15 Animes de Ficção-Científica que merecem a vossa atenção

scifianime

 

O género ficção-científica é uma temática que pode abranger diversos aspetos e que, ao mesmo tempo, torna difícil a sua definição. Podemos associar a cenários futurísticos ou apocalípticos, existência de vida alienígena ou androides e, em muitos casos, realidades totalmente díspares da nossa atualidade. As hipóteses são muitas e a imaginação acaba por ser a única ferramenta necessária para toda a criação de algo que vemos sempre como um futuro distante e difícil de acreditar que venha a ser real.

Os 15 nomes que se seguem foram escolhidos por mim e pelo Francisco Reis, outro dos colaboradores do Pixel Glitch. Como devem imaginar, existem imensos nomes que podíamos ter colocado na lista e os escolhidos até podem estar longe de ser os melhores. Porém, são alguns dos nossos favoritos e achamos que merecem alguma atenção.

Se tiver alguma sugestão para além destas, podem deixar a vossa opinião nos comentários para que possamos todos ter uma discussão saudável sobre o futuro. 🙂

 

 

Akira

Akira é baseado no manga criado por Katsuhiro Otomo, o qual teve início dos anos 80. A história do filme tem lugar em Neo-Tóquio, uma cidade reconstruída após a terceira guerra mundial. A narrativa gira em torno de dois amigos de infância, os quais acabam por se cruzar com determinados eventos governamentais. O seu envolvimento é inevitável e, a partir daqui, é toda uma viagem intensa num mundo futurista.

 

 

Cowboy Bebop

Discutivelmente, a série mais icónica da década de 90, Cowboy Bebop tem a exploração espacial como pano de fundo. Esta é pautada por uma sublime banda sonora que oscila entre os vários géneros de jazz. Apesar de todas estas qualidades, aquela que mais se destaca é a construção e o desenvolvimento das personagens de Cowboy Bebop, que deixará qualquer expectador com uma lágrima no canto do olho aquando do aparecimento dos créditos no último episódio.

 

 

Darker than Black

Após o aparecimento de um Heaven’s Gate (Portão do Céu) na América do Sul e um Hell’s Gate (Portão do Inferno) no Japão, todos os corpos celestiais desapareçam, dando lugar a outras estrelas. Cada uma destas corresponde a um Contratante, pessoas com poderes especiais que apareçam com o surgimento destes portões. Estes indivíduos tentam passar despercebidos na civilização e são usados por um Sindicato para executar diversas missões. A história da primeira temporada foca-se entre um Contratante chamado Hei e uma detective de nome Misaki Kirihara, a qual tem como objetivo capturá-lo. Darker than Black é um anime cheio de ação e alguma melancolia derivada do seu mundo.

 

 

Eden of the East

O Japão foi atingido por várias mísseis a 22 de Novembro de 2010 e embora não tenham resultado vítimas desse acontecimento, o dia ficou conhecido como “Careless Monday”. Três meses após esse evento, Saki Morimi viaja até aos Estados Unidos para festejar o fim da sua formação académica e cruza-se com um determinado rapaz que tem amnesia. Com o desenrolar da sua relação, ficam a saber que esse mesmo rapaz possui cerca de 8 biliões de Ienes virtuais no seu telemóvel e que faz parte de um jogo. Qual será a razão da sua amnésia? Poderá estar relacionado com a “Careless Monday”? Qual o objetivo do jogo? Qual a razão de possuir tanto dinheiro?

 

 

Ergo Proxy

Ergo Proxy é um thriller de ficção científica que explora um futuro em que humanos e androides convivem de forma normal e são quase indistinguíveis uns dos outros. Como seria de esperar, isto irá levantar, ao longo da série, várias questões existenciais e do que significa ser humano. Com uma história com várias curvas e contra-curvas – especialmente nos últimos episódios – Ergo Proxy é uma série que consegue manter o espectador agarrado até ao último minuto.

 

 

Gantz

Após a morte de dois adolescentes, estes vão parar a um quarto com uma enorme bola preta. Nesse mesmo compartimento, existem mais algumas pessoas e ficam a saber que estão num jogo. Essa mesmo bola dá um objetivo a cumprir e disponibiliza armas e fatos especiais. Assim que a missão for terminada, todos regressam ao compartimento. Todos aquelas que sobreviverem, claro. Para regressar à vida, precisam atingir uma determinada pontuação e, no final, poderão escolher várias coisas, inclusive, regressar à vida que tinham anteriormente. Preparem-se para muita ação, violência e alguma nudez.

 

 

Ghost in the Shell

Ghost in the Shell tem lugar numa sociedade onde a maioria dos humanos já substituíram muitos membros do seu corpo por partes cibernéticas. Secção 9 é a entidade de Segurança Pública que combate a corrupção, terrorismo e qualquer tipo ofensivas virtuais que possam surgir. Existem vários filmes e séries deste famoso nome e aconselhamos ver principalmente o primeiro filme, as séries Stand Alone Complex e Arise.

 

 

Inuyashiki

Inuyashiki é um velhote bondoso, mas que não é amado pela sua família. Numa noite, enquanto passeava o seu cão no parque, é atingido por uma explosão que transforma o seu corpo com capacidades sobrenaturais. Ao descobrir essas mesmas capacidades, Inuashiki decidi praticar o bem e salvar quem puder. Porém, nessa mesma noite, um adolescente teve o mesmo destino que ele mas, ao invés de praticar o bem, está a tirar partido dos seus poderes para benefício pessoal e praticar o mal a diversos níveis. O confronto é inevitável. O criador de Inuyashiki é o mesmo de Gantz, então esperem algumas semelhanças e até referências à série mais antiga (Gantz).

 

 

Neon Genesis Evangelion

Questões existenciais, metáforas filosóficas e mechas: é esta a receita para esta animação que é um ícone dos animes desde meados dos anos 90 até aos dias de hoje. A história segue a luta da Humanidade contra uma espécie de desastre natural, os Anjos, sendo este apenas um pretexto para uma série pejada de metáforas em relação a várias questões existencialistas, não devendo ser vista se procuramos algo de mais fácil digestão, em especial nos últimos episódios.

 

 

Parasyte – the maxim –

Certos organismos alienígenas invadem a Terra e possuem os humanos ao entrar no seu cérebro. Porém, o personagem principal, Shinichi Izumi, não é totalmente possuído pelo simples facto que o organismo alienígena não conseguiu invadir o seu cérebro. Como resultado, os dois vão ter que aprender a viver em conjunto, mas não só. O perigo continua à espreita e serão vários os confrontos contra os alienígenas que estão a tentar erradicar toda a vida humana.

 

 

Psycho-Pass

Psycho-Pass gira em torno de uma sociedade japonesa futurística, onde todos os cidadãos são controlados virtualmente pelos seus atos, através do Sistema Sybil. Após ultrapassar um determinado valor, qualquer cidadão pode ser alvo de eliminação por parte de umas armas automáticas ligadas ao sistema. Mas como tudo, existe sempre uma forma de contornar a lei, bem como pessoas sempre dispostas a fazê-lo.

 

 

Serial Experiments Lain

Esta série não é apenas uma série, mas sim um conjunto de séries. Isto deve-se à grande quantidade de interpretações a que esta série pode estar sujeita. Com efeito, esta série pode ter tantas interpretações quantos os indivíduos que a virem. Serial Experiments Lain mistura uma temática cyberpunk com a busca de respostas para várias questões existenciais. Uma série obrigatória para qualquer fã de anime e de sci-fi.

 

 

Steins Gate

Esta série segue um cientista excêntrico que pensa ter encontrado um método de viajar no tempo. E como é que ele faz isso? A resposta é: com um micro-ondas e com um telemóvel. Apesar de parecer uma premissa algo cómica, o que podemos encontrar aqui é uma narrativa densa e com ambiguidade suficiente para nos deixar a pensar nos diferentes caminhos que a narrativa pode tomar ao longo dos seus 26 episódios, em especial na segunda metade. Uma série para quem gosta de histórias sobre viagens no tempo e de excentricidade quanto baste.

 

 

Trigun

Trigun é uma série bastante completa, em que tanto temos momentos em que rimos, como momentos em que ficamos de lágrima no olho. Este é um anime maioritariamente episódico, que tem como pano de fundo um cenário pós apocalíptico e a viagem interplanetária. Uma série que vale a pena ver e rever nem que seja para seguir as façanhas de um dos melhores protagonistas de todos os tempos, Vash Stampede.

 

 

The Vision of Escaflowne

The Vision of Escaflowne é um dos bons animes que os anos 90 nos deram. Esta série versa sobre um estudante que dá por si num mundo de fantasia imerso numa guerra, e tem uma narrativa interessante e com um bom ritmo. Para além disso, é um anime que envelheceu relativamente bem e que ainda hoje merece ser visto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.