Minecraft Dungeons – Análise

minecraft dungeons

 

Lançado inicialmente em 2009, Minecraft é atualmente o jogo mais vendido de sempre. Pode não ser um jogo que agrade a todos os jogadores, incluindo a minha pessoa, mas este feito ninguém lho tira. Com mais de 200 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, eis que surge mais um jogo do universo Minecraft, embora num género totalmente diferente daquele que todos conhecemos. O seu nome é Minecraft Dungeons e, tal como o próprio nome indica, é um dungeon crawler com níveis gerados aleatoriamente, bem como respetivos inimigos. Ah, e muita diversão à mistura!

Minecraft Dungeons tem uma pequena história que nos acompanha durante os 10 níveis do jogo. Foca-se em Arch-Illager, um vilão que após ser alvo de rejeição por parte de várias populações, descobre um artefacto que o transforma por completo. Agora, o seu poder é imenso e usa-o de forma opressiva sobre o mundo. Cabe a nós a divertida tarefa de superar todos os desafios e derrotá-lo do seu trono. Sejamos sinceros, ninguém vai jogar este jogo pela história, mas sim pela sua jogabilidade. Minecraft Dungeons é muito direto, mas divertido. Faz as coisas de forma simples, mas eficaz. É claramente um título para jogar preferencialmente com amigos, embora possa ser feito a solo sem problemas de monotonia.

 

mdungeons1

 

Velha fórmula, mas sempre divertido

Em termos de jogabilidade, se já jogaram Diablo ou Path of Exile, entre tantos outros do mesmo estilo, então já sabem aquilo que vos espera. Combate a tempo inteiro contra centenas de inimigos pelo caminho e loot para apanhar. Por acaso, o loot foi algo que me surpreendeu pela negativa. Estava à espera que os inimigos deixassem muito mais armas e equipamentos do que efetivamente aconteceu. Acaba por ser uma dose controlada, a qual nunca nos deixa perdidos a navegar pelos vários equipamentos de forma a escolher o melhor.

Talvez para contrabalançar este aspeto, vamos ganhando algum dinheiro durante o jogo, o qual pode ser posteriormente usado para comprar armas, armaduras ou itens especiais. Isto pode ser feito na área da nossa casa, um género de hub, excelente para relaxar e testar equipamentos, bem como para explorar. Algumas das duas zonas estão bloqueadas inicialmente e só com o progresso do jogo é que vamos tendo acesso a novas áreas. Não sendo de extrema importância no jogo, a zona acaba por ser uma implementação engraçada.

 

mdungeons2

 

Leve Personalização

Em termos de sistemas de jogo, o nosso personagem evolui de nível, mas ao contrário do que seria esperado, não existe qualquer árvore de habilidades. Em contrapartida, são as armas e as armaduras que oferecem diferentes funcionalidades. Cada arma/equipamento, dispõe de várias opções para melhorarmos a sua eficiência. Podemos estar a falar de fazer mais dano, ter uma maior resistência, deixar os inimigos a arder, ganhar vida a cada x passos, entre muitas outras coisas. As possibilidades são imensas e fica a nosso critério escolher as que melhor se adaptam à nossa forma de jogar.

Cada vez que subimos de nível, ganhamos um ponto para aplicar nestas melhorias e podemos fazê-lo sem receio. Desta forma, quando precisarmos de equipar algo melhor, podemos desfazer-nos do equipamento velho e recuperar os pontos para aplicar novamente. Isto torna as nossas decisões muito mais fáceis na hora de equipar algo superior. À acompanhar a ausência de uma árvore de habilidades, está também o facto de o jogo não conter qualquer tipo de classes. Sinceramente, não vejo isto como algo negativo pois permite-nos equipar qualquer arma, armadura ou item especial. As únicas especializações que existem estão centradas nos aspetos que referi anteriormente. Se quiserem algo mais sério ou com uma maior personalização, então existem muitas outras ofertas no mercado para satisfazer esse vosso desejo.

 

mdungeons3

 

No explorar é que está o ganho 

O jogo contém 10 níveis (gerados aleatoriamente) e, apesar disso, a variedade visual é alguma. Existem mapas com uma decoração mais “florestal”, outros com foco na neve ou deserto, sem esquecer as esperadas catacumbas. Em termos gráficos, não há grande coisa para dizer, pois é o que todos nós conhecemos. Apesar disso, gostei de alguns pormenores que vi no design dos níveis, os quais acabaram por ser um dos fatores que me incentivaram a explorar ao máximo.

Os mapas são consideravelmente grandes, principalmente quando nos começamos a aproximar do fim. Em termos de duração, podemos estar a falar entre 20 a 30 minutos, ou ainda mais se tentarem explorar tudo. Por falar em exploração, existem obviamente as famosas áreas especiais e quem nem sempre estão no caminho principal. Para ter acesso às mesmas, é preciso explorar zonas mais remotas. Nestas zonas especiais, irão estar à vossa espera novos desafios com boas recompensas.

O jogo faz questão de nos indicar o caminho principal e também dispomos de um mapa para sabermos quais as zonas que ainda faltam explorar. O mapa pode estar ativo enquanto jogamos, embora este fique mesmo no meio do ecrã e possa acabar por perturbar o pouco a visão. O mapa pode ser acedido ao clicar para baixo no D-Pad, mas se ficarem a carregar, o jogo vai parar ao menu próprio do mapa. Não me pareceu que houvesse opção para uma apresentação algures no hud do jogo.

Relativamente ao aspeto sonoro, o jogo tem uma boa música ambiente, tanto em locais mais relaxados, como nas batalhas contra alguns bosses. A música que dá enquanto estamos na zona da nossa casa, é bastante terapêutica e a receita ideal para baixar os níveis de stress das missões. Fora isso, os efeitos especiais são os esperados, sem haver propriamente algo que mereça destaque.

 

mdungeons4

 

Vários níveis de dificuldade

Muito sinceramente, estava à espera que o jogo durasse um pouco mais em termos de história. São apenas os 10 níveis que já mencionei anteriormente e podem ser terminados em cerca de 5 a 6 horas. Porém, uma vez terminado o percurso principal, o jogo desbloqueia uma nova dificuldade para que possam jogar novamente os níveis com um desafio extra. Os inimigos fazem mais dano e existem em maior quantidade, entre outros aspetos. Só após terminarem novamente todos os níveis nesta segunda dificuldade, é que o jogo vai desbloquear ainda uma terceira opção para os mais resistentes. Para além da dificuldade geral, é possível alterar a dificuldade do nível em si, seja para torná-lo mais acessível ou exigente. É lógico que isto terá impacto direto nos vossos pontos de experiência, bem como recompensas. O jogo avisa sempre se o vosso o vosso poder (total acumulado dos vários equipamentos) é o aconselhado para aquele nível ou não. Com isto, saberão sempre o nível de desafio que irão ter pelo caminho.

 

mdungeons5

 

Ainda no que toca à dificuldade, o jogo dá-nos 3 oportunidades de ressuscitar caso sejamos derrotados. Relativamente a batalhas com bosses, mesmo que morramos durante o combate, a sua barra de vida irá estar precisamente no mesmo quando regressarmos. Isto mostra claramente que este é um jogo para nos divertirmos, sem elevados níveis de stress. Ainda assim, se aumentarem o nível de dificuldade, esperem enormes desafios para conseguir completar uma missão.

Como já referi anteriormente, este é um excelente jogo para jogar com amigos. Podemos fazê-lo no nosso próprio sofá com mais 3 amigos (caso tenham sofá grande o suficiente) ou online. De salientar que o jogo só permite jogar com amigos, não existindo qualquer opção para se juntarem a uma partida com estranhos. Acaba por ser uma decisão peculiar, mas perfeitamente aceitável.

Quanto a problemas técnicos, felizmente não tenho grandes queixas a fazer sobre o jogo. Tive a oportunidade de analisar o título no PC e o mesmo correu sem qualquer tipo de precalços, o que hoje em dia é algo notório.

 

mdungeons6

 

Minecraft Dungeons acabou por ser o jogo que esperava. Mesmo não inovando em nada dentro do género, acaba por oferecer a experiência relaxada e divertida que queria. A jogabilidade é bastante acessível e tudo é muito simples. Os níveis são divertidos de explorar e, apesar do loot não ser assim tanto quanto esperava, isso acaba por ser compensado quando estamos em casa e temos dois vendedores à espera das nossas moedas. Em termos de conteúdo principal, o jogo acaba por ser um pouco mais curto. Todavia, o desbloquear de novas dificuldades e a vontade de obter melhor equipamento e explorar tudo, acaba por ser incentivo suficiente para voltar a repetir os níveis inúmeras vezes.

 

positivo Simples e divertido
positivo Design visual dos níveis
positivo Vários níveis de dificuldade
positivo Níveis gerados aleatoriamente (alguns)
positivo Armas e equipamentos para (quase) todos os gostos

errado Poucos níveis base (embora muitos outros sejam gerados aleatoriamente)
errado Os inimigos podiam deixar mais loot

Data de Lançamento: 26 de Maio de 2020
Produtora: Mojang Studios
Editora: Xbox Game Studios
Género: Ação, RPG
Disponível para: Playstation 4, Xbox One, Windows, Nintendo Switch

Foi disponibilizada uma cópia para análise por parte da Microsoft Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.