F1 2020 – Análise

1

 

Ninguém pode negar o selo de qualidade do estúdio Codemasters, mesmo com estas entradas anuais como a série F1. É desafiante e arriscado fazer alterações drásticas no espaço de um ano, mas este é sempre um problema neste tipo de jogos anuais. Para além da atualização das equipas, novos circuitos que possam surgir, e pequenos ajustes aqui e ali, as expectativas nunca podem irem muito mais além disso. Porém, este ano a Codemasters inseriu um modo de jogo com consistência e que traz um novo desafio para além da condução.

 

2
A classe de um Ferrari.

 

My Team é o grande destaque

My Team é o nome deste novo modo de jogo e consiste literalmente naquilo que dá a entender à primeira vista. Podemos criar a nossa equipa e gerir os imensos detalhes que necessitam da nossa atenção. Para além de conduzir, existe toda uma componente de gestão bastante detalhada, e que pode levar algum tempo até conseguirem absorver todos os pormenores necessários para uma gestão eficaz.

Para começar, temos de arranjar um nome para nossa equipa, decidir as cores e o logo, mas também contratar um companheiro de equipa. Para além disso, também temos de comprar um motor para a nossa viatura. Só temos um determinado valor para investir inicialmente e o jogo obriga desde cedo a gerir o mesmo por entre as obrigatoriedades iniciais.

Os patrocínios também vão aparecendo e injetando capital, semanalmente e anualmente, caso consigam cumprir os objetivos. Estes mesmos patrocínios têm um prazo e uma vez expirados, podem sempre ser renovados ou alterados. Existem sempre imensos disponíveis e tanto podem arranjar uns que deem mais dinheiro, como outros que se ajustem mais aos vossos objetivos principais. Quanto ao segundo piloto da equipa, podem alterar futuramente para outro de melhor nível, desde que a situação financeira vos seja favorável e, está claro, ele aceite transferir-se para uma equipa com menos prestígio.

 

F1® 2020_20200716214810
As infraestruturas que podemos melhorar.

 

Para além da gestão financeira, também existe obviamente a gestão mecânica das viaturas. Para além dos melhoramentos de certas partes dos carros, através do mesmo sistema do último jogo, também é possível investir em infraestruturas que possam melhorar aspetos como ter mais upgrades a decorrer ao mesmo tempo; melhoramentos para a prestação do nosso segundo piloto, marketing, entre outros. Para tudo isto, é necessário muito capital, o qual vai sendo obtido ao longo do campeonato com o cumprir de objetivos. Em termos estratégicos, o jogo também oferece a possibilidade de escolhermos determinadas atividades para os dias em que não há competição. Estas podem ser escolhidas manualmente, ou preenchidas de forma automática, e acabam por dar certos benefícios.

As habituais cutscenes das conferências de imprensa continuam a fazer parte do jogo, sempre com diversas hipóteses de respostas e respetivo impacto conforme as mesmas. Todavia, após algumas sessões, as perguntas começam a tornar-se repetitivas e acabam por ser mais algo que nos faz perder tempo, do que propriamente criar alguma diversão.

 

4
O clássico Jordan 191.

 

Condução para todos os gostos, até para “Domingueiros”.

Apesar de ser um título com foco em simulação, F1 2020 dispõe de várias opções ajustáveis que podem tornar o jogo mais acessível ao comum fã do género. Inclusive, para quem preferir campeonatos mais curtos, o jogo permite escolher entre participar em todas as provas ou, no mínimo, dez. Também o número de voltas das provas pode ser ajustado, sendo mais um incentivo para os que preferem experiências mais rápidas. Outra boa novidade, e isto pode parecer estranho falar em 2020, é o regresso do tão amado split-screen, ausente da série desde 2014. Será possível competir contra um amigo ao vosso lado no sofá, o que é sempre uma mais valia para um determinado mercado.

Para além do My Team, o jogo também oferece outros modos habituais como campeonatos, time-trials ou multiplayer. No que toca ao campeonato, é basicamente o mesmo que o My Team mas sem a parte de gestão, ou seja, se quiserem focar-se somente nas corridas, então este é o modo ideal.

F1 2020 apresenta o mesmo nível gráfico dos últimos jogos, com os excelentes detalhes interiores das viaturas que ajudam no nível da imersão, principalmente se jogarem com a câmara dentro da mesma. No que toca às animações das entrevistas ou festejos dos pilotos e equipa técnica, estas estão longe de equiparar-se ao trabalho efetuado dentro da pista. Ainda há muito para evoluir neste campo, embora também entenda que não é onde o estúdio concentra o seu maior foco. No que toca ao áudio, nada de especial a apontar, cumprindo perfeitamente o seu objetivo.

 

 

Condução sólida

A Codemasters continua a provar que é a melhor developer atualmente de jogos de corridas. F1 2020 não só mantém o seu núcleo de qualidade intacto, como viu ser revigorado com o modo My Team, o qual adicionada um novo desafio bem concebido e divertido. Este modo tem muito para mastigar, para se preferirem algo mais direto, então todos os restantes modos são uma excelente opção válida. Com uma jogabilidade capaz de agradar a gregos e troianos, para mim, esta é a mais completa e robusta entrada na série nos últimos anos.

 

positivo Todos os pilotos e circuitos da prova oficial de 2020
positivo Modo My Team dá nova vida ao título anual
positivo Diversos modos de jogo
positivo Acessível a jogadores mais casuais

errado Nada importante a salientar

Data de Lançamento: 10 de julho de 2020
Produtora: Codemasters
Editora: Codemasters
Género: Corridas
Disponível para: Windows, Playstation 4, Xbox One e Google Stadia

Foi disponibilizado um código para análise (Playstation 4) por parte da Ecoplay.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.