Artigos

6 Jogos de Samurai que precisam regressar

sekiro

Nos últimos anos temos visto um ressurgimento de jogos com base nos famosos guerreiros nipónicos denominados Samurais. Um guerreiro que seguia um código de honra bastante rigoroso e, ao mínimo pisar do risco, o seu estômago e cabeça eram alvos de um ritual doloroso, mas honroso para os mesmos.

Com Sekiro mesmo à porta, pareceu-me uma boa altura para falar um pouco sobre algo que gosto bastante em termos de cultura e misticismo. Ainda este ano teremos também Nioh 2, Samurai Shodown (embora não caia no mesmo género do resto dos nomes) e, quem sabe, Ghost of Tsushima… Seria bom demais, não?

Antes de começar, quero dizer apenas… SEGA… PARA QUANDO YAKUZA ISHIN NO OCIDENTE? 😀 (Ok, já tirei este sufoco do peito…)

Onimusha

Sim, eu sei… Tivemos um remaster de Onimusha: Warlords em Janeiro o qual, por sinal, está bem conseguido. Apesar das notórias melhorias ao jogo lançado inicialmente na Playstation 2, também se nota a sua idade a nível geral. Onimusha foi uma série com enorme sucesso na segunda geração das consolas da Sony, mas por alguma razão, esse sucesso nunca foi transportado para a Playstation 3 e só recentemente chegou à mais recente consola. Não me importo, de todo, que sejam feitos mais remasters, mas ao mesmo tempo, gostaria de ver algo feito do zero para esta geração ou a próxima que se aproxima a passos largos.

 

Ninja Gaiden

Já passaram alguns anos desde o último lançamento, o qual, por sinal, não foi muito bem recebido pela crítica. Será que não está na hora de voltarmos a ter no mercado aquele Ninja Gaiden com alto nível de dificuldade e frenetismo de jogabilidade que tão bem o caracteriza? Acho que sim.

 

Shinobi

Ok, um shinobi não é um Samurai de todo, mas pode dizer-se que acaba por se enquadrar no tema/categoria. Saiu recentemente The Messenger, o qual tem bastantes semelhanças estéticas, mas com diferentes mecânicas de jogo. Shinobi é um daqueles clássicos retro que adorei e gostaria de ver algo novo reformulado com novas ideias. Se quiserem, pode ser novamente um sidescroller, não me importo.

 

Genji

Genji teve dois jogos, um na PS2 e outro na PS3. Por alguma razão, só joguei o primeiro e gostei bastante. Gostei da exploração, dos cenários e do sistema de combate algo rápido. Muito provavelmente, a série nunca atingiu as vendas necessárias para um novo jogo e a fase duradoura sem novos jogos de Samurai no mercado também não deve ter incentivado a um novo investimento.

Way of the Samurai

Um franchise decente mas, infelizmente, sempre acompanhado de alguns problemas. Só joguei um pouco do 3 e do 4 mas gostei a nível geral. Seria excelente poder ver este título surgir novamente na indústria com algumas novas ideias e mecânicas. A produtora Acquire continua no ativo e, por isso, nunca se sabe. Na verdade, o próximo jogo da lista também é obra deles…

 

Tenchu

Oh Tenchu, apesar de nunca ter passado muitas horas contigo, aquilo que pude experimentar resultou numa experiência única na altura. Infelizmente, nunca mais voltaste ao terreno, seja em modo furtivo ou festivo.

Na verdade, a base de Sekiro: Shadows Die Twice foi Tenchu, mas com o seu desenvolvimento, acabou por ganhar entidade própria. Segundo me parece, a Activision detém atualmente os direitos de Tenchu e, por isso, numa fase em que o “Samurai” está em alta, quem sabe se não poderemos ver algum remaster da série?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s