Anime & Manga

Uzumaki – Análise Manga

uzumaki.jpg

 

Este é um novo segmento que quero começar a abordar aqui no site. Espero tentar conseguir manter alguma consistência neste tipo de conteúdo, mas como o tempo não dá para tudo, vamos ver como corre.

Foi durante a semana passada que terminei de ler Uzumaki (não confundir com Naruto…), um manga muito conhecido de Junji Ito. O seu trabalho é muito focado em horror e esta foi a sua primeira obra que tive oportunidade de ler. Uzumaki é uma história com contornos de terror e focada em espirais. À primeira vista, isto pode parecer absurdo e até me levou a pensar como é que esta forma poderia servir de base para uma história de terror e maldição. A verdade é que funciona perfeitamente. A espiral existe em muitos mais bens físicos, e não só, do que possamos imaginar.

uzumakiart.jpg

Kurouzu-cho, uma pequena cidade costeira no Japão, está amaldiçoada por espirais. A história tem como personagens principais Kirie Goshima e Suichi Saito. Tudo começa com o pai de Suichi e o seu interesse em… tudo o que tem a forma de espiral. A sua obsessão leva-o a ficar a olhar para tais formas horas e horas a fio. Esta obsessão é levada ao extremo e algo acontece. A partir daqui, a maldição começa a ganhar força e tem início uma série de eventos todos relacionados. Não convém contar muito mais, pois fica algo complicado de não fazer alguns spoils da história. Digamos que fiquei contente com o final e surpreendido com parte do desfecho.

 

uzumakicapa

 

Durante os vinte capítulos de Uzumaki, mais uma extra, estive sempre interessado em saber o que iria acontecer a seguir. Nunca houve momentos mortos e a maioria dos capítulos, contam diferentes situações relacionadas com a forma amaldiçoada. O artwork consegue transmitir a sensação de suspense e terror, com um estilo de desenho muito da velha guarda, ou não estivéssemos a falar de um trabalho do final dos anos 90. Para os mais sensíveis visualmente, existem algumas imagens mais perturbadoras com pequenos detalhes que acabam por tornar o desenho ainda mais real e incomodativo.

Este livro está disponível numa versão deluxe, com capa dura, e junta os três volumes num só livro. A versão que tenho está em inglês e é distribuída pela Viz Media. Infelizmente, não existe uma versão em português de Portugal, embora exista uma brasileira editada pela Devir, mas que não é distribuída por cá.

Apesar de não ser fã de terror, gostei do que li e vi. Conheço mais alguns nomes do trabalho de Junji Ito e, muito provavelmente, irei adquirir outra obra sua para poder comparar com Uzumaki. Este manga já tem vinte anos, mas a sua qualidade é incontestável. Em suma, aconselho vivamente a leitura destas seiscentas páginas cheias de espirais amaldiçoadas.

Categorias:Anime & Manga

Tagged as: , ,

2 replies »

    • Faz um favor a ti mesmo e não passes ao lado disto. Experimenta a ler um bocado pelo menos. A evolução das coisas é bastante interessante e toma proporções que não esperava. Não quero falar muito, pois é difícil sem desvendar alguma coisa.

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s