Análises

World War Z – Análise

wwz2

Contra todas as minhas expectativas, parece que World War Z é bem melhor do que esperava. Obviamente que tudo isto está relacionado com o facto de as adaptações nunca serem as melhores, seja de videojogos para cinema ou no sentido inverso. A verdade é que estamos perante um sucessor espiritual de Left 4 Dead 2, na terceira pessoa e com algumas mecânicas que acabam por adicionar profundidade ao jogo.

São quatro os locais onde poderemos jogar: Nova Iorque, Jerusalém, Moscovo e Tokyo. Cada um dos cenários tem um aspeto completamente distinto do anterior. Não sendo deslumbrantes, os gráficos estão bem concebidos e com alguns pormenores de design e decoração capazes dos vos distrair em pleno ataque zombie. Moscovo destaca-se claramente pelo seu delicioso manto branco, mas Tokyo não fica atrás com toda a sua caracterização executada de forma minuciosa e detalhada. Os pormenores das suas ruas e edifícios conseguem reproduzir fielmente aquilo que é o design japonês.

wwz1

Diferentes cidades, diferentes personagens

Cada uma das cidades oferece quatro personagens diferentes para jogar. Em termos de jogabilidade, nada muda de uns para os outros, sendo que a única diferença resume-se mesmo no que toca à classe. Nenhum personagem tem uma classe pré-definida, por isso, a decisão é vossa. Existem seis classes distintas onde cada uma oferece uma jogabilidade um pouco diferente, como seria de esperar. À medida que subirem de nível, poderão desbloquear novos perks relacionados com a classe. Para estes serem ativados, precisam adquiri-los com a moeda do jogo, ganha ao completar níveis. Os perks desbloqueiam por níveis e fica ao vosso critério quais os que pretendem adquirir. O arsenal no jogo também tem várias opções por desbloquear. Essencialmente, estamos a falar de melhoramentos das armas que elevam a sua eficácia a nível geral. Não sendo estes dois sistemas muito detalhados, acabam na mesma por oferecer uma camada extra de conteúdo, a qual irá alargar o número de horas de jogo, caso tenham interesse em desbloquear tudo.

No que toca ainda aos personagens, após completarem um nível com um deles, irá ficar disponível um vídeo sobre o mesmo nos extras do jogo. Esse vídeo conta um pouco sobre a história do personagem até àquele momento. Gostei bastante de ver essas pequenas películas cinematográficas, que acabam por adicionar alguma profundidade e veracidade ao todos os personagens. Inicialmente, são personagens que passam ao lado facilmente pois a sua personalidade no jogo é nula. É somente após esse vídeo que nos podemos identificar um pouco mais com alguns deles.

wwz6

Gigantescas horas de zombies

Como já tinha dado a entender, a jogabilidade em si é bastante inspirada em Left 4 Dead. Atenção que isto não é um defeito, mas sim, algo positivo. Left 4 Dead é um jogo que teve muito sucesso, mas que, infelizmente, um terceiro título nunca chegou a surgir e já lá vão alguns anos. O sistema de progressão dos níveis é essencialmente igual. Vamos ultrapassando vários obstáculos no mapa, desbloqueando novas zonas e aguentando várias hordas de zombies em determinados momentos. Existem alguns zombies especiais que vos irão fazer lembrar os conhecidos de L4D, mas infelizmente são só quatro. Tirando estes, todos os outros são inimigos vulgares e que não provocam um grande desafio na hora de combate.

wwz4

São alguns os momentos em que somos obrigados a defender o terreno de centenas de zombies que se aproximam a alta velocidade e de forma atabalhoada. São nesses exatos instantes precedentes ao aparecimento dos mesmos que podemos estabelecer um perímetro com várias armas e obstáculos ao seu progresso. Podemos colocar turrets automáticas ou manuais, morteiros, vedações, entre outras coisas. Para podermos fazer isto, necessitamos procurar na zona algumas caixas que irão ter este conteúdo. Depois resta aplicar em posições pre-definidas e usar quando chegar a hora. Gostei bastante desta mecânica, criando momentos de ansiedade antes do desafio começar a sério. Por falar em desafio, existem vários níveis de dificuldade no jogo, ficando a cargo de cada um escolher a exigência pretendida.

wwz3

Um jogo feito para jogar com amigos

Como seria de esperar num jogo destes, é possível jogar quatro jogadores ao mesmo tempo, o que eleva o nível de entretenimento para uma patamar bem superior ao de jogar sozinho. Apesar de ser possível jogar os mapas por vossa conta, não o aconselho em termos de divertimento. Não digo que a inteligência artificial dos companheiros seja má, até porque andam sempre atrás de vocês, mas é inevitável dizer que é muito mais divertido com outras pessoas. Existe ainda uma opção de multiplayer competitivo com cinco modos diferentes para quem quiser ter outro tipo de desafio.

O aspeto do áudio é talvez a parte que mais me desapontou no jogo. A nível geral, achei de mediana qualidade todo o trabalho efetuado neste campo. Desde as terríveis falas dos personagens, tal como a sua dobragem e, em muitos casos, repetição de diálogos. O som das armas é o que seria de esperar, acabando por não ser nada de espetacular. O barulho da explosão das granadas é outro som que parece pouco realista na hora do estouro, resultando num som seco e pouco verídico. Também tive alguns problemas com bugs em falas, mas não foram muito ocorrentes. Apesar de não ter uma grande importância neste tipo de jogo, é sempre estranho, no dias de hoje, continuarmos a ver os personagens a falar e mal abrirem a boca para tal. Ainda assim, como já disse, não é algo que tenha impacto num título como este, mas não deixa de ser incomodativo.

 

O pacote oferecido por World War Z não é mau de todo, mas à primeira vista, peca pela falta de mapas pois os existentes podem ser terminados em poucas horas. Obviamente que estamos perante um título que oferece mais profundidade ao disponibilizar diferentes classes, com mecânicas desbloqueáveis ao subir de nível, onde o mesmo se aplica ao armamento. A existência de multiplayer competitivo também é algo a salientar, embora me parece que não seja o foco principal da maioria dos jogadores. Ainda assim, apesar da existência de mecânicas que podem oferecer mais horas de jogo, não sei até que ponto o fator “sucessor espiritual” de Left 4 Dead poderá suster o entusiasmo inicial pelo título. Espero sinceramente que possam ser adicionados mais mapas futuramente e, de preferência, de forma gratuita.

wwz5

Confesso que World War Z apresenta-se de uma forma superior às minhas expetativas. Esperava algo linear e sem progresso, mas ao invés disso, existe todo um sistema de evolução de classes e armas, com várias opções por desbloquear de cada uma delas. Infelizmente, os mapas são reduzidos e a sua duração também é curta, embora isso seja sempre relativo conforme a dificuldade em que jogarem. Todavia, há que salientar que o seu preço de €39,99 acaba por se ajustar perfeitamente ao pacote oferecido.

bom

positivo Ideal para Coop
positivo O prazer de enfrentar (virtualmente) várias dezenas de zombies a correr em nossa positivo direção
positivo Existência de Classes e respetivos perks
positivo Mecânica de melhoramentos das armas
positivo Bons vídeos por desbloquear que contam o passado dos personagens
errado Poucos mapas e relativamente curtos
errado Personagens sem carisma
errado Vertente áudio bastante mediana em todos os aspetos
errado Pode tornar-se repetitivo rapidamente

Data de Lançamento: 16 de Abril de 2019
Produtora: Saber Interactive
Editora: Focus Home Interactive, Mad Dog Games
Género: Ação, Shooter
Disponível para: Microsoft Windows, Playstation 4 e Xbox One

Análise feita no PC.

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Focus Home Interactive/Ecoplay.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s