, em que os puzzles consistiam em encontrar o objeto certo para usar com outro objeto. No Myst os puzzles são independentes, não há um inventário de objetos e também são evitadas as descrições e diálogos. A série de jogos The Room foi outra inspiração para o design do jogo. Outras inspirações incluem as aventuras gráficas mais clássicas The Dig e Loom, ambas da Lucasarts, o livro Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking, e a história A Última Pergunta de Isaac Asimov.

ent1

Podes explicar um pouco no que consiste Outsider? A sua temática, jogabilidade, etc

O Outsider é uma aventura gráfica em que cada puzzle é independente e completamente diferente dos anteriores. Uma vez explorada uma mecânica esta nunca mais aparece no jogo. A jogabilidade consiste em perceber as mecânicas de cada puzzle e resolvê-los através de lógica. A história segue um andróide que, por acidente, consegue reparar-se centenas de anos após a extinção da humanidade e percebe que tem de escapar ao fim do próprio universo. Para manter o jogador imerso no jogo, a história é contada de forma implícita, com cada puzzle a avançar a história mas a mostrar apenas o suficiente para cada um tirar as suas conclusões.

Alguns jogos mudam bastante desde o seu projeto inicial até ao resultado final. Apesar de Outsider ainda ter alguns meses para estar no forno, como tem sido a evolução neste aspeto?

Na primeira versão do Outsider fui eu quem fez os gráficos. O que se segue é uma imagem do aspeto original do Outsider e pode ferir os olhos de alguns leitores:

ent2

Esta versão teve o avalo da Microsoft para publicação na XBox One e foi nessa altura que convidei o Tiago para fazer os gráficos. Todos os gráficos do jogo são vectoriais, para permitir transições entre cenas sem cortes. Durante a produção do jogo continuamos a evoluir o aspeto continuamente. A imagem abaixo mostra o progresso no último ano:

ent3

Como tem sido a reação do público nos eventos onde o jogo tem estado presente?

A reação tem sido muito boa. Claro que nenhum jogo agrada a todos os gostos e temos feito demos cada vez mais curtas porque em eventos o público sente que tem um tempo limitado para experimentar cada jogo, mas mesmo assim ficamos contentes por ter havido muitas pessoas que ficaram presas do início ao fim mesmo quando tínhamos uma versão do jogo que demorava meia hora a completar.

Segundo a vossa página, o jogo vai sair para PC e Xbox One correto? Alguma data prevista?

Correto. Ainda não temos uma data oficial mas esperamos acabar o desenvolvimento este ano, estamos na parte final.

Pelo que sei, publicar jogos em consolas é mais exigente em termos de “papelada”, ou requerimentos, do que para PC. É assim tao exigente? Quais as diferenças relativamente a PC?

Embora ainda não tenhamos passado por esse “crivo”, já que é o primeiro jogo que lançamos no programa ID@XBox (que é mais exigente do que o programa de jogos Indies da XBox 360) a Microsoft recomenda dois meses só para o processo de certificação, o que implica que o controlo de qualidade é mais exigente que no Steam, onde é possível em poucos dias completar os passos para lançamento de um jogo. Entre outras coisas, por exemplo, a Microsoft exige a tradução do jogo em várias línguas (para além do Inglês e Português) para lançamento no mercado europeu.

Já existem ideias para o próximo projeto? Se sim, podem revelar algum coisa ou ainda é segredo dos Deuses?

Ideias há muitas mas ainda nada concreto. O que posso adiantar é que nunca fizemos um projeto semelhante ao anterior. 😉 Para já vamos lançar uma versão do Fold para Steam no fim do mês, com gráficos e interface melhorada:

ent4

Agora um pouco mais a nível pessoal, o que anda cada um de vocês a jogar agora?

Recentemente acabei o Shadow of the Colossus, agora ando a jogar Axiom Verge e Ori and the Blind Forest. Também jogo demasiado Paladins e FIFA.

O Tiago tem jogado o Fold e principalmente jogos de tabuleiro / cartas, incluindo o Carcassonne, Dixit, Party, Risco, Monopólio e Dominion.

O João Nuno tem jogado o Arma 3 e o Civilization 6.

Para terminar, peço que deixes os links onde o público vos pode encontrar nas várias redes sociais e websites. Boa sorte para Outsider!

O nosso site oficial é http://www.onceabird.com

Onde fazemos mais updates é no Twitter e Instagram:

https://www.instagram.com/onceabirdgames/

 

Anúncios

1 reply »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s