Overpass – Análise

overpassanalise

 

Overpass é um título que promete muito. Um jogo de trial com Buggies e Quads e que oferece diferentes tipos de desafios. Podem contar com provas de várias voltas, escalada, circuitos de obstáculos com terrenos que vão desde areia, gravilha, lama ou rochas, e com vários climas e horas do dia fielmente reproduzidas. Partindo deste premissa, temos um jogo que nos vai prender por muito tempo e divertir, principalmente para um amante de jogos de carros como eu.

Porém, o impacto com a realidade foi mais duro do que esperava. Assim que começamos o jogo, levas um doloroso soco no estômago. Isto não é um jogo, é uma simulação pura e dura, e isso é facilmente percetível logo nos tutoriais. Os Buggies são controláveis e as Quads são letais. Ambos com um comportamento duro e brusco, onde a curva de aprendizagem simplesmente não existe.

 

overpass1

 

A carreira está organizada em vários eventos e com diversas provas. Ao progredir na mesma, vamos tendo acesso a novos melhoramentos para as viaturas, os quais são transversais. Desbloqueias um e podes aplicar, comprando com o dinheiro que vais ganhando nas provas, em todas as viaturas que tens, o que não é muito simulação já que essa peça serve para qualquer Buggy ou Quad que queiras. Também vamos desbloqueando novas viaturas e personalizações, tanto para o piloto como para os veículos. Por falar em dinheiro, é possível obter patrocínios com os quais podemos obter mais fundos para investir nas diversas frentes. No geral, senti que a carreira acaba por ser algo repetitiva, comparativamente ao que prometia inicialmente.

Para além da carreira, também existem outros modos de jogo como os habituais “quick race”, multiplayer (split-screen incluído) ou ainda as “custom races”, onde podemos criar um evento à nossa medida. Em suma, escusado será dizer que o foco de maior atenção de Overpass se concentra na carreira.

 

overpass2

 

Em termos da jogabilidade, para além da já mencionada simulação, o jogo proporciona grandes níveis de frustração e incoerência. Foram várias as vezes em que falhei um obstáculo e, ao fazer reset à viatura, fiquei num ponto onde simplesmente não conseguia sair. As próprias físicas do jogo também não ajudam, onde as viaturas muitas vezes parecem ser feitas de papel e reagem com saltos muito pouco reais. Overpass é um jogo onde a alta velocidade é raramente aconselhada, mas mesmo praticamente parado, conseguimos inferir danos inexplicáveis à viatura.

No que toca aos visuais, a apresentação do jogo é agradável, embora os circuitos pareçam muito vazios, já para não mencionar a ausência de público. Quer destacar os diversos tipos de obstáculos presentes no nosso caminho, como troncos, pneus, manilhas de esgotos, os quais também se encontram bem detalhados e sempre prontos para nos dificultar a vida. Existe uma boa variedade de cenários, sejam eles mais desertos, rochosos ou florestais. Em termos sonoros, apesar da uniformidade entre as várias viaturas, o jogo cumpre a sua missão e faz-te sentir o ambiente de estares dentro da ação. Antes de entrar na recta final, quero salientar que tive algumas quebras de framerate, embora nada que prejudicasse totalmente a jogabilidade.

 

 

Overpass oferece diferentes tipos de desafios e conta com mais de 20 viaturas de alguns dos principais fabricantes como Arctic Cat, Yamaha, Polaris e Suzuki. A jogabilidade é extremamente exigente, mas se gostam deste tipo de desporto, então este pode ser um produto para vocês. Overpass conta também com mais de 40 percursos que irão exigir o vosso suor e lágrimas, de modo a os conseguirem superar da forma mais eficaz e rápida possível. Todavia, convém salientar que este é um jogo que poderia estar muito melhor em vários aspetos e, o seu conteúdo algo limitado, pode ajudar a atingir um ponto de saturação facilmente.

 

positivo Apresentação
positivo Variedade de desafios

errado Física das viaturas
errado Curva de dificuldade

Data de Lançamento: 27 de Fevereiro de 2020
Produtora: Zordix Racing, Zordix AB
Editora: BigBen Interactive
Género: Corridas
Disponível para: Microsoft Windows, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Foi disponibilizado um código para análise (Playstation 4) por parte da Upload Distribution.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.