Guias

Dicas para Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro é cruel e estas dicas podem ajudar a suavizar a experiência.

sekiroshadows

Sekiro é o novo desafio da FromSoftware e que promete fazer muita gente suar, enervar-se, gritar e, no fim, festejar. Para que a aventura possa correr de forma menos penosa, aqui ficam algumas dicas gerais e de combate.

Dicas Gerais

Já podem pausar!

Sekiro permite que coloquem o jogo em pausa ao contrário dos títulos anteriores da empresa. Já podem respirar a meio de uma batalha com um Boss ou com quem quer que seja que vos esteja a dar trabalho. Durante a pausa, podem mudar os itens de acesso rápido e consumir diversos consumíveis para vos ajudar. De certa forma, pode dizer-se que a pausa vem facilitar um pouco as coisas. Pelo menos na teoria…

Saltar e Nadar!!

Mais duas mecânicas que não existiam previamente. Podem saltar a qualquer momento, mecânica a qual é até crucial para evitar determinados ataques dos inimigos. E se caírem na água, podem ficar descansados porque agora também é possível nadar. Algumas zonas podem ser acedidas mais facilmente usando esta mecânica e, caso caiam de algum ponto mais alto para dentro de água, também não devem ter problemas.

Quedas Livre!

Se em Dark Souls e Bloodborne a morte era certa quando caíamos de bem alto, em Sekiro não acontece. Se caírem no vazio, o jogo traz-vos de volta à zona da queda. Mesmo que caiam em algum local com chão e de bem alto, podem perder um pouco de vida, mas aparentemente, a morte não é garantida. Já caí várias vezes no vazio enquanto tentava agarrar-me a outros pontos com o gancho e regressei sempre sem problema.

Sekiro_2

​Ouvir as conversas dos inimigos

Esta é uma mecânica bastante importante no jogo e que dá imensas dicas sobre como derrotar determinados inimigos, ou onde encontrar certos locais e itens. Sempre que aparecer no ecrã a hipótese de ouvir a conversa, não hesitem em fazê-lo.

O verdadeiro valor das bolsas de dinheiro

Existem vários comerciantes no jogo que vendem bolsas com dinheiro. O truque aqui é investir dinheiro nelas para ficarem guardadas, na medida em que se morrerem, perdem sempre metade do valor que têm na vossa posse, tal como todo o XP. Só para terem uma noção, uma bolsa pequena de dinheiro custa 110 moedas, mas se a usarem, só vos dará 100. Perdem 10 mas é melhor do que perderem garantidamente 50 moedas se morrerem…

Insistam nos diálogos com os NPC’s

Sempre que encontrarem um NPC, falem várias vezes com eles. Mesmo que pareça que a conversa já terminou, voltem a insistir até as falas começarem a repetir. Muitas vezes, poderão obter informações extra e novos detalhes sobre diversas situações.

Sekiro_3

Atenção aos olhos dos inimigos!

Alguns inimigos possuem os olhos vermelhos. Isto significa que os ataques de fogo são poderosos contra os mesmos. Simples e eficaz.

Usem o gancho para explorar o mapa

Se nos jogos anteriores a exploração era essencialmente sempre com os pés assentos no terreno, agora a existência de um gancho permite oportunidades como nunca. Certos locais podem agora ser acedidos de várias formas e, em alguns casos, existem alguns bastante importantes em locais de acesso mais complicado.

O impacto da Praga do Dragão (Dragonrot)

Morrer sempre foi algo banal nos jogos da FromSoftware, mas em Sekiro as coisas são um pouco mais complexas. Sem querer desvendar muito sobre o assunto, pois faz parte da história, quanto mais morrerem, mais a doença do Dragão irá afetar algumas das pessoas com quem interagem. Existe solução para a doença mas se forem tarde demais, essas ditas pessoas podem morrer e influenciar o resto do jogo.

Não hesitem em usar “boosts

Existem variados consumíveis no jogo, os quais podem aumentar a probabilidade de descobrirem mais itens, obter mais dinheiro, aumentar o poder de ataque, reduzir a quantidade de dano físico que sofrem, entre muitas outras situações. A abundância deste tipo de itens é alguma, por isso, não hesitem em usar nas variadíssimas situações que irão enfrentar.

Sekiro_5

Dicas para Combate

Treinem muito!

Pela primeira vez num jogo da FromSoftware, é possível treinar os nossos golpes. Na “base” Templo Delapidado, existe um NPC chamado Hanbei que vos pode ajudar a melhorarem as vossas habilidades de combate. Se precisarem melhorar um movimento em específico e os seus timings, podem falar com ele.

Mini Bosses são importantes

Sekiro tem bastante mini bosses e, muitos deles, podem ser evitados. Porém, só ficam a perder com isso. Depois de derrotá-los, ganham sempre itens importantes para aumentar a vossa vitalidade, ataque, entre outros aspetos. Mesmo que não os queiram enfrentar logo que os encontram pela primeira vez, voltem um pouco mais tarde. Todos os itens que irão receber com a vitória no combate, serão fulcrais para o sucesso no jogo logo desde cedo. Com os mini bosses, irão receber sempre Contas de Oração (Prayer Beads) para aumentarem a vossa Vitalidade e Postura.

Mortes Furtivas (Stealth Kills)

Afinal de contas, somos um shinobi! Sempre que possível, é extremamente importante tentarem eliminar inimigos de forma silenciosa e eficaz. Todos sabemos que ficar rodeado de inimigos nos Souls games é algo que se deve evitar a todo o custo. Porém, agora em Sekiro, o stealth tem um grande peso na jogabilidade e não devem hesitar em usar sempre que possível. Quando uma zona tem vários inimigos, investiguem bem as suas posições e trajetórias de movimentação. Por vezes, alguns mini bosses estão rodeados de inimigos, por isso, escolham quem devem atacar primeiro e assim sucessivamente, até restar apenas o Boss. Isto é só um dos exemplos onde o stealth pode e deve ser aplicado a qualquer momento. De salientar que existem algumas habilidades que podem adquirir com o tempo, que vos torna ainda mais silenciosos, o que ajuda neste aspeto.

Sekiro_1

Usem o gancho para sair de situações de perigo

Se por acaso ficarem rodeados de inimigos, tentem ver se podem usar o gancho para se elevarem e ficarem longe de perigo. Aproveitem para verificar se podem abordar os inimigos de uma forma mais individual e de maneira furtiva. Fugi em Sekiro, não pode ser visto como um ato cobarde, mas sim, uma ação estratégica para um futuro promissor. Ao fugirem, estão a conservar o XP e dinheiro, o qual será cortado em metade se morrerem. Se por acaso tiverem com pouca vida e sem itens para recuperá-la, existe um item no vosso menu que podem usar para voltar à base ou ao último local de checkpoint, sem que sejam penalizados em nada. Usem sem pudor!

Kanji no ecrã significa perigo!

Se durante o combate aparecer um Kanji vermelho no ecrã, é sinal de que é um ataque impossível de evitar. A solução cabe a tentarem desviar-se o mais rapidamente possível. Aparentemente, não é possível defendê-lo, mas sim, evitá-lo apenas. Na verdade, se adquirirem a habilidade Mikiri Counter então podem, em alguns inimigos, conseguir evitar o golpe ao usarem esta técnica.

Parrying

Parrying significa defender o golpe do inimigo mesmo antes de este nos acertar. Isto é extremamente importante no combate porque aumenta a barra de postura do inimigo. É desta forma que poderão conseguir derrotar mais facilmente muitos dos obstáculos que irão ter pela frente, bem como é quase obrigatório dominar por completo esta técnica. Ok, podem bloquear os ataques ao ficar a carregar no L1 (LB na Xbox), mas se simplesmente carregarem neste botão no milésimo antes de serem atingidos, o efeito a vosso favor será ainda maior. Se conseguirem executar de forma perfeita o movimento, irão ouvir o barulho das espadas num efeito sonoro único e saberão que estão num bom caminho.

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s