Eventos de videojogos em tempos de Covid-19

eventosvideojogos2020

 

Vivemos em tempos ímpares onde tudo é novo, seja a maneira como vivemos, como trabalhamos ou como interagimos, e os videojogos não fogem à regra. Nos últimos meses, muitos foram os eventos cancelados, eventos que passaram a digitais e novos eventos que aproveitaram esta nova normalidade para se ajustarem às necessidades e exigências. A verdade é que não irão faltar montras para vermos tudo aquilo que este ano, o qual implica uma nova geração de consolas, nos irá trazer. Aliás, tanto a Microsoft como a Sony, já usaram de maneiras bastante díspares, os meios digitais para revelarem alguns detalhes das suas armas para o final deste ano.

 

insidexboxmay2020

 

Para abrir as hostilidades, a Microsoft vai transmitir um episódio especial do Inside Xbox, já no próximo dia 7 de maio, dedicado a jogos third party a correr na Series X. A Ubisoft já confirmou a presença de Assassins Creed Valhalla para mostrar a sua jogabilidade (para quem quiser entrar no espírito e ver algo relacionado, façam como eu e vejam The Last Kingdom na Netflix que acabou de estrear a 4ª temporada). Apesar de só haver essa confirmação, a Ubisoft também poderá trazer Raindow Six Quarentine (um título adequado ao mundo atual) ou, quem sabe, Beyond Good & Evil 2. Mas para além dos jogos que já estarão confirmados para a XSX, também Battlefield 6, Cyberpunk 2077, Gods and Monsters, Outriders e The Lord of the Rings: Gollum, poderão fazer parte do elenco. Ainda assim, acredito que possam haver algumas surpresas. Phil Spencer também já prometeu mais novidades para o mês seguinte mas, desta vez, para jogos dos muitos estúdios internos a trabalhar na nova geração. Não revelou a forma como isso será feito, mas poderá estar enquadrado nos eventos abaixo mencionados ou num evento próprio.

 

dualsenses

 

Curiosamente, a Sony tem estado muito silenciosa, e até a nível técnico e estético, pouco se sabe para além do novo comando da PS5. Porém, segundo a capa da revista oficial da Playstation do próximo mês, junho poderá ser o mês das novidades. Aparentemente, irão revelar os “jogos que vão sair na PlayStation 5 e como irão correr”. Se a revista está prevista chegar às bancas no dia 2 de junho, o mais provável é que a Sony venha a ter algum tipo de evento antes para mostrar esses jogos. Será aí que veremos a estética da consola? Será que irá seguir a cromática do DualSense?

 

ignsummergaming

 

Quanto à E3, esta foi simplesmente cancelada e agendada para 2021, num evento repensado para juntar fãs, imprensa e indústria, onde o objetivo é a celebração do universo dos videojogos. Estando a E3 fora de jogo, o seu espaço foi desde logo aproveitado para novos eventos.

O primeiro a apresentar-se foi o IGN Summer of Gaming, um evento totalmente digital, onde já estão confirmadas as presenças de vários parceiros como 2K, Square Enix, SEGA, Bandai Namco, Amazon, Google Stadia, Twitter, Devolver Digital e a THQ Nordic. Embora ainda por oficializar, é bem possível que os “gigantes” Sony, Microsoft, EA e Activision também possam marcar presença. O formato será semelhante ao da E3, com espaços para os intervenientes, bem como programas antes e depois com análises da sua equipa de redação. IGN Summer of Gaming ainda não tem uma data definida, mas estão prometidos mais detalhes no final deste mês, apesar de se saber que o evento terá lugar no início de junho.

Outro evento que se apresentou para preencher o vazio da E3 foi o Summer Game Fest, organizado pelo veterano da indústria Geoff Keighley. O evento tem um prazo alargado e irá decorrer entre os meses de maio e agosto. Com este anúncio, foram também confirmados muitos parceiros: 2K, Activision Publishing, Bandai Namco Entertainment, Bethesda, Blizzard Entertainment, Bungie, CD Projekt Red, Digital Extremes, Electronic Arts, Microsoft, Private Division, Riot Games, Sony Interactive Entertainment, Steam, SQUARE ENIX, e a Warner Bros. Interactive Entertainment.

Geoff já revelou que na próxima semana a Microsoft irá revelar alguns planos, mas que poderemos contar com várias intervenções sobre a Xbox neste evento. De lembrar que foi no The Game Awards, no passado mês de dezembro, um evento organizado também por Geoff Keighley, que Phil Spencer subiu ao palco para revelar a Series X.

 

summergamefest

 

A Gamescom também anunciou um evento digital (apesar de oficialmente o evento físico não estar cancelado). O mais concorrido evento da indústria, com quase 400 mil pessoas em 2019, terá desta vez um formato também digital e manterá as datas de 25 a 29 de agosto. É de esperar o Opening Night Live, que no ano passado foi apresentado por Geoff Keighley mas, desta vez, totalmente online. A organização ainda não revelou mais detalhes nem participantes, mas como ainda faltam quatro meses, as novidades deverão chegar mais perto do evento.

A Game Developer Conference, um evento mais técnico mas com relevo em ano de nova geração de consolas, também cancelou a vertente física e confirmou que na mesma data, entre os dias 4 e 6 de Agosto, irá organizar os painéis totalmente em formato digital. Tal como a Gamescom, são de esperar mais novidades sobre o formato e os participantes com o aproximar da data da sua realização.

O Evolution Championship Series 2020, um dos maiores campeonatos de videojogos que teria o palco montado em Las Vegas, também viu a situação pandémica atual forçar o seu cancelamento. A organização do EVO 20 está a trabalhar para substituir o formato para ser inteiramente digital mas, para já, não foram avançadas datas para o evento.

Este é o panorama atual. Num ano tão importante para a indústria e para os jogadores, com a chegada de uma nova geração, temos muito por onde escolher nos próximos meses para receber as novidades, os novos jogos e os detalhes de cada uma das novas consolas, incluindo o sempre importante preço. As novas máquinas estão previstas chegar ao mercado no final deste ano e uma coisa é certa. De forma a apelar os consumidores a darem o salto para a próxima geração, não deverá demorar muito tempo até vermos eventos próprios da Microsoft e Sony a detalhar o seu novo produto.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.