Análises

Islanders – Análise

Construir cidades nunca foi tão simples.

islanders5

Nos dias que correm, onde os jogos levam imensas horas para concretizar seja o que for, às vezes sabe bem algo mais simples e direto ao assunto. Islanders tem isso como objetivo e consegue cumpri-lo de forma bastante satisfatória. O jogo tem como base a ideia de poder criar cidades sem necessidade de um grande investimento de tempo, funcionando da seguinte forma: começamos num pequeno mapa onde nos são oferecidos dois pacotes de edifícios temáticos e, dos quais, temos de escolher um; o objetivo é atingirmos determinada pontuação para nos poder ser oferecido um novo pacote de edifícios, mas caso não consigamos atingir esse valor, perdemos o jogo. Os pontos são atribuídos unicamente com base na aplicação dos edifícios no terreno. Alguns deles dão mais pontos se colocados na área de outros, ou precisamente ao contrário, retirando pontos como penalização. A título de exemplo, um lenhador dá mais pontos quanto mais árvores tiver no seu raio, mas na presença de dois lenhadores na mesma zona, vai retirar pontos. No entanto, quando aplicarem a serraria, irão obter mais pontos se conseguirem ter vários lenhadores dentro do seu campo de ação. São estes fatores que é preciso ter em consideração na hora de aplicar os edifícios no terreno.

 

 

Os mapas são gerados aleatoriamente e temos zonas de deserto, outras com uma tonalidade mais para o verde, mas também áreas cobertas de neve. É óbvio que a sua natureza também varia conforme o tipo de mapa, embora nunca fiquem totalmente prejudicados, seja lá qual a for zona que vos saia na rifa. Existe um ícone no canto inferior direito do jogo, o qual quando preenchido, vos irá perguntar se desejam mudar de mapa. Se aceitarem, terão de jogar nesse mapa até perderem, mas estamos a falar de um bem maior que os outros. É aqui que surge o grande desafio de tentar criar uma cidade, sempre com a pontuação em mente, até ao infinito da vossa imaginação. É óbvio que podem aplicar os edifícios como bem entenderem, mas se não começarem a racionar o espaço desde cedo, podem ter graves problemas mais à frente, seja no aspeto de combinar edifícios para uma maior pontuação ou no que toca ao espaço.

 

 

O aspeto áudio do jogo é uma presença deveras leve, mas satisfatória. A música zen encaixa que nem uma luva numa experiência que se quer relaxante. Os efeitos sonoros são simples mas eficazes no seu objetivo. Islanders não perde tempo com grandes introduções e mecânicas, pois é um título bastante simples. Diria mesmo que é um jogo muito bom para fazer pausas entre outros títulos de largas horas de consumo. Querem fazer uma pausa desses time consumers? Bebam um café enquanto jogam quinze minutos de Islanders. Parece-me bem.

 

Estamos na presença de um indie que prima pela sua simplicidade visual, rápido divertimento e momentos zen. É o jogo ideal para relaxar após um intenso dia de trabalho, ou para quebrar rotinas de maior azáfama. Apesar do seu rápido consumo, é um jogo que pode oferecer largas horas tendo em conta que todo o seu terreno é gerado de forma aleatória. Se tudo isto for do vosso agrado, então não hesitem em adquirir esta pequena pérola. Se gostam de algo mais complexo a nível de mecânicas, o melhor é procurarem noutras paragens.

muito bom

positivo Visuais destacam-se pela sua simplicidade e encanto
positivo Jogabilidade simples e rápida
positivo Música perfeita para o este tipo de jogo
positivo Mapa gerados aleatoriamente
positivo Existência de leaderboards com as melhores pontuações
errado Nada em especial para destacar

Data de Lançamento: 4 de Abril de 2019
Produtora: GrizzlyGames
Editora: GrizzlyGames
Género: Estratégia
Disponível para: Microsoft Windows

Análise feita no PC.

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da GrizzlyGames.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s