Artigos

As boas memórias da Mega Drive

memoriasmegadrive.jpg

A poucas semanas do lançamento da Mega Drive mini, decidi reavivar a memória e tentar vasculhar no velho baú as boas memórias que tenho desta consola.

Pelos meus cálculos, foi algures em 94/95 que me foi oferecida a enigmática consola da Sega de nome Mega Drive. Mais conhecida por Sega Genesis para a malta que vive do outro lado do Oceano Atlântico. A consola veio com seis jogos, os quais me deliciaram durante tanto tempo. Os nomes presentes foram Streets of Rage, Golden Axe, Revenge of Shinobi, Super Hang-On, World Cup Italia 90 e Columns.

Foram títulos que joguei durante meses pois naquela altura, novas aventuras dependiam quase sempre do aniversário ou do Natal. Ok, sem esquecer o abençoado dia da criança… também aproveitava essa oportunidade para pedir sempre um novo jogo. Convém salientar que mesmo nessas alturas, nem todos os pedidos eram aceites e provavelmente em três oportunidades flagrantes, talvez só numa delas é que conseguia ser bem sucedida. Tempos difíceis para qualquer jogador sem independência monetária. Um pouco como os dias de hoje na verdade.

memoriasmegadrive1.jpg

Dos nomes que acompanharam os meus primeiros tempos da consola, existem dois que se destacam claramente – Streets of Rage e Revenge of Shinobi. Lembro-me de jogar estes dois títulos vezes sem conta mas, muito sinceramente, não faço ideia se alguma vez os terminei. Isto de haver só três vidas naquela altura, chegar ao fim era só para os mais rijos e persistentes. Se me lembro, acho que não me enquadrava nesse grupo mas também acho que não perdi nada de especial. Na altura, queria era jogar e divertir-me. Ainda continuo à espera de um novo Shinobi…. já o Streets of Rage 4 está cá com um aspeto… “cuidadinho”… muito bom! (Já me estou a dispersar…)

Golden Axe também era um bom jogo, mas foi outro que penso nunca ter acabado. Se for a pensar bem, provavelmente, nunca acabei nenhum dos jogos que veio com a consola, but who cares? Super Hang-On era um puro vício e tão bom que é poder continuar a jogá-lo ocasionalmente em alguns jogos dos franchises Shenmue e Yakuza, huh? 😀

World Cup Italia 90 foi provavelmente o meu primeiro jogo de futebol, o qual me deliciou na altura. Os bonecos faziam um som estranho ao tocar na bola, mas o que importa isso para um miúdo com cerca de 10 anos nos anos 90? Talvez um miúdo de 10 anos hoje em dia já queira algo mais perfeito, mas era o que havia naquele tempo. E já era muito bom!! Por último, Columns. Um jogo semelhante ao “Tetris” e que naqueles tempos era sempre bem-vindo. Quem é que não tinha aqueles aparelhos pequenos só de Tetris? Um gajo levava aquilo para todo o lado, tal e qual o telemóvel hoje em dia…

Os tempos passaram e eventualmente, o primeiro jogo acabou por ser comprado (pagaram os meus pais obviamente…). Antes de mencionar o nome do jogo, quero apenas dizer que me lembro do ansioso percurso entre o carro e o espaço comercial e o respetivo regresso. Estamos a falar de um percurso de dois minutos no total. O que quero dizer com isto, é que esta primeira compra oficial de um jogo ficou marcada para sempre. Será que sou o único que se lembra da sua primeira compra? Contem-me nos comentários!

memoriasmegadrive2.jpg

Ok, vamos lá então ao nome do primeiro jogo que comprei. Mortal Kombat 3!! Comecei bem huh? Pura violência! Não havia qualquer controlo na loja na hora da venda, embora nas capas dos jogos também ainda não houvesse o aviso para a mínimo de idade, tal como podem ver na imagem. Também tive o Toy Story e gostava bastante, mas pouco me lembro do jogo. Só mesmo as imagens na parte de trás da caixa é que me fizeram lembrar como eram os níveis. Por último, tinha o Fifa 96 e adorava jogar aquilo. Aqueles “Fifas” em que a câmara era meio isométrica, onde qualquer remate à porta da grande área era golo certo.

Depois lembro-me bastante bem de jogar outros títulos que me foram emprestados como Road Rash. Não sei qual deles jogava, mas continua a ser um dos meus jogos retro favoritos. Não me lembro da última vez que os joguei mas, muito provavelmente, nesta consola… Parece que vou voltar a jogá-lo com o lançamento da nova Mega Drive mini. 🙂

Ao contrário do comum na altura, nunca fui grande fã do Sonic. Era um jogo divertido mas nunca chegou a clicar. Lembro-me também de jogar o clássico Street Fighter e apesar se não ser suficientemente qualificado para jogar um jogo de luta, é sempre um título que gosto de viver de vez em quando. Verdade seja dita, o último Street Fighter que joguei foi o… pfff… nem me lembro. Dêm-me só um momento que vou ao Google agora investigar… (passados 30 segundos) ….. ok, estou de volta. O último que joguei foi o Super Street Fighter IV: Arcade Edition e foi porque esteve “grátis” com o Games with Gold. Isto diz muito do meu amor por jogos de luta. Não consigo viver sem eles, é notório…

segamegadrivimini.jpg

Contra foi outro dos jogos que adorava e que também joguei em casa de amigos. Era uma delícia jogar a dois onde o frenesim no quarto rapidamente se instalava em poucos minutos de jogo. A intensidade de Contra sempre foi algo que gostei bastante e que me fazia levantar da cadeira a cada momento mais apertado com balas e lasers a preencher o ecrã por completo. Bons tempos certamente.

Infelizmente, as minhas memórias desta consola não estão tão vivas quanto gostaria, mas estou disposto a reavivá-las e ganhar umas novas num futuro muito próximo com a Mega Drive Mini. Dos 42 jogos que vai incluir, tenho vários que estou bastante interessado em voltar a jogar como Streets of Rage, Shinobi, Street Fighter e Road Rash. Para além destes, existem outros que quero experimentar pela primeira vez e tentar perceber o porquê de serem tão bem falados. O meu maior problema para isto será mesmo o tempo, mas não é este o inimigo da maioria dos jogadores hoje em dia? Haja tempo para tanto jogo.

 

 

Anúncios

Categorias:Artigos

Tagged as: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s