A Playstation fez ontem 25 anos.
Um quarto de século é, sem dúvida, um marco bastante importante para qualquer empresa. Esta é uma marca que cresceu com muitos de nós e que, em muitos casos, acabou por moldar o nosso crescimento e personalidade.
Nunca tive a primeira consola, embora tenha jogado bastante em casa de amigos. Na altura, tinha uma Sega Saturn e, durante algumas semanas, até cheguei a emprestar em troca de uma Playstation original. Alguns dos nomes que me lembro de jogar foram o primeiro Resident Evil, Medal of Honor, Driver e Metal Gear Solid. Sem dúvida, jogos muito bons na altura.
Muito sinceramente, a minha experiência a sério começou mais com a Playstation 2. Lembro-me que o meu primeiro jogo foi o Gran Turismo 3 e, logo de seguida, também joguei Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Pouco tempo depois, surgiu Grand Theft Auto 3 e aí é que foi a cereja no topo no bolo. No espaço de poucos meses, aquela consola ficou para sempre marcada como uma das minhas preferidas.
A Playstation 3 foi talvez a consola da Sony que menos joguei, muito pelo facto de ter escolhido uma Xbox 360. Só a comprei em 2013, poucos meses antes de ser lançada a Playstation 4. Basicamente, foi para jogar alguns exclusivos como The Last of Us e Yakuza’s, o que já valeu bem a pena. Os Uncharted só acabei por jogar já na Playstation 4.
Quanto às portáteis, PSP e PS Vita, raramente joguei, por isso, não tenho grande coisa para dizer. Na verdade, a minha primeira consola portátil foi recentemente a Nintendo Switch.
A Playstation 4 foi a minha escolha desta geração pelos exclusivos, essencialmente, japoneses. Para além desses, muitos outros saíram e fizeram (e ainda fazem, pois não saíram todos) da consola, uma das minhas favoritas.
Com a Playstation 5 a espreitar já em 2020, o futuro da empresa avizinha-se animado e estamos todos prestes a entrar, mais uma vez, num ciclo de experiências novas e que, certamente, irão continuar a deixar marcas em todos nós.
Acima de tudo, obrigado Playstation por cresceres comigo e influenciares a minha personalidade e os meus gostos.
Parabéns Playstation! Que venham outros 25. Espero estar por cá para os viver.