Análises

F1 2019 – Análise

f1_2019_3

Nunca fui grande fã deste desporto motorizado, embora sempre tenha gostado dos jogos baseados no mesmo. É impossível negar a qualidade dos F1 que a Codemasters tem lançado nos últimos anos e agora chegou a vez da nova versão – F1 2019.

Como não poderia deixar de ser, peguei no volante (por acaso foi no comando…) e comecei logo o modo campanha. Estava bastante curioso para ver se estaríamos perante algo mais novela mexicana com muitos vídeos e dramas ou se continuaríamos em algo monótono. Porém, antes de começarmos a competir, é necessário criarmos o nosso piloto. Após isso, tem então início a aventura sobre quatro rodas e começa muito bem.

Somos colocados no campeonato de F2 onde temos de fazer três corridas e tomar algumas decisões pelo caminho. A título de exemplo, logo na primeira corrida somos colocados com a questão de deixarmos o nosso colega de equipa ultrapassar-nos. Se bem me lembro, a razão devia-se ao facto do nosso carro estar com problemas e o nosso colega ter a hipótese de conseguir a vitória na corrida. Decidi deixá-lo passar e assim aconteceu a tal vitória e consequentes elogios no final da prova. Tudo estava bem para todos, mas e se tivesse tomado a opção contrária? Provavelmente não estaríamos todos abraçados e aos sorrisos…

f1_2019_2

A juntar à festa, temos um rival metido ao barulho e que está sempre a “meter veneno.” Criou-se todo um drama automobilístico engraçado mas que, infelizmente, após as tais três provas e consequente ascensão à Formula 1, tudo acaba por desvanecer. Os vídeos das interações entre os rivais desaparecem e tudo fica mais do mesmo relativamente a anos anteriores. Ok, continuamos a ter os vídeos das conferências de imprensa com múltiplas respostas e consequências das mesmas em diversos aspetos, mas não chega. Depois de um excelente início de história, confesso que fiquei bastante desapontado com o avançar da mesma.

F1® 2019_20190710221057

Para além da narrativa (se é que podemos chamar-lhe de tal coisa), existem muitas mecânicas interessantes. Podemos mudar de equipa a meio da temporada, participar em eventos especiais para ganhar mais reputação e pontos para fazer melhoramentos no carro através de um género de árvore de habilidades. São imensos os detalhes presentes neste modo e nesse aspeto, a campanha está bem conseguida.

A suposta árvore das habilidades permite ajustar o carro à nossa maneira, dando prioridade à eficácia do motor, redução do peso da viatura, entre muitas outras opções. Todas estas alterações têm um custo e demoram semanas no jogo, o que equivalem a várias provas pelo meio. Ainda relativamente aos melhoramentos, existe uma pequena percentagem do upgrade não conseguir ser implementado, obrigando o jogador a investir dinheiro (do jogo) novamente e esperar mais umas semanas. Entendo que isto possa adicionar algum realismo, mas num jogo onde tudo leva algum tempo, penso que acaba por prejudicar o ritmo quando estes melhoramentos falham.

F1® 2019_20190710221145

Mas falemos do ponto crucial num jogo destes – a condução. Todos sabemos (ou quase todos) que a Codemasters é das melhores produtores de jogos de carros e tudo o que faz, normalmente tem um selo de qualidade garantido (Ok, o Onrush foi algo muito estranho que aconteceu, mas isso agora não interessa nada). A condução de F1 2019 é impecável e eximia no que toca à sua execução.

Este é um jogo que apela certamente a um público mais hardcore do desporto, mas também ao público casual de jogos de corridas. Por essa razão, o jogo oferece um número considerável de opções ao jogador para tornar a condução o mais real possível, ou em algo mais acessível aos casuais. Apesar de ser grande fã de jogos de corridas, nunca fui um apreciador nato dos jogos de simulação, então foi com alívio que vi algumas opções presentes para me ajudar a desfrutar mais do jogo.

f1_2019_5

Em termos de modos de jogo, para além da campanha, existem diversos modos para jogar a solo e também muitas opções no que toca ao multiplayer. Acho que neste aspeto, F1 2019 está bem recheado e oferece algo para todos os gostos. Sejam desafios em especifico ou campeonatos gerados pelos jogadores, existe de tudo um pouco para deixar qualquer um satisfeito.

Outro aspeto que também está bastante bom, são os visuais. Isto já não é novidade nenhuma e num jogo que sai todos os anos, são os pequenos pormenores que fazem a diferença. Os detalhes nas pistas estão cada vez melhores e a própria decoração em redor também se notam pequenas melhorias. Destaque para o famoso circuito do Mónaco, onde os detalhes são mais incríveis de que em qualquer outra prova obviamente. Os veículos estão fenomenais e agora é possível fazermos diversas alterações visuais aos mesmos, o que é algo positivo hoje em dia. Tudo o que seja para apelar à criatividade, é sempre bem-vindo.

Tal como nas edições anteriores, F1 2019 continua a oferecer um pacote robusto de conteúdo. A presença de todas as equipas, pilotos e viaturas do escalão principal, bem como do secundário, também ajudam a carimbar o selo de qualidade em mais um produto da Codemasters. Com uma condução de excelência e diversos modos de jogo, esperem muitas horas de qualidade pela frente a queimar borracha a alta velocidade.

positivo Modo campanha com bastantes detalhes técnicos
positivo Muitos modos de jogo disponíveis
positivo Presença oficial do campeonato de F1 e F2
positivo Visualmente soberbo e detalhado
errado Modo campanha começa com boa trama, mas depois desvanece

Data de Lançamento:  28 de Junho de 2019
Produtora: Codemasters
Editora: Codemasters
Género: Corridas
Disponível para: Playstation 4, Xbox One e Windows PC

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da Editora/Distribuidora Nacional.

Anúncios

Categorias:Análises

Tagged as: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s