Análises

Análise de Weedcraft Inc

weedcraft

É engraçado que vivemos tempos em que a canábis é cada vez mais usada para fins medicinais em todo o mundo, inclusivamente no nosso país. Depois de tanto desdenharem, lá chegaram à conclusão que afinal nem tudo é mau. Bom, a maioria dos medicamentos são drogas, embora leves, mas não é para isso que estou aqui até porque não é uma matéria que domine por completo…

Weedcraft Inc coloca-nos à frente de um negócio de canábis com o objetivo de fazer uma fortuna, passando por cima de adversários, políticos, autoridades, bem como ajustar-mo-nos às novas políticas e leis de consumo. Tudo muito ao jeito dos dias que correm certamente. Para começar, são-nos dadas duas opções de campanha. Na mais acessível, começamos do zero como novatos que somos e na segunda opção, somos alguém que acabou de sair da prisão e já tem ligações ao ramo em si.

weed1

Regar, cortar, vender

A jogabilidade de Weedcraft durante as primeiras horas, ronda muito a produção das plantas. Na prática, temos que regar as mesmas e cortar as suas folhas. Temos também de controlar a temperatura dos locais de produção, bem como os tipos de solos para o crescimento das mesmas e ainda a circulação do ar dentro dos compartimentos. Todos estes fatores têm uma peso bastante importante no crescimento do vosso produto, podendo resultar em algum péssimo ou de alta qualidade. Obviamente que isto depois se irá refletir nas vendas e no preço que podem exigir, bem como o público alvo.

Existem várias classes que procuram uma determinada qualidade nos produtos, e estão dispostos a pagar mais se a qualidade assim se justificar. No que toca ainda à produção, com o tempo irão desbloquear vários equipamentos que também têm um grande peso em todo o processo. Estou a falar de vários tipos de iluminações, equipamentos para arrefecer os compartimentos ou ainda para fazer desaparecer o cheiro, entre outras coisas. Cada aparelho tem influência sobre a rapidez da produção, a qualidade do produto e ainda se chamam muito ou pouco a atenção das autoridades.

weed2

Com o avançar do tempo, a polícia também começa a ter um papel importante no jogo e é necessário ter cuidado com vários fatores que podem influenciar o seu aparecimento à nossa porta. Isto pode ter consequências como apreensão do material, bem como a detenção dos nossos colaboradores, os quais podemos contratar com o tempo. Estes têm vários campos de especialização, os quais podem ser melhorados à medida que os trabalhadores sobem de nível, ao ganhar experiência.  Podem ser melhorados no campo da produção, venda e obtenção de informação, ficando ao vosso critério onde investir os pontos.

Quanto mais experiência tiverem, mais dinheiro irão exigir de ordenado e isso terá implicações em termos de satisfação no trabalho, bem como nas finanças da vossa “empresa”. De vez em quando, os trabalhadores irão querer falar convosco e propor um aumento de salário. Se não gostarem da vossa oferta, o vosso relacionamento pode piorar e isso também irá influenciar toda a produção e situações, à medida que o tempo passa. Este aspeto é só mais um a ter em consideração num já vasto leque de preocupações, mas é o que se quer num jogo de gestão.

weed3

Expansão do negócio obrigatória para o sucesso

É possível adquirir vários locais nas cidades para aumentar a vossa produção, bem como criar negócios de fachada, os quais irão ajudar a vender/produzir mais, seja lá qual for a vossa decisão neste aspeto. Mas como nem tudo é fácil, existe concorrência na zona com outras pessoas a fazer exatamente o mesmo que vocês. Se não tentarem manter uma boa relação com eles, as coisas podem “azedar” e nunca se sabe o que pode resultar destes atritos. Quanto à polícia, também podem falar com os agentes da autoridade e ganhar a sua amizade. Isto tem implicações ao nível da vossa segurança, na medida em que, se atingirem um determinado patamar de relação, podem solicitar à polícia para vos avisar quando vos for fazer uma rusga e afins. Isto irá facilitar a vossa tarefa de produção, pois quanto mais produzirem/venderem, mais a polícia andará em cima do vosso negócio.

É possível adquirir vários edifícios nas cidades, os quais podem tornar como pontos de venda, locais de produção, ou até negócios de fachada.A gestão de todos estes locais traz custos ao negócio, mas se for bem concretizado, também pode resultar numa grande fatia de faturação com o tempo. Não se esqueçam é que a polícia anda sempre à espreita…

weed4

O aspeto visual do jogo foi sempre algo que me atraiu bastante, por marcar um pouco a diferença do habitual. Apesar de não ser o ex libris da indústria, acho que o cenário meio cartonesco encaixa perfeitamente na mensagem que o jogo pretende transmitir. A apresentação do jogo é relativamente simples, embora alguns menus possam ser mais confusos com diversos tipos de informação pronta a ser digerida de imediato. Felizmente, o jogo tem um bom tutorial e cada vez que surgir uma nova situação, surge no ecrã uma notificação para poderem ver mais detalhes sobre a nova mecânica que está a ser mostrada pela primeira vez. As indicações estavam bem explicadas e diria que são essenciais para facilitar o processo de aprendizagem. A banda sonora é outro ponto que condiz com o teor do jogo e acaba por nos deixar relaxados, num jogo que também tem esse objetivo. Dizem que o produto em causa também tem esse efeito…

Infelizmente, nem tudo funciona na perfeição. Encontrei alguns bugs no que toca a carregar os ficheiros de gravação. Foram várias as vezes em que o jogo simplesmente encravou ao carregar o jogo anterior e, por essa razão, aconselho a ter sempre vários saves, mas também, quem é que joga um jogo de gestão/estratégia só com um ficheiro…? Também achei a jogabilidade um pouco repetitiva no início, onde temos de constantemente regar e cortar as plantas. No entanto, isto pode ser contornado mais tarde assim que contratarem colaboradores para essas tarefas. Inicialmente terão de produzir e vender aos clientes, onde rapidamente o caos se pode instalar com tanta coisa para fazer ao mesmo tempo.  Agora para contrabalançar um pouco, algo que gostei foi a árvore das habilidades, a qual está dividida em quatro setores diferentes: Interação, Cultivo, Venda e Pesquisa. À medida que vão evoluindo de nível, poderão aplicar os vossos pontos onde bem entenderem, mas a escolha é bastante variada.

Uma produção com espaço para melhorar

Weedcraft Inc é o jogo que esperava na medida em que, não surpreendendo em nada, acaba por proporcionar uma experiência de gestão bastante interessante. Peca um pouco pela jogabilidade algo repetitiva, embora existam diversos fatores a ter em conta em todo o processo do negócio e que oferecem um bom desafio de gestão. É um jogo que não inventa a roda, embora ofereça em termos de jogabilidade aquilo a que se compromete. Todavia, existe espaço para melhorar esta produção.

bom

positivo Temática interessante
positivo Vários fatores a ter em conta na produção
positivo A expansão do negócio oferece novos equipamentos, desafios e adversários
positivo Visuais ajustados ao tipo de jogo
positivo Boa banda sonora
errado Jogabilidade um pouco repetitiva
errado Um bug que ocorreu várias vezes (embora acho que já esteja corrigido atualmente)
errado Alguns menus podem ser confusos de interpretar inicialmente por terem demasiada informação

Data de Lançamento: 11 de Abril de 2019
Produtora: Vile Monarch
Editora: Devolver Digital
Género: Estratégia
Plataformas: PC

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Devolver Digital.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s