Assetto Corsa Competizione – Análise

assettocorzacomp analise

 

Assetto Corsa Competizione, é o mais recente jogo de simulação de corridas, desenvolvido pela Kunos Simulazioni e publicado pela 505 Games. Lançado originalmente para PC em 2018, em estado de early access, apresenta-se agora em 2020 nas consolas de pé a fundo no pedal.

Este título oferece uma experiência realista de condução da prova GT World Challenge, sendo este o jogo oficial da mesma. Com vários campeonatos presentes, configurações de condução personalizáveis e uma ligação forte ao esports, Assetto Corsa Competizione promete entregar uma jogabilidade competitiva e extremamente realista.

 

assettocorzacomp5
Uma experiência de simulação desafiante.

 

O Mundo de GT World Challenge

GT World Challenge é mais uma prova oficial de corridas com carros desportivos, modificados de acordo com as regulações desta mesma. Esta prova Europeia consiste em dois campeonatos que vamos poder experienciar neste jogo, bem como ter acesso às equipas que competem na mesma e respetivos carros de eleição.

Este título possui vários modos de jogo, mas o foco será certamente no modo Carreira. É neste que somos postos à prova com vários testes de forma a avaliar a nossa condução e o nosso potencial para o campeonato. Após estes testes, é-nos dado a escolha de nos juntarmos a uma equipa, e ter o nosso veículo preferido, assim como podemos voltar a configurar as definições de condução (ajudas, sistema de dano, etc.). É possível jogarmos em condições mais realistas, como também podemos ativar algumas ajudas, de forma a tornar-se numa experiência mais casual quanto possível.

 

assettocorzacomp1
Os visuais nem sempre são consistentes.

 

Tecnicamente problemático

Conhecendo a versão PC de Assetto Corsa Competizione, sabemos que o mesmo apresenta visuais soberbos graças à sua transição para o motor de jogo Unreal Engine 4. No entanto, era de esperar que a transição para as consolas fosse requerer alguns sacrifícios e estes não só surpreenderam, como também prejudicaram a experiência.

Visualmente, não existe um equilíbrio. Os carros e os seus interiores apresentam gráficos muito detalhados, contudo, conseguimos ver texturas de baixa qualidade e pop-ups nas pistas. Existem momentos onde as sombras não são bem definidas e em condições meteorológicas de chuva intensa, podemos ver uma espécie de “fantasma” no nosso carro enquanto aceleramos. A jogar com o comando, a animação de movimento do volante por vezes não é nada fluída e acaba parecendo que está a tremer, provocando um desconforto a conduzir com câmara interior. Apesar destes problemas visuais, o mais significativo é o seu desempenho.

O jogo corre a 30 FPS, o que não deixa de ser uma escolha curiosa, visto que hoje em dia temos vários jogos de corridas a 60 FPS nas consolas. Sendo um jogo de pura simulação, um FPS maior é essencial para obter uma resposta assertiva num simulador de condução, o que é apenas possível obter na sua versão PC. Um dos aspetos negativos e mais estranhos que podemos encontrar no jogo, é o desempenho nos seus menus, nomeadamente nos vemos os carros ou o nosso piloto. Nestes, podemos ver e sentir um desempenho instável, mas nada que um futuro patch não possa corrigir. Relativamente ao áudio, temos um excelente trabalho desde o roncar dos carros, até ao som dos travões e dos pneus, especialmente naquelas curvas que nos dá prazer de conduzir.

 

assettocorzacomp2
As provas em condições de chuva, têm um grande impacto na jogabilidade.

 

Simulação pura

O realismo é a essência de Assetto Corsa Competizione. Desde a primeira corrida que realizamos, sabemos que este será um jogo onde é preciso técnica e paciência para conseguirmos desfrutar do mesmo. A jogabilidade exige bastante precisão nos controlos e concentração. Por ser bastante desafiante, pode acabar por afastar aqueles que procuram uma experiência mais casual e relaxada.

Este é um jogo em que após superadas as primeiras barreiras do desafio, mostra-nos como é competir nestas provas que representa, embora a jogabilidade necessite de mais fluidez e polimento. Apesar de conseguirmos personalizar os controlos do comando ao nosso gosto, este título foi claramente desenvolvido para ser jogado com volante, sendo este obrigatório para termos a verdadeira experiência de simulação que está a oferecer.

 

assettocorzacomp3
A “Helmet Cam” é uma das perspetivas presentes no jogo que oferece maior imersão.

 

As condições meteorológicas (chuva e circuitos noturnos), têm um grande impacto na condução e na visibilidade do jogador, acrescentando um maior realismo nas corridas. A IA dos adversários oferecem um desafio equilibrado, de acordo com a dificuldade selecionada pelo jogador nas configurações da corrida.

Infelizmente, a seleção de carros é pequena e pouco variada, enquanto as pistas presentes no jogo acabam por ser repetitivas após algumas horas. Existe conteúdo adicional que podemos comprar para desbloquear mais veículos e circuitos, porém, este conteúdo tornaria o jogo mais rico caso já fosse incluído na versão base do mesmo, principalmente em relação aos veículos.

 

assettocorzacomp4
No modo “singleplayer“, podemos configurar uma corrida como desejamos.

 

Uma boa variedade de desafios

Assetto Corsa Competizione oferece uma boa longevidade graças aos seus vários modos de jogo. Para além do modo Carreira, temos ainda o modo Championship (campeonatos personalizados), Singleplayer (um tipo de corrida personalizada), Special Events (eventos online com o objetivo de ter o melhor recorde de tempo) e, por fim, o modo Multiplayer, sendo que este já se encontra com uma comunidade online ativa. Através destes modos, existem várias razões para continuar a jogar Assetto Corsa Competizione após o terminar da Carreira.

 

 

Exclusivo para puristas da simulação

Assetto Corsa Competizione é um jogo difícil de recomendar aos fãs mais casuais do género, pois é um jogo desenvolvido com simulação em mente e apenas os puristas conseguirão desfrutar do mesmo. O título oferece alguns modos de jogo capazes de proporcionar imensas horas de condução, o que é sempre uma mais valia em qualquer produto do género. Apesar de alguns problemas técnicos, Assetto Corsa Competizione é um jogo competente na entrega de uma condução envolvida em realismo e de competição no mundo de GT World Challenge.

 

positivo Experiência realista e desafiante
positivo Condições meteorológicas têm impacto na condução
positivo Várias configurações de condução e controlos

errado Bugs visuais
errado Desempenho um pouco instável
errado É necessário jogar com volante para ter a experiência desejada

 

Data de Lançamento: 23 de junho de 2020
Produtora: Kunos Simulazioni
Editora: 505 Games
Género: Corridas, Simulação
Disponível para: Windows, Playstation 4 e Xbox One

Foi disponibilizado um código para análise (Xbox) por parte da Editora.

Autor: Pedro Costa

Desde pequeno que é fascinado por experiências interactivas que apenas os videojogos proporcionam. Para além disso, é apreciador de vários géneros de anime. @ShingetsuPT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.