Ys: Memories of Celceta – Análise

YsCelceta_analise

 

Ys: Memories of Celceta é mais um JRPG repleto de ação e muita fantasia, a típica fórmula de um jogo Ys. Este título é uma remasterização do jogo original lançado na Playstation Vita e que nos apresenta, não só melhorias visuais, mas também melhorias de desempenho e a possibilidade de escolher entre as vozes originais em Japonês ou as vozes em Inglês.

O jogo foi otimizado a nível de controlos para a Playstation 4, pois este utilizava funcionalidades exclusivas da PS Vita, como o seu ecrã tátil. Este é o quarto título da série disponível para a Playstation 4.

 

YsCelceta_1
A amnésia vai trazer vários problemas ao nosso protagonista.

 

Em busca das memórias

A narrativa desenvolve-se à volta da amnésia do nosso protagonista, Adol Christin. Este encontra-se numa cidade chamada Cascan, sem qualquer memória de quem é ou de como chegou a esta cidade. O aparecimento de monstros nas minas da cidade, levaram Adol e o seu suposto companheiro Duren (que diz conhecer o nosso protagonista), a salvarem as pessoas que trabalhavam nas minas. Após esta vitória, a General da cidade, Griselda, decide atribui-lhes a missão de mapear a grande floresta de Celceta, a floresta que muitos tentaram explorar e nunca voltaram.

Através desta missão, Adol e Duren partem numa jornada pela floresta Celceta ao mesmo tempo que procuram, alguma forma de recuperar as memórias de Adol e descobrir o que aconteceu no seu passado. Apesar de utilizar vários clichés dos jogos do mesmo género, a narrativa mantém-se interessante ao longo do jogo com a ajuda das suas personagens carismáticas.

 

YsCelceta_2
A direção artística compensa pelo seu aspeto gráfico.

 

Artisticamente agradável

Visualmente o jogo é competente, mas apenas se tivermos consciência que foi originalmente desenvolvido para a Playstation Vita. O jogo não apresenta visuais que podemos ver noutros jogos da Playstation 4, mas recebeu algumas melhorias que são notórias em comparação com a versão original. Contudo, a sua direção artística consegue recompensar o aspeto gráfico, através dos seus mundos coloridos e personagens com visuais característicos. O desempenho do jogo também foi beneficiado com 60FPS constantes.

Relativamente ao áudio, apreciei a banda sonora, mas a mesma acaba por ser repetitiva depois de algumas horas de jogo. Além disso, existem sequências de jogabilidade, ou cutscenes, em que a música utilizada não encaixa com o momento. Quanto ao voice acting, apesar de ser pouco, ajuda a desenvolver a personalidade das personagens.

 

YsCelceta_3
Ao longo do jogo, vamos poder enfrentar vários bosses desafiantes.

 

Viciante e divertido

É na jogabilidade que Ys: Memories of Celceta brilha. Embora seja repetitiva, a sua ação divertida e acessível oferece várias horas de entretimento que se tornam cada vez mais apelativas. O combate apesar de ser acessível, também possui várias mecânicas que demonstram a sua complexidade.

Sendo a sua base um RPG, o jogo contém personalização, loot e upgrades que são fundamentais ao longo do jogo. As armas e armaduras possuem vários atributos que podem ser aperfeiçoados, aumentando o seu potencial em combate. Existem diversas habilidades que são desbloqueadas ao longo do jogo quando subimos de nível e que têm impacto nas lutas, especialmente contra inimigos mais fortes.

Podemos ter até três personagens na equipa, com a possibilidade de alternamos entre estas a qualquer altura. Cada personagem tem um estilo de combate único, o qual é essencial para a grande variedade de inimigos que podemos encontrar. Existem inimigos que são vulneráveis a certos tipos de ataques e devemos utilizar a personagem que seja capaz de aproveitar essa fraqueza.

Contudo, a IA dos nossos companheiros nem sempre é a melhor. Podemos alternar o estado da nossa equipa entre dois modos, “Evasão” e “Ataque”. No entanto, apenas consigo recomendar o modo “Ataque” visto que no outro, os restantes elementos da equipa apenas se desviam e não fazem qualquer outra ação. Basicamente, é como se estivéssemos a jogar sem equipa. Este modo deveria ser substituído por uma variante mais defensiva do modo “Ataque”.

 

YsCelceta_4
Vamos encontrar várias missões secundárias em cada localização.

 

Uma jornada com muitas tarefas

Para além do combate, temos ainda a exploração. Esta é um grande foco do jogo, pois o mesmo contém várias localizações e caminhos diferentes, com tesouros para descobrir. A exploração é essencial para encontrarmos as memórias do protagonista e ao recuperarmos as mesmas, recebemos sempre uma melhoria em alguns dos atributos.

A narrativa do jogo dura em média 22 horas, mas existe bastante conteúdo secundário que pode ser usufruído. Podemos estar a falar das várias missões secundárias em cada região do jogo ou, até mesmo, da exploração do próprio mundo. É um jogo que oferece muito conteúdo para os mais dedicados e para quem continuar viciado na sua jogabilidade.

 

 

Uma aventura para lembrar

Ys: Memories of Celceta não é um jogo marcante, mas deve ser lembrado pela sua simplicidade e jogabilidade divertida que oferece várias horas de entretimento para o jogador. Para os fãs da saga, este é certamente um título a adquirir, nem que seja para reviver a aventura em Celceta. Acima de tudo, é um jogo que também consegue agradar os fãs do género e que certamente irá trazer umas boas horas de divertimento.

 

positivo Jogabilidade acessível e viciante
positivo Existem várias mecânicas que complementam o combate
positivo Narrativa interessante com personagens carismáticas
positivo Um mundo divertido de explorar
positivo Não necessita de grinding para avançar na narrativa

errado A banda sonora acaba por ser repetitiva
errado Algumas cutscenes são desnecessárias e interrompe a experiência
errado A IA dos companheiros não é muito fiável

Data de Lançamento: 19 de Junho de 2020 (Europa)
Produtora: Nihon Falcom
Editora: Marvelous
Género: Ação, Aventura, RPG
Disponível para: Playstation 4

Foi disponibilizado um código para análise por parte da Marvelous.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.