Command & Conquer Remastered Collection – Análise

cecremasteredcollection

 

Command & Conquer é uma série que conta já com 25 anos de história e imensos títulos no mercado. Desde logo teve bastante sucesso, alcançado mesmo o título como um dos melhores jogos de estratégia no final dos anos 90, jogos os quais tive oportunidade de jogar na altura. Na verdade, o meu primeiro contacto com a série até foi feito através da Sega Saturn, o que o tornou provavelmente no meu primeiro jogo de estratégia a ser jogado numa consola. Adorei a experiência e foram imensas as horas que passei de volta do primeiro jogo. Infelizmente, ao longo dos anos, a série acabou por ir perdendo força e o próprio nome acabou por se resumir apenas a um clássico que teve o seu expoente máximo no final dos anos 90.

 

cecremasteredcollection_4
As melhorias visuais são facilmente percetíveis.

 

Um remaster cheio de conteúdo

Command & Conquer Remastered Collection traz até nós a remasterização de Command & Conquer e Command & Conquer: Red Alert, os primeiros dois jogos da série. Na verdade, não são apenas os jogos base, também inclui todas as expansões que saíram: Covert Ops, Counterstrike e The Aftermath. O jogo permite escolher facilmente qual o conteúdo que queremos jogar, inclusive as missões que fizeram parte do lançamento do jogo nas consolas. São mais de uma centena de missões disponíveis neste pacote tão concentrado de nostalgia e que fielmente representa um dos grandes clássicos do género RTS.

 

cecremasteredcollection_2
O jogo incluí mais de 100 missões.

 

Jogabilidade é bastante direta, mas sempre divertida

Relativamente aos objetivos das missões, como seria de esperar, acaba por ser tudo muito em torno de destruir qualquer presença inimiga no mapa, tirando um caso ou outro. Basicamente, façam um bom exército e varram a base inimiga como se fossem um tsunami humano. Dicas à parte, se tiverem os engenheiros no meio do vosso exército, podem facilmente apoderar-se das infraestruturas inimigas, tornando o desafio ainda mais fácil. A jogabilidade acaba por refletir o que se via há mais de 20 anos e, desse ponto de vista, pode acabar por afastar alguns fãs de estratégia que estão habituados, hoje em dia, a mecânicas bem mais complexas e que preferem algo com um maior desafio.

Um dos aspetos bastante positivos deste remaster é o facto do jogo poder ser alterado como bem entenderem, usando mods da comunidade. Num jogo clássico como este, vejo isso com bons olhos para poder aumentar ainda mais a sua longevidade, através de toda uma comunidade de fãs que quererá certamente manter este jogo vivo durante muitos anos. Também foi colocado à nossa disposição um editor de mapas, o qual, no seguimento do ponto anterior, também irá ajudar certamente a prolongar a vida de Command & Conquer e, quem sabe, descobrir toda uma nova base de fãs que gostas de modding e edição de conteúdo dos jogos.

 

cecremasteredcollection_3
O bom velhinho Red Alert agora totalmente revigorado.

 

O trabalho a nível visual é exemplar

Uma das grandes surpresas foi o quão bom o jogo está visualmente. Através do simples toque na barra de espaço do teclado, podemos alterar entre o visual original e 4K. Apesar do meu monitor não permitir essa definição, posso dizer que, ainda assim, a diferença é enorme. Para alguém com elevada taxa de nostalgia perante este título, é com grande alegria que vejo os gráficos melhorados com tal qualidade, sendo uma mais valia para continuar a jogar. O mesmo não se pode dizer dos vídeos entre as missões que, embora com algumas melhorias visuais, acabam por estar longe do esperado, ou pelo menos, quando comparados à evolução dos visuais durante os níveis. Apesar disso, nada que comprometa de todo a experiência de jogo.

 

cecremasteredcollection_1
O jogo permite gravar o nosso desempenho para rever mais tarde.

 

Em termos sonoros, podem contar com toda a banda sonora original (remasterizada), bem como nova música também. Nunca pensei que fosse, mais uma vez, sentir nostalgia ao ouvir o clássico acompanhamento sonoro do jogo, mas aqui estou eu a usar essa palavra novamente.

Como já tinha mencionado previamente, este é um jogo com 25 anos e isso reflete-se nos menus e controlos. Porém, o jogo foi reajustado em alguns aspetos e também permite editar facilmente os comandos e opções de atalho, podendo assim ser ajustado com a norma de hoje em dia. Para os fãs da vertente online, também está disponível um revigorado modo multiplayer com diversas opções, ideal para juntar um grupo de amigos e reviver bons momentos.

 

 

Obrigatório para os fãs da série

Command & Conquer Remastered Collection acaba por ser uma boa surpresa neste campo das remasterizações, sendo que, para todos os fãs da série, esta é uma excelente oportunidade para revisitar as suas origens. Relativamente a quem nunca jogou nada do franchise, apesar da sua jogabilidade algo direta, esta é também uma boa oportunidade para verificar a razão pela qual este é um dos clássicos mais aclamados dentro do seu género.

 

positivo Contém os primeiros dois jogos, com respetivas expansões
positivo Excelente melhoramento gráfico
positivo Banda sonora original incluída
positivo Edição de Mapas
positivo Possibilidade de Mods
positivo Imensos extras para desbloquear, incluindo novo conteúdo

errado Objetivos das missões são algo repetitivos
errado Jogabilidade demasiado simplista para os dias de hoje

Data de Lançamento: 5 de Junho de 2020
Produtora: Lemon Sky Studios, Petroglyph Games
Editora: EA
Género: Estratégia
Disponível para: Windows

Foi disponibilizado um código para análise por parte da Editora / Distribuidora Nacional.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.