Análises

Total War: Three Kingdoms – Análise

tk

Total War é das séries mais enigmáticas dos videojogos, onde as decisões políticas têm consequências diretas em pleno campo de batalha. Este novo jogo leva-nos até à China com um espaço temporal num período onde se viviam tempos conturbados, nomeadamente durante a Dinastia Han nos anos 190 d.C.. Para quem este projeto é desconhecido, Total War resume-se basicamente a épicas batalhas em tempo real, misturando a gestão de um exército com várias questões políticas. Na prática, o objetivo principal é ser o imperador de toda a China.

tk5

Fantasia ou Realismo

A campanha está dividida em dois modos. Um chama-se “Romance” virado mais para a fantasia, onde os generais são super poderosos e consegue matar vários soldados sem dificuldade em pleno campo de batalha. O outro modo chama-se “Histórico”, onde os personagens são mais “reais” ao ponto de poderem sofrer dano como qualquer outro soldado e morrer facilmente. Existem mais de uma dezena de personagens para escolher inicialmente, onde cada um tem características específicas e nível de dificuldade associado.

Algo que me preocupou bastante quando fui abordar o jogo pela primeira vez, foi a insana quantidade de informação presente das imensas mecânicas que o jogo tem. Felizmente, existe toda uma nova ajuda incorporada no título com diversos tutorais. As ajudas são bastante preciosas inicialmente, principalmente para quem nunca jogou nada da saga, contendo também vários vídeos a explicar mecânicas e novidades.

tk2

Diplomacia acima de tudo

Este é um jogo onde as relações políticas fazem parte de cada jogada. Muitas vezes, outras fações irão abordar-vos para assinar acordos de paz, o que quando recusado ou aceite, origina sempre situações futuras diferentes. Ao criar diversas alianças com outras comunidades, podem tornar a vossa posição mais segura, mas haverá sempre alguém mais forte e que, mais cedo ou mais tarde, vos irá bater à porta por terem rejeito vassalagem e afins. Ao início, todas as relações e decisões podem parecer confusas, mas rapidamente se ganha o toque para a coisa.

tk3

Existe toda uma gestão que tem que ser feita a nível das vossas cidades, onde inicialmente começam com algo bastante pequeno, mas que vai aumentado com o tempo. Sempre que constroem algo, são usados recursos e estes podem ser obtidos na produção própria, ou através de comércio com outras aldeias. Isto não é o típico jogo de estratégia em que vão desbloqueando novas estruturas, uma após outra. Os edifícios estão essencialmente bloqueados por toda uma árvore de habilid– desculpem, reformas. Existem várias dezenas de reformas por escolher, sendo muitas delas focados em comércio, agricultura, política, exército, entre outras coisas. Achei o sistema bastante interessante, mas só de cinco em cinco jogadas em que podem obter algo novo. Sim, este é um jogo por turnos e de cada vez que jogarem, necessitam esperar que todos os outros jogadores façam a sua jogada. De salientar também que a construção de edifícios, pode levar vários turnos até estar concluída.

As batalhas em tempo real são alucinantes no que toca à gestão e posicionamento do vosso exército. Uma das novidades do jogo é a possibilidade de colocar frente a frente dois generais. Enquanto isto acontece, todo o exército em seu redor não interfere e o resultado da batalha, irá influenciar a moral, tantos dos vencedores como dos vencidos, tendo consequência direta nos eventos que irão acontecer logo de seguida na batalha. A moral será um ponto fulcral na hora de sobreviver e essa pode ficar facilmente abalada conforme a situação.

tk4

Visualmente, o jogo está muito bom com especial detalhes para os visuais dos personagens principais e do mapa. Por falar em mapa, o único problema de funcionamento no jogo com que me deparei foi um bug que fez o mesmo ficar oculto. Os menus estavam lá mas não conseguia ver nada do que se passava no terreno. Foi uma única vez apenas e bastou reiniciar o jogo para voltar tudo ao normal. A banda sonora encaixa perfeitamente e, para os mais puristas, existe a opção de áudio em mandarim de forma a imergir ainda mais na experiência.

tk6

China – Um excelente cenário para Total War

Total War: Three Kingdoms apanhou-me desprevenido e com resultados positivos. A sua curva de aprendizagem pode ser um pouco inclinada para iniciantes na série, mas os incríveis tutoriais fazem um trabalho de excelência ao suavizar o processo. Estamos perante um jogo com uma jogabilidade algo complexa, mas com um elevado grau de satisfação assim que começarem a entender como tudo funciona. O sistema de gestão de exércitos e relação entre as diferentes fações,  é só a ponta do véu de todo um vestido que esconde imensas horas de jogo e decisões com consequências a curto/médio prazo. Este é um título que aconselho vivamente a todos os fãs de jogos de estratégia.

positivo Vários personagens para escolher, cada um com diferentes características
positivo Gestão militar e política no seu melhor
positivo Tutoriais de excelência
positivo Horas e horas de jogo
positivo Modo multiplayer
para os fãs de confronto direto
errado O ritmo de jogo pode afastar os mais impacientes

Data de Lançamento: 21 de Maio de 2019
Produtora: Creative Assembly (Feral Interactive)
Editora: Sega
Género: Estratégia
Disponível para: Microsoft Windows, (Mac Os e Linux)

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Ecoplay.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s