Deca-Dence – Primeiras Impressões

decadence

 

Não há nada como uma nova temporada para, quem sabe, descobrir o meu próximo anime favorito. Confesso que fiquei algo curioso assim que ouvi falar sobre Deca-Dence (umas semanas antes da sua estreia), e agora que já vi os dois primeiros episódios, aqui ficam as primeiras impressões. De salientar que a série está a ser transmitida atualmente no Japão.

Deca-Dence é um anime original, o que significa que não tem qualquer tipo de material usado como fonte, seja manga ou novel. A realização desta série está a cargo de Yuzuru Tachikawa, nada mais, nada menos, que o realizador de Mob Psycho e Death Parade, mas também envolvido em projetos como Inuyashiki, entre outros.

Deca-Dence tem lugar num futuro onde a Humanidade esteve à beira da extinção, após o aparecimento de uma ameaça chamada Gadoll. Os humanos que sobreviveram estão agora categorizados de duas formas: Gears e Tankers. Os Gears são os combatentes e os Tankers são todos os outros sem habilidade para lutar.

 

decadenceanime1

 

Natsume, a cara principal da série, é uma rapariga que perdeu o seu pai bem cedo e também tem um braço metálico, resultante do ataque que ditou a morte do seu pai. Ela tem como objetivo juntar-se ao esquadrão de combate, mas com essa limitação física, as coisas ficam mais difíceis. Porém, após terminar o segundo episódio, parece que existe algo mais para além disto que impede a sua inclusão nos Gears.

Outro dos personagens em destaque é Kaburagi, o responsável pela rapariga no que toca ao trabalho. Kaburagi é um personagem algo reservado e com alguns segredos. Ele tem um pequeno Gadoll (o tal inimigo) em casa, mas, aparentemente, é inofensivo. Kaburagi é também alguém que não parece dar espaço a ninguém para se envolver consigo. Para além disso, parece que executa um trabalho que pouca gente saberá. De forma a evitar grandes revelações, não vou mencionar sobre que tipo de trabalha “oculto” ele faz.

Deca-Dence é uma série que promete muita ação no que toca aos combates. Os confrontos são dinâmicos e os personagens acabam por se movimentar no ar com pequenos instrumentos que permitem voar, um pouco à semelhança de Attack on Titan. Ainda assim, essa é a única comparação possível com a famosa série de Hajime Isayama.

 

Deca Dence Kaburagi GIF - DecaDence Kaburagi Flying GIFs

 

Depois de um primeiro episódio forte, há algo que me desapontou no segundo. Aparentemente, isto é tudo um mundo virtual, mas só os Gears é que sabem, ou pelo menos, foi essa a ideia com que fiquei. A verdade é que este segundo episódio acaba por ser ago confuso em termos de informação. Suponho que tudo fique mais claro com o progresso da série. Cada Gears tem um avatar com determinado poder e pode aumentá-lo sempre em contrapartida de algo que o torne também mais vulnerável. Mais uma vez, prefiro não me alongar muito para não revelar demasiado.

Muito sinceramente, este segundo episódio apanhou-me desprevenido e, embora revele alguns pontos interessantes sobre a história, estou na dúvida quanto ao desenrolar dos acontecimentos. Seja como for, gosto da forma como o mundo está concebido, mas estou algo reticente relativamente a este mundo virtual. A personagem principal, Natsume, ainda não me conseguiu cativar, sendo que é Kaburagi quem roubou todo o meu interesse. Como já disse anteriormente, este personagem é bastante misterioso e um excelente combatente. A sua personalidade algo fechada, também é um aspeto que me agradou bastante. Estou curioso para ver o seu desenvolvimento enquanto, assumo eu, um dos personagens principais da série.

Em suma, Deca-Dence está longe de ter desapontando, mas falta ver como é que esta situação do mundo virtual irá ter impacto no resto da série. Confesso que já estou pouco farto desta temática em animes, mas vou continuar a ver a série para depois dar a minha opinião assim que terminar a mesma.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.