Saints Row: The Third Remastered – Análise

sr3rdr

 

Esta geração tem sido marcada por retornos de vários jogos. Sejam eles remasterizados ou remakes, a verdade é que isto se tornou uma tendência que consegue trazer nova vida a séries que se encontram dormentes.

Sains Row The Third é o jogo mais recente a receber este tratamento. Este jogo proporciona-nos uma aventura em mundo aberto semelhante a Grand Theft Auto no que, na verdade, acaba por ser uma espécie de paródia do mesmo. No entanto, é um jogo de qualidade, divertido e, principalmente, único dentro do seu género.

Contudo, Saints Row The Third Remastered é sem dúvida uma remasterização inesperada. Porquê o terceiro jogo? Porquê agora? Porquê haviam de desenvolver uma remasterização? Estas foram algumas das perguntas levantadas pelos fãs. Sendo o jogo que mais marcou a série, esta remasterização serve como aperitivo para os fãs enquanto esperam por um novo jogo e serve de oportunidade para os novos jogadores conhecerem a série.

 

srtt5
Ninguém se mete com os Third Street Saints!

 

De volta à insanidade

A narrativa desenvolve-se à volta do famoso gangue dos Third Street Saints, que se tornaram famosos e passam os seus dias a realizar publicidade para vários produtos como, por exemplo, bebidas energéticas. No entanto, a organização criminosa Syndicate, umas das maiores internacionalmente, pretende derrubar os Third Street Saints e conquistar a cidade onde decorre o jogo, Steelport. A Syndicate controla vários gangues, cada um destes com uma especialidade, seja combate ou hacking.

Sendo a nossa personagem o chefe do gangue, cabe-nos a nós meter a organização Syndicate na linha e fazer com que ganhem respeito pelos Third Street Saints.

 

srtt4
As melhorias visuais são notórias.

 

Uma remasterização impressionante

Esta remasterização é visualmente impressionante. É possível verificar que muitos detalhes do mundo, incluindo os modelos de personagens, sofreram grandes melhorias gráficas. Uma destas melhorias é o novo sistema de luz, que fornece um visual distinto do original, mas que mantém a sua essência. As diferenças são ainda maiores quando comparamos ao jogo original, pois assim conseguimos ver o excelente trabalho que foi realizado para este jogo se sentir moderno.

Para além dos visuais, o desempenho foi melhorado, mas não o suficiente, mesmo com a possibilidade de mantermos o FPS fixo (embora não seja muito fluído) ou deixarmos o FPS unlocked. Um pormenor a referir sobre o jogo é os bloqueios repentinos que acontecem em momentos de combate. Estes acontecimentos eram mais notórios após a consola ter sido ligada do “Modo de Repouso” (Rest Mode) e acabam por prejudicar a jogabilidade.

Relativamente ao áudio do jogo, este não impressiona, mas cumpre o seu trabalho. Alguns pontos mereciam mais trabalho como, por exemplo, o som dos disparos das armas, que não tem impacto e acaba por afetar a experiência, visto que vamos ter de andar a pressionar o gatilho muitas vezes. No entanto, tenho de destacar o voice acting divertido durante a narrativa, pois proporciona uns bons momentos de riso.

 

Saints Row®: The Third™ Remastered_20200604213926
A jogabilidade, apesar de ser simples, é divertida.

 

Caoticamente divertido

A jogabilidade é divertida e absurda. Desde as lutas frenéticas com armas e explosões a acontecer à volta, tanques ou drones a lançar vários mísseis seguidos, é tudo complemente caótico. Porém, a IA (Inteligência Artificial) não oferece nenhum desafio e, em certos casos, temos inimigos apenas a apontar a arma para o jogador sem qualquer reação. Um momento engraçado foi quando um deles saltou para cima de uma granada. Talvez fosse de propósito para condizer com o tom maluco do jogo, quem sabe…

Para além da ação explosiva, temos a liberdade de explorar o mundo com carros, motas, barcos e até helicópteros, tudo isto com skins completamente ridículas, pois a personalização é um dos destaques do jogo.

Em Saints Row The Third Remastered, temos a oportunidade de personalizar a nossa personagem, carro, mota, etc. As opções vão desde o normal ao extravagante, o que encaixa perfeitamente com o jogo. No caso dos veículos, podemos também realizar alterações mecânicas.

 

Saints Row®: The Third™ Remastered_20200604212822
Angry Tiger é um dos veículos engraçados que podemos utilizar.

 

Apesar da variedade de missões que podemos realizar, temos ainda outras atividades engraçadas que podemos considerar como minijogos. Um exemplo destes é o Cyber Blazing, que é claramente uma referência ao jogo Tron.

Este conteúdo adicional, em conjunto com a narrativa que dura cerca de 15 horas, garante uma maior longevidade ao jogo. Podemos ainda adicionar os DLC’s que acompanham esta remasterização para oferecer mais umas horas de divertimento.

 

 

Junta-te ao gangue

Saints Row The Third Remastered é uma remasterização sólida que nos volta a trazer um clássico dos jogos em mundo aberto. Este é um título que marcou pela sua direção maluca e pelo seu divertimento e, após estes anos, continua com a sua essência. Os fãs certamente irão ficar contentes com esta remasterização e os novos jogadores irão ter uma experiência de insanidade única.

 

positivo Remasterização bem conseguida
positivo Narrativa engraçada
positivo A jogabilidade continua divertida
positivo Personalização de personagens e viaturas

errado A IA mostra a sua idade e necessita de melhorias
errado Alguns bugs e problemas técnicos
errado Alguns efeitos sonoros podiam estar melhores

 

Data de Lançamento: 29 de Maio de 2020
Produtora: Volition, Inc (Remaster a cargo da Sperasoft)
Editora: Deep Silver
Género: Ação, Mundo Aberto
Disponível para: Microsoft Windows, Playstation 4 e Xbox One

Foi disponibilizado um código para análise (Playstation 4) por parte da Ecoplay.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.