Análises

Team Sonic Racing – Análise

teamsonicracing

Se bem me lembro, o meu primeiro jogo do género foi Street Racer para a clássica Sega Saturn. O caos durante as corridas é razão para gargalhadas e adrenalina positiva, enquanto conduzimos a alta velocidade a desviar de tudo o que é projéteis e obstáculos a invadir a pista. Tive agora a oportunidade de passar várias horas ao “volante” em Team Sonic Racing e a sensação continua a mesma – o caos é real.

Em equipa é muito mais fácil e divertido

O ouriço mais famoso do mundo está de volta aos videojogos para mais um jogo de corridas onde a grande novidade é modo Team Adventure. Este modo tem uma história embora seja necessário dizer que estar lá ou não estar, é simplesmente a mesma coisa. Não tem qualquer tipo de interesse e é essencialmente contada através de ecrãs estáticos com os personagens a falar. Felizmente, dá para passar à frente os diálogos, ou optar por nem sequer os ativar, se pressionarem determinado botão.

No que toca à jogabilidade, como dá para perceber pelo nome, o modo Team Adventure tem como base corridas por equipas. Cada uma é composta por três personagens e não há como alterar a formação das mesmas. É possível escolher a equipa ou personagem que quisermos, mas nada mais. Existem três categorias de personagens: Velocidade, Técnica e Força. A título de exemplo, o Sonic é baseado em velocidade (quem iria imaginar..), o Tales em técnica e Knuckles em força. Cada um tem as suas características, mas estas podem ser alteradas a curto prazo com o desbloquear de novos melhoramentos para as viaturas, mas já lá vamos.

teamsonicracing1

O modo Team Adventure está dividido em várias fases, sendo que para passarmos a uma seguinte, precisamos obter um determinado número de estrelas. Estas são obtidas consoante consigamos cumprir os vários objetivos de cada corrida. Para além das corridas normais, existem também outro género de desafios que consistem essencialmente em obter a maior pontuação possível num determinado tempo.

O modo Team Adventure tem algumas mecânicas interessantes que incidem obviamente no trabalho em equipa. A título de exemplo, quem estiver em primeiro lugar dos três membros da equipa, deixa um rasto amarelo onde os outros dois companheiros podem conduzir sob o mesmo com o objetivo de conseguir ganhar velocidade. Se por acaso passarem perto de um dos vossos colegas, o qual acabou de se despistar, este ganha logo velocidade após a vossa passagem. Para além de tudo isto, é ainda possível pedir ou enviar itens a outros colegas de equipa. Tudo isto, torna o trabalho em conjunto bastante essencialmente para ser bem sucedido no que toca à classificativa no final da corrida.

teamsonicracing2

Como é habitual neste tipo de jogos, as corridas costumam ser o caos total com projéteis a voar de toda a maneira e feitio. Infelizmente, os itens disponíveis no jogo não fogem ao banal do género, sendo essencialmente compostos por mísseis, nitros, obstáculos a colocar no meio da pista, entre outros. Não é que isto seja mau, apenas não senti qualquer inovação nesta vertente, mas acaba por fazer o seu trabalho de forma eficaz.

Sistema de melhoria das viaturas interessante

Como já referi anteriormente, é possível fazer melhoramentos às viaturas, embora estes só desbloqueiem ao comprarmos cápsulas com os créditos que vamos ganhando ao terminar eventos. No entanto, para além dos melhoramentos, também podemos obter várias pinturas e autocolantes para os carros, bem como buzinas. Como os créditos não acumulam facilmente, vai levar algum tempo até conseguirem melhorar as viaturas ao máximo. A coisa fica ainda mais demorada quando alguns dos melhoramentos que vão saindo, poderem ser aplicados somente em determinados carros. Uma outra coisa que pode sair nas cápsulas, são itens especiais que podem ser aplicados antes de iniciar as corridas e que proporcionam bónus ao longo das mesmas. Uma vez gastos, precisam obter mais ao comprar novas cápsulas.

teamsonicracing3

São várias os circuitos existentes no jogo, todos eles com uma temática diferente e alguns bem interessantes visualmente. De salientar que muitas das pistas também podem ser jogadas de forma inversa, duplicado assim o número de circuitos disponíveis. Visualmente, os cenários são bastante coloridos e encaixam perfeitamente na temática do jogo e da família Sonic. A banda sonora é aquilo que seria de esperar num jogo do género, composta essencialmente por música que me faz lembrar as antigas casas de arcadas, sempre com guitarradas eletrizantes e que nos injetam de energia a cada nova nota.

Team Sonic Racing corre bem no geral, apesar de ter notado alguns problemas de frame rate em pistas mais carregadas visualmente, mas foram raras as situações em que aconteceu. Como não podia deixar de ser, este é um jogo que oferece a oportunidade de jogos com amigos seja localmente ou online. É possível jogar a campanha online com outros dois amigos e é aqui que reside a grande diversão de Team Sonic Racing.

Team Sonic Racing não inventa a roda, mas oferece de forma prática e eficaz todo o charme deste tipo de jogos. Com uma boa variedade de circuitos e personagens por escolher, competição local e online, este é um jogo que promete muitas horas de diversão.


positivo Coop Local e Online
positivo Mais de uma dezena de personagens míticos do franchise
positivo Sistema de melhorias e caracterização de viaturas
errado Algumas quedas de frames em pistas mais carregadas visualmente
errado A narrativa do modo Team Adventure não prende nem um pouco

Data de Lançamento: 21 de Maio de 2019
Produtora: Sumo Digital
Editora: Sega
Género: Corridas
Disponível para: Microsoft Windows, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Análise feita na Playstation 4.

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Ecoplay.

 

2 replies »

  1. Boa análise 🙂

    Essa mecânica de equipe parece ser bem interessante, afinal é algo único do jogo. Particularmente não gostei muito do último jogo de corrida do Sonic, o Racing Transformed, pois era muito bagunçado e tentava fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Já esse parece ser melhor, afinal foca em poucos aspectos.

    Gostar

    • Obrigado. 🙂 Sim, a mecânica da equipa funciona bastante bem. Sempre que me despistava, a primeira coisa que fazia de imediato era tentar perceber onde estava o melhor classificado da minha equipa, para me colocar no seu rasto de forma a ganhar velocidade rapidamente. A parte de poder partilhar itens também é interessante. O jogo não é o melhor do seu género, mas dá para passar umas boas horas de divertimento, mais ainda se for acompanhado.

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s