Totally Reliable Delivery Service – Análise

TotallyReliable_analise

 

Já alguém se perguntou o que é que aconteceria se misturássemos o jogo Death Stranding com o jogo Octodad? Tenho a certeza que não, e que se alguém vos propusesse isso, a vossa reacção seria “Porquê?”. Pois bem, houve um grupo de pessoas (mais concretamente na We’re Five Games) que em vez disso, perguntou “Porque não?” e é assim que surge Totally Reliable Delivery Service. Com efeito, Totally Reliable Delivery Service (TRDS doravante para não maçar muito) é um jogo que tem como núcleo da sua jogabilidade a entrega de encomendas à semelhança de Death Stranding, sem a parte do bebé (ainda sinto as lágrimas a cair quando penso no BB) em conjunto com o nonsense e a dificuldade inerentes a (ou pelo menos em tentar) controlar um polvo meio que antropomórfico em Octodad.

 

TotallyReliable_1

 

No que diz respeito à jogabilidade, a primeira coisa que reparei quando comecei de facto a jogar TRDS, foi que o movimento da personagem dá a sensação de alguma rigidez e que os comandos do jogo necessitam de alguma habituação por parte do jogador. Não quero com isto dizer que isso seja forçosamente mau. A dificuldade em controlar o personagem que vemos no ecrã pode, e muitas vezes é, parte integrante do charme e da piada que o jogo tem. Basta olhar para o Surgeon Simulator ou para o acima referido Octodad, para perceber que a dificuldade em controlar o que se passa no ecrã pode ter resultados bastante hilariantes. Apesar disto, este jogo caminha ao longo de uma linha muito ténue entre o absolutamente hilariante e o absolutamente frustrante, pois muitas vezes a simples acção de tentar colocar uma encomenda em cima de um veículo para a poder transportar, faz com que o riso dê lugar à frustração.

Por falar em veículos, a variedade oferecida pelo jogo é apreciável. Desde carros e camiões até helicópteros e aviões, passando por barcos e balões de ar quente, temos acesso a tudo quanto poderíamos desejar para poder levar as entregas até aos seus destinos. Porém, mais uma vez pode tornar-se frustrante o controlo de alguns destes veículos. Aqui é importante dar relevo ao controlo de veículos aéreos, o qual é muito difícil. Durante a minha experiência com o jogo, mesmo depois da minha quarta ou quinta tentativa, tinha muitas dificuldades para conseguir dominar a trajectória descrita pelo helicóptero que tentava controlar, resultando muitas vezes num mergulho subaquático involuntário.

 

TotallyReliable_2

 

O jogo passa-se em mundo aberto, num mapa relativamente grande – tornado ainda maior com os DLCs – e com variedade no que diz respeito aos ambientes apresentados. Durante a travessia pelo mapa, o jogador deverá estar sempre atento na medida em que o jogo coloca alguns obstáculos para testar essa mesma atenção. Disto são exemplo a ocasional tampa de esgoto que sai disparada do chão e que leva o jogador pelos ares, ou o ocasional camião que vem do nada completamente desgovernado e que nos abalroa. Para além destes, temos ainda outros imprevistos que dificultam o caminho do jogador na sua rota de entrega de encomendas, ou seja, a existência de bugs. Na minha experiência com o jogo foram mais do que eu desejaria, e neste caso um pouco mais de tempo para limar estas arestas, teria resultados significativos na experiência tida com este jogo. Nas primeiras cinco vezes até foi engraçado ficar preso dentro de uma das caixas em que se deixam as encomendas, mas depois da sexta nem por isso.

 

TotallyReliable_3

 

No que diz respeito ao tipo de missões que compõe o jogo, elas existem em duas variantes sobretudo: ou entrega contra o relógio, em que tentam entregar as encomendas no menor tempo possível, ou missões em que tentam entregar os diferentes itens com o menor dano possível. Desta forma, fiquei algo desiludido com a falta de variedade de modalidades e de objetivos que o jogo apresentou. Apesar de algumas encomendas terem especificidades diferentes entre si, ou seja, encomendas que podem explodir, ou cubos de gelo que nunca param de deslizar e necessitam que o seu transporte seja feito de forma diferente das restantes, uma maior quantidade de modos de entrega seria bastante benéfico para a experiência geral oferecida pelo jogo.

 

TotallyReliable_4

 

Em termos visuais o jogo transparece um estilo bastante próprio e cheio de personalidade. O mapa é colorido e as personagens que o habitam têm um aspecto… suis generis digamos. Para terem uma ideia, imaginem um híbrido entre uma pessoa de carne e osso e um Playmobile, só que toda feita de gelatina. Agora já devem conseguir perceber mais ou menos o estilo das personagens deste jogo. Já os cenários onde o jogo se desenrola, são bastante coloridos e, de certa forma, agradáveis. Temos cenários balneares, montanhosos e cenários mais urbanos. Todos estes cenários conseguem comunicar ao jogador a atmosfera desejada de forma eficaz, ajudando assim a estabelecer os diferentes ambientes do jogo. Mesmo assim, TRDS não se livra de alguns glitches gráficos que acabam por prejudicar a experiência, em especial se estivermos a falar da componente online do jogo.

No que à componente sonora do jogo diz respeito, deve ser dito que a banda sonora é de uma qualidade assinalável e é um dos pontos mais positivos do jogo. A trilha sonora de TRDS é variada e com temas bastante agradáveis ao ouvido, sendo animada e conseguindo animar o jogador durante a entrega das encomendas ou durante o simples causar do caos no mapa do jogo. Outro aspeto que saltou à vista (ou neste caso ao ouvido), foram os efeitos sonoros que estavam – por defeito – demasiado altos. Nada que uma pequena visita ao ecrã de configurações do som não resolva.

 

TotallyReliable_5

 

Este jogo pode ser desfrutado de forma local ou online, havendo a possibilidade de jogar sozinho ou em modo co-op. Em relação ao modo online, deve ser dito que o seu funcionamento não é dos melhores visto que, no decorrer da minha experiência, várias foram as vezes em que fui desconectado do servidor ou que aconteceu algum problema na ligação. E isto caso conseguisse encontrar uma sessão a que me pudesse ligar, na medida em que as sessões disponíveis no servidor europeu eram muito poucas e a maior parte das que existiam estavam protegidas por palavra-passe. Para além disso, os bugs que já eram bastante comuns durante a experiência offline, multiplicam-se por dois na variante online. Esta é uma falha que faz com que uma boa parte do potencial do jogo não seja materializado, pois abriria possibilidades de causar o caos e a destruição no mapa que iriam com certeza, elevar em muito o grau de diversão que o jogo poderia proporcionar.

 

 

Em conclusão, TRDS é um jogo com um estilo muito próprio e com bastante personalidade, embora com várias limitações do ponto de vista técnico. Vários bugs, controlos de difícil habituação e algo frustrantes, e uma falta de variedade de modos de completar as missões, acabam por fazer com que o jogo não alcance todo o potencial que tinha à partida, esgotando-se de forma algo rápida a sua novidade, dando a mesma, lugar à monotonia. Apesar disso, uma banda sonora bem conseguida e alguns amigos com quem jogar, podem ser a receita certa para umas boas horas de diversão na companhia de Totally Reliable Delivery Service.

 

positivo Excelente banda sonora
positivo Muita personalidade
positivo Mapa de grandes dimensões

errado Experiência marcada por bugs
errado
Online pouco funcional

errado Pouca variedade nas missões

Data de Lançamento: 1 de Abril de 2020
Produtora: We’re Five Games
Editora: TinyBuild Games
Género: Corridas
Disponível para: Microsoft Windows, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS e Android

Foi disponibilizado um código para análise (Playstation 4) por parte da TinyBuild Games.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.