Análises

Judgment – Análise

Judgment

Kamurocho. Oh Kamurocho! Sabe tão bem voltar ao teu mundo. Que saudades tinha dos teus becos conflituosos, das tuas ruas encandeadas de neons e do barulho ensurdecedor vindo do interior de alguns espaços comerciais. Adoro saber que as casas de arcada estão sempre a meia dúzia de metros para recuar no tempo durante alguns minutos. As tuas pequenas histórias de rua muito inspiradas na conservadora, mas ao mesmo tempo, sempre excêntrica cultura japonesa, deixam-me sempre com um sorriso. Estes são só alguns dos aspetos que me vêm à cabeça assim que penso em Kamurocho, zona inspirada pelo local verídico em Tokyo de nome Kabukicho (também mais conhecido por Red Light District).

judgment1

Kamurocho do ponto de vista da lei

Depois de Yakuza, o estúdio resolveu aproveitar os padrões deste, mas inverter os papéis para o jogar. Em Judgment, somos um advogado. Quer dizer, inicialmente somos um advogado, mas após determinados acontecimentos, as coisas dão para o torto e tudo muda. Passamos então a executar um papel de detetive, mas tudo sempre num género de formato ilegal. Depois Kazuma Ryu, Takayuki Yagami é o personagem carismático que se segue. A história gira em torno da investigação sobre uma série de assassinatos e os responsáveis pelo mesmos. Tal como em Yakuza, aquilo que parece bem simples ao início, acaba sempre por ganhar contornos surpreendentes e ligações gigantescas entre diversos personagens. A história oferece a qualidade a que o estúdio nos tem habituado e desse ponto de vista, Judgment não fica atrás de Yakuza. (Neste excerto consegui dizer mais Yakuza do que Judgment…)

judgment5

Novas mecânicas dão personalidade a Judgment

Tendo em conta que somos um detetive, obviamente que existe uma mecânica que nos ajuda a investigar os cenários onde aconteceram crimes. Não é de todo uma mecânica detalhada, mas é satisfatória o suficiente. De salientar que este modo de investigação é automaticamente ativado quando exigido, não havendo hipótese para o usarmos quando bem entendermos. O sistema gira em torno de analisar o cenários e descobrir pistas, embora nunca haja hipótese para erro. Dentro ainda da temática de detetive, existem alguns diálogos específicos com opção de escolha sobre as pistas que vamos encontrando, bem como várias respostas possíveis. Conforme o nosso desempenho na conversa, podemos ganhar mais xp. Por falar nisso, todas as atividades dão xp. Este serve essencialmente para adquirir novos golpes para combate, novas habilidades para diversas outras situações e muito mais.

judgment2

Existem algumas novas mecânicas como “arrombar” portas de diferentes formas, um drone para nos ajudar nas investigações (ou ainda fazer corridas!!), arranjar disfarces para podermos fazer perseguições ou entrar em certos locais e muito mais. Existem outras novidades interessantes, mas não vou desvendar porque estão ligadas diretamente com a história e estragaria a surpresa (como se esta análise já não estivesse atrasada o suficiente para estragar surpresas…). Como já é habitual, existem muitas missões secundárias nestes jogos e em Judgment, o completar das mesmas vai ajudar-vos a ganhar benefícios a longo prazo. Normalmente, estes “casos secundários” oferecem a hipótese de amizade com a pessoa envolvida e quanto mais progredirem, maior será a vossa reputação na cidade originando os tais diversos benefícios, bem como o aparecimento de novas missões.

judgment4

Combate mais acrobático e ágil

O sistema de combate também sofreu alterações e agora somos mais ágeis do que nunca. Podemos passar por cima de carros, ou dar saltos mortais nas paredes para atacarmos os adversários com golpes brutais de se ver. Os golpes são essencialmente bastante diferentes dos que estávamos habituados, embora alguns ainda permaneçam, bem como certas animações. Foi implementado um sistema chamado “ferida mortal” que, essencialmente, vos retira parte da barra de vida, ficando esta impossível de ser utilizada. A mesma só pode ser reposta usando kits médicos ou visitando um determinado médico. Estas feridas são exclusivamente aplicadas por certos adversários mais fortes durante alguns combates. Ainda neste aspeto, Judgment oferece duas formas de lutar, onde uma delas é mais aconselhada para vários adversários ao mesmo tempo e a outra focada em apenas um. Pode não parecer muito importante, mas se usarem como é sugerido, terão a vida mais facilitada.

“…Kamurocho não é conhecido pelo seu tamanho, mas sim pela sua qualidade e densidade de informação e atividades.”

Kamurocho continua essencialmente igual em termos de estrutura, mas existem algumas mudanças aqui e ali. Sejam novas lojas ou zonas minimamente alteradas, todos os fãs de Yakuza irão facilmente aperceber-se das novidades. Gostei bastante de poder entrar em muitos edifícios e o seu interior não ter apenas um compartimento disponível para visitar, mas sim diversos espalhados pelos vários andares. Como se sabe, Kamurocho não é conhecido pelo seu tamanho, mas sim pela sua qualidade e densidade de informação e atividades.

judgment3

Investigação de alta qualidade

Sejamos honestos. A qualidade de Judgment só surpreende os mais distraídos. Estamos perante um jogo que reteve muitas das qualidade de Yakuza e ao incorporar novas mecânicas, deu origem a mais uma grande aventura em Kamurocho. Para quem nunca jogou nenhum título do estúdio, este também é uma boa introdução ao mundo que o Ryu Ga Gotoku Studio tem vindo a aperfeiçoar nos últimos anos. Seja pela boa narrativa ou atividades secundárias, preparem-se para muitas horas de jogo repletas de momentos peculiares e inesquecíveis. Altamente aconselhado!

 

positivo Kamurocho melhor que nunca
positivo Boa narrativa e um excelente leque de personagens
positivo É Yakuza, mas do ponto de vista oposto
positivo Muitas atividades secundárias interessantes
errado 
Excertos de perseguição tornam-se aborrecidos com o tempo

Data de Lançamento: 25 de Junho de 2019 (Dezembro 2018 no Japão)
Produtora: Ryu Ga Gotoku Studio
Editora: Sega
Género: Ação, Aventura
Disponível para: Playstation 4

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Sega/Ecoplay.

 

Anúncios

1 reply »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s