Artigos

Sleeping Dogs ainda é um grande jogo

sdogs

 

Sleeping Dogs foi um jogo que comprei no primeiro dia que saiu – 14 de Agosto de 2012. Passados quase 8 anos, eis que voltei a jogar e terminar pela segunda vez. Apesar de ter comprado a versão remaster em 2017 e ter começado a jogar na altura, outras coisas foram aparecendo e este foi ficando para trás. De salientar que quando joguei na Xbox 360, obtive todas as conquistas e depois de tantas horas jogadas, ter vontade de regressar significa claramente que o jogo vale a pena. Ou pelo menos, é essa a minha opinião.

A narrativa gira em torno do polícia Wei Shen, o qual se infiltra na máfia Chinesa e, durante bastante tempo, vive numa constante dupla personalidade. As suas raízes pertencem a esse lado menos bom da sociedade e, a dada altura, inicia-se um conflito interno. O querer cumprir o seu trabalho mas, ao mesmo tempo, não querendo prejudicar algumas pessoas dentro do gangue, acaba por começar a despoletar certos eventos que irão ter consequências a curto prazo.

No geral, Sleeping Dogs conta uma boa história e o decente conjunto de personagens acaba por ajudar neste aspeto. É uma narrativa com algumas reviravoltas, mas sem grandes surpresas. Estamos perante um jogo que, a meu ver, tem algo bastante único. Um mundo aberto em plena cidade de Hong Kong e que recria muito bem o mundo das famosas Tríades.

Engraçado como aconteceu algo que já não me lembrava. A entrada para a missão final fez-me lembrar uma situação igual presente em Red Dead Redemption 2. Wei começa a relembrar momentos que decorreram durante toda a sua caminhada, frases dos seus companheiros e não só, que o deixaram muito conflituoso mentalmente pela sua dupla situação. Um pormenor bastante interessante, tendo em conta que Red Dead Redemption 2 fez o mesmo e eu pensei que tinha sido a primeira vez que tinha visto tal coisa. Mérito para Sleeping Dogs.

 

sdogstriad

 

A jogabilidade consiste naquilo em que já estamos habituados neste tipo de jogos. Um mundo aberto com várias atividades secundárias e onde, em muita delas, agimos como polícia para impedir atos menos positivos nas ruas. Quero destacar o combate com foco em Kung-fu e onde podemos aprender mais golpes no Dojo. Na verdade, este é um dos meus pontos favoritos do jogo, até porque durante os combates, podemos derrotar inimigos com a ajuda de elementos/ armadilhas presentes no cenário. Cabines telefónicas, contentores de lixo, quadros eléctricos, ventiladores ou mesas com serras eléctricas, são só alguns dos objetos com os quais podemos interagir. Escusado será dizer que estes são “fatalities” bem brutais de se ver.

 

sdogsmota

 

O design da cidade é outro dos pontos positivos. Existem áreas mais modernas com grandes edifícios e arquiteturas interessantes, e outras mais tradicionais onde se vêm alguns templos disponíveis para explorar. A cidade acaba por não ser extremamente grande, mas é o suficiente para não sentirmos que podemos estar em qualquer lugar num espaço de segundos. Bom, na verdade, ao invés de conduzirmos, podemos ir de táxi e aí sim, é num espaço de segundos. Já que falo em deslocações, dá para adquirir diversas viaturas, sejam carros ou motas. Para além disso, também dá para comprarmos imensa roupa, de forma a tornar o personagem o mais único possível. A personalização da roupa é considerável mas, infelizmente é mesmo o único aspeto no jogo onde é possível fazê-lo.

Depois de terminar novamente a campanha, posso dizer que valeu a pena voltar a jogar passado todo este tempo. Na minha opinião, continua a ser um jogo muito especial, até porque, tal como já disse, acaba por oferecer algo que não se vê muito hoje em dia. E sabem que mais? Mesmo depois de ter obtido todas as conquistas do jogo na Xbox 360, sinto vontade de continuar a jogar e fazer o mesmo na Playstation 4. É de doidos? Talvez. É divertido? Sim!!

 

Categorias:Artigos

Tagged as:

1 reply »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.