Frostpunk “The Last Autumn” – Análise

frostpunklastautumn

 

The Last Autumn é o mais recente DLC para Frostpunk e as novidades são algumas. A expansão tem lugar antes da história do jogo principal, antes da chegada do permanente gélido inverno. Ao contrário do habitual, desta vez temos uma temperatura amena para trabalhar e esse é o menor dos nossos problemas. O nosso objetivo é criar o gerador conhecido de todos nós e resta saber até que ponto estamos preparados para sacrificar tudo e todos de forma a atingir o objetivo.

 

frostpunk_tecnologia_outuo

 

As novidades de Outuno

A primeira grande alteração com que nos deparamos neste DLC é a evidente ausência do manto branco. Agora o verde é a cor predominante neste novo mapa com acesso marítimo pela primeira vez. As docas são um dos 25 novos edifícios presentes no DLC e acabam por nos ajudar no fornecimento de carvão, madeira e ferro. Tendo em conta que estamos num espaço com recursos algo limitados, as docas acabam por ser bastante importantes numa fase inicial, pelo menos até o frio chegar novamente e cortar os acessos marítimos.

Como disse, o mapa é relativamente pequeno e os recursos naturais não são abundantes. A madeira ainda é o que mais se encontra, mas não existem recursos naturais de carvão e nem edifícios para produzir aço. Toda esta gestão é bastante exigente visto muitos dos itens necessários para construir o gerador, necessitarem de largas quantias de todos estes recursos. Já para não falar da própria evolução da árvore tecnológica, a qual contém muitas novidades em termos de melhoramentos e edifícios. Na verdade, existe toda uma nova seção tecnológica pre apocalipse, o que proporciona uma grande alteração na forma de jogar.

Outro novo edifício é uma estação que permite pedir mais trabalhadores, engenheiros ou os preciosos steam cores usados para diversas melhorias cruciais. A cada novo pedido, é necessário esperar 24 horas para que o barco chegue com os nossos requisitos. Esta funcionalidade ajuda bastante, mas é preciso ter cuidado para não pedir demasiada mão-de-obra, pois podem deparar-se rapidamente com um problema de falta de comida.

 

frostpunk sindicato

 

A Lei do Trabalho

Existe um novo livro de leis no trabalho e com imensas possibilidades que, beneficiam ou prejudicam, o contentamento e a motivação. Este último é o novo fator presente no DLC, o qual vem substituir a esperança. A motivação funciona de forma peculiar pois está dividida em três partes e, conforme o estado da mesma, a produtividade será mais lenta ou mais eficaz. Na verdade, o nível de motivação é o mais importante neste novo desafio pois estamos numa constante corrida contra o tempo, e esta deve estar sempre no máximo para que a produção esteja sempre no seu esplendor.

A construção do gerador acarreta perigos para os trabalhadores, como gases tóxicos ou as inevitáveis quedas e outros acidentes. Se as coisas começarem a ficar complicadas para os trabalhadores, estes irão entrar em greve e começar a fazer exigências. É necessário contornar estas situações ao melhorar as condições de trabalho através de novas leis ou melhoramentos na árvore tecnológica.

A dado ponto no jogo, será necessário criar um sindicato e decidir se deixamos a cargo dos trabalhadores ou engenheiros. Isto também irá ter repercussões a médio longo prazo, onde cada um “puxa a brasa à sua sardinha”. A partir daqui, surgem imensas situações complicadas e que nos farão tomar decisões sem nunca saber se aquele é o melhor passo ou não. Pelo menos, não nas primeiras tentativas de jogo. Sim, porque o falhanço é inevitável.

 

frostpunkplano

 

Um projeto detalhado para a construção do Gerador

Há um menu novo com o plano de construção do gerador e os detalhes dos diversos passa. O menu avisa ainda se estamos atrasados ou adiantados relativamente ao plano de trabalhos. Se estiverem com dias de avanço, então estão a ir bem. Porém, o mínimo contratempo pode deitar tudo a perder e quando derem por vocês, já podem estar com vários dias de atraso. Este menu mostra ainda as quantidades de recursos necessários para cada diferente fase do processo. Acreditem, são muitas fases, tal como os contratempos.

 

 

Tal como o jogo principal, The Last Autumn corre bem, apesar de ter encontrado um bug onde não apareciam as leis para escolher assim que entrava nesse menu. Tive de sair do jogo e voltar a entrar para tudo voltar ao normal.

The Last Autumn é um DLC e aconselhado a todos os fãs do jogo principal. Terminei a história num espaço de 3 a 4 horas, mas se acharem que é pouco, deixem-me dizer que é tão intenso que pareceu o dobro. As novas leis, edifícios e árvore tecnológica, adicionam conteúdo suficiente para justificar o seu preço, seja a nível individual ou através do season pass. Destaque ainda para novo modo de jogo chamado Builders, dentro do modo Endless. Este oferece novos cenários onde também têm de construir o gerador, com diferentes tipos de adversidades. Após terminar a história, este é sem dúvida uma boa forma de continuar a jogar por mais umas quantas horas.

Para mim, Frostpunk é um dos melhores jogos de estratégia atualmente e este novo DLC só veio adicionar ainda mais qualidade e brilho a um produto de excelência.

 

positivo História tem lugar antes do jogo principal
positivo Nova árvore tecnológica

positivo Novo livro de Leis do trabalho
positivo 25 novos edifícios
positivo Plano de construção do Gerador muito detalhado
positivo Builders é a nova variante no Endless Mode

errado Nada que mereça ser salientado

Data de Lançamento: 21 de Janeiro de 2020
Produtora: 11 bit Studios
Editora: 11 bit Studios
Género: Estratégia
Disponível para: Microsoft Windows (DLC brevemente nas consolas)

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise (PC) por parte da Evolve PR.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.