SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated – Análise

spongebob analise

 

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom Rehydrated é uma remasterização de um jogo clássico de plataformas, onde o protagonista é a famosa e aclamada esponja amarela, SpongeBob SquarePants.

Desenvolvido pela Purple Lamp Studios, e publicado pela THQ Nordic, este título promete entregar uma dose de nostalgia com melhorias visuais, uma banda sonora remasterizada, conteúdo extra cortado do jogo original e ainda um exclusivo novo modo multiplayer.

 

spongebob_1
Preparem-se para uma grande aventura com o SpongeBob!

 

Um mergulho na campanha

A premissa deste jogo é bastante simples. Plankton volta a aprontar um dos seus esquemas para dominar o mundo ao criar um exército de robôs. Porém, devido a um problema técnico, e à própria distração de Plankton, os robôs deixam de obedecer às suas ordens e começam a destruir a cidade de Bikini Bottom. De modo a passar despercebido pela origem deste desastre, Plankton recruta os nossos heróis SpongeBob, Patrick e Sandy, para salvarem a cidade.

A narrativa, embora simples, é composta por interações carismáticas da série entre as suas personagens e apresenta um humor que continua engraçado após estes anos. Ao longo da campanha, vamos poder explorar níveis diferentes e icónicos que nos irão proporcionar vários momentos de diversão e de desafio. Em suma, é uma campanha sólida que representa fielmente a série de televisão.

 

spongebob_4
Os visuais são ricos em detalhe, assim como as suas animações.

 

Um jogo super colorido

Não só a sua componente singleplayer representa fielmente a série, como também os seus visuais o fazem de forma notória. Estes são muito detalhados, coloridos e com vários efeitos que complementam cada zona que podemos explorar. As animações são de excelente qualidade, expressando perfeitamente as reações das personagens.

A banda sonora não é de espantar, mas cumpre perfeitamente o seu trabalho, ajudando a dar vida ao mundo de SpongeBob, em conjunto do excelente voice acting realizado por algumas das vozes originais da série.

Contudo, o contraste dos visuais é demasiado forte em certos locais, provocando um pouco de desconforto para a nossa visão. Para além disso, é difícil perceber os limites de cada zona, sendo que por vezes estamos a andar para certos sítios do mapa e acabamos por sair da área, reiniciando o nível até ao último checkpoint. O desempenho também apresenta alguns problemas, pois é percetível que o FPS varia muito, porém, o mesmo acaba por não ter um grande impacto na experiência.

 

spongebob_2
Podemos jogar com três personagens e cada uma apresenta mecânicas diferentes.

 

No fundo do mar, temos um bom platformer

Neste título jogamos principalmente com o SpongeBob, mas existem momentos em que teremos de alternar entre personagens, sendo elas o Patrick e a Sandy.

Cada personagem é composta por mecânicas diferentes. O SpongeBob consegue atirar bolhas de água como se fosse uma bola de bowling, o Patrick consegue pegar em objetos e atirá-los contra inimigos, e a Sandy tem a especialidade de flutuar e atacar com a sua corda.

Sendo um jogo de plataformas, existem vários colecionáveis que temos de recolher, tais como as meias do Patrick e “Shiny Objects” (moeda do jogo). Através destes, podemos obter as Espátulas Douradas, as quais são essenciais para avançarmos no jogo, pois é com estas que desbloqueamos os níveis seguintes.

A dificuldade irá crescer à medida que progredimos, sendo que os últimos níveis irão desafiar o jogador com vários obstáculos. Em cada nível podemos encontrar outras personagens que nos irão propor objetivos adicionais, através dos quais somos recompensados com mais Espátulas Douradas. Para além disso, vamos poder enfrentar vários tipos de robôs, assim como alguns bosses engraçados.

 

spongebob_3
Existem objetivos adicionais que apenas podem ser realizados com uma personagem específica.

 

Um aspeto negativo que quero salientar é os loadings que ocorrem após morrermos. Estes podem tornar-se constantes enquanto tentamos ultrapassar um obstáculo e acaba por se tornar frustrante devido à sua duração. Acredito que seria possível reduzir a duração dos mesmos através de uma melhor otimização do jogo, a qual seria muito bem-vinda num possível futuro patch.

A nova versão deste título também nos apresenta um inédito modo multiplayer até dois jogadores, seja localmente ou online. O objetivo é derrotar várias ondas de inimigos em conjunto, enquanto se prossegue por cada nível, numa perspetiva de câmara diferente (vista de cima) e com a opção de jogar com várias personagens diferentes do modo campanha. É uma experiência muito distinta do singleplayer e pode não agradar a todos os jogadores.

Em termos de campanha, a aventura com o SpongeBob dura cerca de 8 horas, sendo que o peculiar multiplayer poderá aumentar a longevidade do jogo, caso tenham interesse pelo mesmo. Em último caso, existem muitos colecionáveis para apanhar no singleplayer e que podem esticar um pouco o mais divertimento a solo.

 

 

Um bom regresso

Apesar de alguns pontos menos positivos, SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom Rehydrated é uma remasterização excelente de um clássico jogo de plataformas, a qual irá certamente agradar os seus fãs. Com personagens carismáticas, visuais coloridos, níveis distintos e desafiantes através de uma jogabilidade sólida, este jogo de plataformas tem tudo para agradar os apreciadores deste género.

 

positivo Fiel à serie de televisão
positivo Vários locais a explorar com visuais únicos
positivo Um jogo de plataformas acessível e divertido
positivo Várias personagens com mecânicas de jogabilidade diferentes

errado Loadings durante a jogabilidade podem ser frustrantes
errado Os limites de cada nível não são bem indicados
errado Desempenho pouco estável

Data de Lançamento: 23 de Junho de 2020
Produtora: Purple Lamp Studios
Editora: THQ Nordic
Género: Ação, Plataformas
Disponível para: Windows, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch

Foi disponibilizado um código para análise (Playstation 4) por parte da Dead Good Media.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.