Monster – Análise Manga

drtenmamonster.jpg

 

Monster é um manga seinen criado por Naoki Urasawa, também conhecido por trabalhos aclamados pelo público e crítica como Pluto e 20th Century Boys. As suas obras são geralmente muito focadas em temáticas como thrillers, mistério e ficção científica. Monster começou a ser publicado em 1994 e terminou em 2001. Contém 18 volumes ou, 9 se adquirirem a versão de 3-em-1, versão a qual possuo. A obra foi galardoada por diversas vezes e existe também uma adaptação para anime com a duração de 74 episódios.

 

irmaos.jpg

 

Infelizmente, dos seus vários mangas, só consegui ler Monster. Porém, depois de terminar, consegui perceber facilmente o porquê do seu sucesso. Na verdade, não precisei terminar para chegar a essa conclusão. Consegui perceber facilmente que terei de ler os seus outros trabalhos, pois vão ao encontro daquilo que procuro em manga – histórias mais adultas e que nos deixam colados sempre com vontade de continuar a ler após o final de cada capítulo.

A história de Monster ronda em torno de um cirurgião que toma uma decisão, aparentemente simples, mas com sérias consequências. O Doutor Tenma, personagem principal da história, decidiu fazer uma operação a um miúdo ao invés do presidente da cidade. O miúdo chegou primeiro às urgências e foi essa ordem que ele seguiu. O presidente acaba por morrer e o Dr. Tenma perde toda a sua reputação de um exímio cirurgião. Como se isto já não fosse suficiente, alguns responsáveis máximos do hospital são assassinados e o miúdo que salvou (e a irmã com quem chegou), acabam por desaparecer do hospital.

 

monstercolecao.jpg
Tal como a própria história, também os livros todos juntos são um autêntico puzzle.

 

Como o Dr. Tenma estava noivo da filha do dono do hospital, rapidamente as suspeitas caem sobre o mesmo e é aqui que se dá início a uma narrativa soberba, cheia de suspense, mistério e muitas reviravoltas incríveis. Os anos passam e os mistérios e assassinatos vão-se acumulado com tudo o que são pessoas envolvidas com o Dr Tenma ou os miúdos. Existe um assassino à solta e é ele o grande culpado de todas as mortes que vão acontecendo, embora muitos dos acontecimentos sejam influenciados por situações que tiveram lugar muito antes do seu nascimento.

 

Este assassino é um dos miúdos órfãos, os quais andaram num colégio onde foram executados diversos tipos de experiências nos mesmos. O objetivo era desenvolver indivíduos com capacidades acima do normal para usar em determinadas ações governamentais/ militares. Eventualmente, e após vários anos, o médico acaba por se arrepender de ter salvo o miúdo naquela noite e o seu objetivo passa a ser unicamente assassiná-lo.

 

monstermisterio.jpg

 

Não quero desvendar mais nada da história. Pode parecer que já falei muito, mas isto é só a pequena ponta do gigante icebergue. O que posso dizer é que quando pensava que já nada de novo poderia acontecer, eis que surgem novos factos e situações que complementam ainda mais a narrativa. Há capítulos que começam bem distantes do final dos anteriores e que, por vezes, até têm lugar noutro espaço temporal. A minha questão era sempre a mesma: Mas como é que isto vai ligar à história atual? Fiquei sempre surpreso com as conexões entre os personagens e acontecimentos.

 

No que toca ao desenho, estamos perante algo mais real e sem os típicos traços de personagens como olhos grandes ou “caras bonitinhas”. O artwork é muito realista e pormenorizado, dando enfase aos mais mínimos detalhes em certas imagens.

 

monstertenma.jpg

 

Monster é um produto de altíssima qualidade. A história tem lugar na Europa, nomeadamente na Alemanha, mas também em alguns países como Áustria, República Checa, Japão, França ou ainda Checoslováquia. Isto mostra bem as ligações que existem na história entre diferentes entidades governamentais/policiais e nas reviravoltas que a mesma tem ao longo de mais de 160 páginas.

Quer já conheçam outros trabalhos de Naoki Urasawa ou a temática/ história vos chame à atenção, aconselho vivamente a lerem Monster.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.