Análises

One Punch Man: A Hero Nobody Knows – Análise

opmanalise

 

Depois do sucesso do anime e numa fase onde a Bandai Namco anda a lançar várias adaptações de anime para videojogos, era so uma questão de tempo até chegar a hora de One-Punch Man. Porém, tal como acontece com muitas outras adaptações, A Hero Nobody Knows acaba por não conseguir ter uma qualidade que faça jus ao material original.

One-Punch Man conta a história de um herói chamado Saitama, o qual consegue derrotar os seus adversários com um único murro. Este jogo representa a primeira temporada do anime e os eventos da história estão presentes tal como seria de esperar. Porém, ao contrário da série, não jogamos na pele de Saitama pois como poderia funcionar um jogo onde o personagem principal derrota os adversários com um soco apenas?

 

opmheroi

 

Personalização

O jogo permite-nos criar o nosso herói e esse é um dos melhores aspetos do jogo. Inicialmente, as opções não são muitas, mas com o progresso vão aparecendo imensas escolhas. Existem centenas de itens para equipar, desde as coisas mais sem nexo, até ao mais usual. É possível colocar alguns itens em qualquer zona do corpo e mudar a respetiva cor. As possibilidades são incríveis e isso é uma boa opção para quem quiser ir mais além na criação de algo único.

Para além do nosso herói, o nosso apartamento também pode ser alvo de personalização com diversos tipos de equipamentos e decorações. Camas, televisões, frigoríficos, entre muitas outras possibilidade, as quais vão desbloqueando com o progresso e podem ser adquiridos em determinadas lojas. Na prática, acaba por não servir para grande coisa, mas tendo em conta que o apartamento de Saitama tem algum destaque durante a primeira temporada, o estúdio deve ter achado por bem incluir algo que desse destaque a isso.

 

 

Pequeno “mundo aberto”

O jogo tem lugar num pequeno “mundo aberto”, onde existem várias lojas para comprar itens e aceitar missões. Na verdade, este mundo aberto, não passa essencialmente de uma quarteirão da cidade. Existem pouco mais de uma dúzia de ruas e algumas estão bloqueadas inicialmente. Neste espaço, podemos encontrar vários personagens conhecidos da série, com as quais podemos interagir e aceitar missões. Para além disso, só restam as tais lojas que mencionei anteriormente e que vendem itens, roupa e produtos para decorar o nosso apartamento.

 

opmcidade

 

Reputação e Rank do Herói

Um dos objetivos do jogo é elevar o nível de rank de herói. Para isso, precisamos fazer determinadas missões, as quais podem aumentar o nosso nível e reputação na cidade. São situações diferentes e para poder jogar as missões da história, é essencialmente a reputação na cidade que conta. Fora da história, as missões são básicas e sem qualquer brilho mas, infelizmente, necessárias para elevar a nossa reputação e podermos continuar a desbloquear as tais missões de história.

É uma pena pois o jogo acaba por se tornar num grind aborrecido e que nos vai consumindo lentamente a paciência. Após algumas horas de jogo, dei por mim a passar os diálogos à frente pois não passavam de conversas sem qualquer importância. Ainda no que toca à reputação, cada vez que subimos de nível, ganhamos pontos para poder melhorar o nosso ataque, barra de vida, entre outras situações. Acaba por ser algo positivo e que nos permite, mais uma vez, moldar o herói à nossa imagem.

 

opmcombate1

 

Combate

É no combate que o jogo fica mais interessante. Estes têm lugares em arenas com um bom espaço para nos movimentarmos, apesar de ter ficado com a sensação que a mobilidade dos personagens não era a melhor. Existem quatro estilos de combate, com os respetivos golpes específicos de cada um. Estes estilos também vão subindo de nível ao longo do jogo, desbloqueando novos golpes e oferecendo a hipótese de personalizar quais podemos usar em combate. Só podemos ter três equipados e mais um especial. De salientar que todos estes golpes são iguais, ou maioritariamente iguais, aos dos personagens da série o que é excelente.

É também durante os combates que vão acontecendo eventos aleatórios tais como, meteoritos a cair do céu ou a famosa toupeira a aparecer no chão para nos atacar. Isto é tal e qual a série e tanto nós, como o adversário, podemos ser atingidos e prejudicados. Ao longo dos combates, vão aparecendo heróis para nos ajudar. Uma vez que isso aconteça, podem ser utilizados como segundo personagem jogável e acaba por dar um maior dinamismo ao combate. Obviamente que quando o Saitama chega, o confronto acaba de imediato após o seu primeiro murro. Existem também alguns itens que vão aparecendo no campo de batalha e que aumentam a nossa defesa ou ataque, entre outras coisas.

 

Multiplayer com várias opções

O jogo pode ser jogado online ou offline. Isto tem uma alteração importante no jogo pois acabamos por ver outras pessoas na nossa cidade, e podemos interagir com elas para várias situações. Digamos que é um jogo single-player, mas que incorpora o multiplayer disfarçadamente. Para além da história, existem diversos modos multiplayer com várias opções de personalização. Inclusive, é possível permitir ou não que o Saitama seja uma personagem jogável, tendo em conta a sua eficácia em combate…

 

opmcombate2

 

Visuais e Áudio

No que tocas aos visuais, estamos perante um produto muito vulgar. Não existe nada neste jogo que me faça ficar deslumbrado. A cidade está bem recriada e é “acolhedora”, mas não passa disso. As arenas de combate oferecem algum diversidade visual, mas nada mais tenho a acrescentar sobre as mesmas. No que toca ao áudio, existem as habituais dobragens em inglês e japonês.

Algo que me incomodou bastante foi o nosso herói gesticular sem dizer qualquer palavra. Imaginem estarmos a interagir com outro personagem e este fala connosco e responde-nos, tal como se estivéssemos a dizer algo, mas não abrimos a boca… Tendo em conta que podemos escolher inicialmente uma de três vozes para o nosso personagem, a sua utilização serve apenas para o combate, mas também não passa de “gemidos”. No que toca a falas, é zero. A banda sonora encaixa perfeitamente na temática da série, utilizando uma sonoridade muito semelhante.

 

Problemas na performance

Para além de se tornar bastante repetitivo, outro dos problemas com que me deparei foi o frame rate. Ao percorrer a cidade, o personagem encravava várias vezes ao andar e os próprios NPC’s levam tempo a aparecer à nossa frente, apesar de sabermos que eles estão lá para dar uma missão. Em termos de combate, também senti alguns problemas de estabilidade, mas foram muito menos do que ao andar na cidade. Tendo em conta que o jogo permite jogar online ou offline, tentei jogar com a consola desligada da internet e estes problemas continuaram, o que comprova que é um problema do jogo e não dos servidores.

 

 

Veredito Final

One-Punch Man: A Hero Nobody Knows acaba por não conseguir atingir a qualidade que desejava. A presença da história inicial da série, acaba por não ser suficiente para entusiasmar os fãs da mesma. Apesar do combate estar bem implementado, com todos os heróis e respetivos combos, as missões acabam por ser muito repetitivas e o exigido grind também não ajuda. Para piorar ainda mais, os problemas de frame rate assombram os nossos passeios pela cidade onde, muito esporadicamente, também se refletem durante o combate. Acima de tudo, este é claramente um jogo para os fãs e apesar dos vários problemas, só mesmo esses irão encontrar algum divertimento neste produto.

 

positivo Incrível personalização do nosso herói
positivo Sistema de rank do herói tal como na série
positivo Banda sonora muito semelhante à da série
positivo Combates divertidos e caóticos

 

errado Missões secundárias são “obrigatórias” e repetitivas
errado Problemas de frame rate
errado Visuais bastante vulgares
errado Alguns NPC’s levam tempo a aparecer no mapa

Data de Lançamento: 27 de Fevereiro de 2020
Produtora: Spike Chunsoft
Editora: Bandai Namco Entertainment
Género: Ação, Luta
Disponível para: Microsoft Windows, Playstation 4, Xbox One

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise (Playstation 4) por parte da Bandai Namco Entertainment.

1 reply »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.