Top 10 Animes da Madhouse

topmadhouse

 

A Madhouse é um estúdio japonês de animação fundado em 1972 e digo já que, muito provavelmente, já viram vários animes que desconhecem ter sido produzidos pelo mesmo. (Se por acaso chegarem ao fim da lista e não conhecerem nenhum, então lamento informar-vos que estão a perder algo muito especial. Digo eu.)

A par de outras duas ou três empresas, este é um dos nomes grandes no que toca à produção de anime e é por essa razão que decidi juntar alguns dos meus favoritos numa lista. Este será só o primeiro de vários artigos referentes a muitos estúdios japoneses, por isso fiquem atentos durante as próximas semanas.

Como já disse, esta é somente uma lista pessoal e que, para muita gente, pode estar bem longe daquilo que consideram o melhor. Para ser sincero, esta é uma lista na qual poderia incluir imensos nomes e que acaba por resultar numa tarefa altamente ingrata e complicada de executar. É possível que a ausência de alguns nomes possa chocar algumas pessoas, mas isso pode estar relacionado com não ter visto ou não ter gostado o suficiente.

Antes de começar, quero deixar outros dez nomes, os quais merecem tanto destaque como os que escolhi falar.

  • Claymore
  • Death Parade
  • Hellsing Ultimate
  • High School of the Dead
  • Kaiji: Ultimate Survivor
  • Redline
  • Shigurui
  • Summer Wars
  • The Girl Who Leapt Through Time
  • Tokyo Godfathers

 

BECK

Ano: 2004 | Episódios: 26

Koyuki é um jovem sem grandes planos de vida, um rapaz tímido e algo apagado. Porém, tudo começa a mudar quando conhece um rapaz chamado Ryuusuke, o qual está envolvido no mundo da música. Após vários eventos, Koyuki decide aprender a tocar guitarra e a conhecer todo um mundo desconhecido até então. A série tem um grande foco na música, com bastantes referenciais reais, e as animações são muito boas relativamente à parte instrumental. Algo que elogio bastante na série é também a evolução da relação entre os diversos personagens e como isso tem impacto direto na banda e no desenrolar dos acontecimentos.

 

 

Black Lagoon

Ano: 2006 | Episódios: 29

Esta está longe de ser a primeira vez que falo desta série aqui no site. É um anime repleto de ação, bons personagens e algum bom humor à mistura. Black Lagoon conta a história de um grupo de mercenários que, tal como seria de esperar, executa diversos tipos de trabalhos politicamente pouco corretos. São quatro os membros do grupo, cada um deles com uma personalidade única e interessante, resultando em excelentes momentos ao longo das várias temporadas. Este é daqueles animes que me faz recordar os clássicos dos anos 90, no que toca à sua animação e toneladas de ação.

 

Death Note

Ano: 2006 | Episódios: 37

Yagami Light é um excelente aluno e um dia toma posse de um caderno muito especial. Todas as pessoas que tenham os seus nomes escritos nesse caderno, irão acabar por morrer através de um ataque cardíaco, ou de alguma forma especial que tenha sido redigida. Light começa a usar o caderno para erradicar todo o mal da civilização, mas até que ponto este é um ato bem visto pelas autoridades? Para piorar as coisas, ele é filho do chefe da polícia.

 

 

Hajime no Ippo

Ano: 2000 | Episódios: 126 + Filmes

Makunouchi Ippo é um jovem que, para além de andar na escola, também trabalha com a sua mãe, resultando em pouco tempo livre para outras coisas. Ippo é um jovem bastante introvertido e, por isso, a sua vida na escola não é de todo facilitada, sendo alvo de bullying. Porém, um dia é salvo por um pugilista e a partir daí a sua vida nunca mais será a mesma. Ippo quer tornar-se num pugilista e deixar para trás os tempos de fraqueza. Após superar um desafio (quase impossível) que lhe tinha sido proposto, eis que começa então a treinar. Hajime no Ippo conta com várias temporadas e está repleta de toneladas de ação, excelente personagens, muita comédia, momentos intensos e que – muito provavelmente – se irá tornar num dos vossos animes favoritos.

 

 

Monster

Ano: 2004 | Episódios: 74

Já aqui tinha escrito no Pixel Glitch sobre o manga de Monster e fartei-me de elogiar o material. Pois é, o mesmo se pode dizer da adaptação para anime. Para quem ainda não conhece, a história de Monster gira em torno de um cirurgião que toma uma decisão, aparentemente simples, mas com sérias consequências. O Dr. Tenma, personagem principal da história, decidiu fazer uma operação a um miúdo ao invés do presidente da cidade. O miúdo chegou primeiro às urgências e foi essa ordem que ele seguiu. O presidente acaba por morrer e o Dr. Tenma perde toda a sua reputação de um exímio cirurgião. Como se isto já não fosse suficiente, o miúdo que ele preferiu salvar, ao invés do presidente da cidade, acabou por se tornar num assassino psicopata e Tenma decidi então matá-lo. Começa aqui uma enorme aventura num thriller o qual vos irá deixar com os olhos colados ao ecrã, pois esta é só a ponta do véu de toda uma narrativa incrível.

 

 

Ninja Scroll

Ano: 1993 | Episódios: Filme

Mais outro clássico dos tempos de Akira e Ghost in the Shell. O filme conta a história de Jubei Kibagami, um mercenário que se vê apanhado numa teia de conspirações na luta pelo poder durante o Japão feudal. Ninja Scroll está carregado de violência e muita ação, para além de uma excelente animação, naquele que é considerado com um dos principais filmes a ajudar no boom do anime fora do Japão em meados dos anos 90.

 

 

One Punch Man

Ano: 2015 | Episódios: 24

Esta foi aquela série que durante tanto tempo recusei ver. Um personagem principal com um aspeto muito manhoso e que não inspirava confiança. Bom, não podia estar mais enganado, tal como relato num artigo sobre o anime o qual podem ler ao clicar aqui. A verdade é que é uma excelente série, que mistura bom sentido de humor com ação, o que é sempre uma boa fórmula para o sucesso. Saitama é um herói “vulgar”, descontraído, e que consegue derrotar os seus inimigos com um único soco. Aborrecido, não é?

 

 

Parasyte – The Maxim

Ano: 2014 | Episódios: 24

Certos organismos alienígenas invadem a Terra e possuem os humanos ao entrar no seu cérebro. Porém, o personagem principal, Shinichi Izumi, não é totalmente possuído pelo simples facto que o organismo alienígena não conseguiu invadir o seu cérebro. Como resultado, os dois vão ter que aprender a viver em conjunto, mas não só. O perigo continua à espreita e serão vários os confrontos contra os alienígenas que estão a tentar erradicar toda a vida humana. Mais uma série com grande foco em ação, mas também no desenvolvimento de personagens.

 

 

Perfect Blue

Ano: 1998 | Episódios: Filme

A cantora Mimi Kirigoe tem bastante sucesso no seu “grupo de ídolos”, algo muito famoso na cultura Japonesa. Porém, toda a situação muda quando aceita um papel polémico num filme. A partir de certo momento, deixa de distinguir o que é real ou ficção e também começa a ser perseguida por um fã doentio. Este é um filme bastante intenso e com contornos mais sombrios de uma realidade que é certamente verdadeira. Mais um grande filme produzido nos anos 90.

 

 

Rainbow

Ano: 2010 | Episódios: 26

Este anime tem lugar em 1955, dez anos após o final da segunda guerra mundial e onde já se começa a ver um Japão muito mais industrializado e com influências ocidentais. Numa altura onde o povo sofre constantemente com as alterações na sua cultura, muitos são os jovens apanhados a roubar e a agir de forma menos correta. Rainbow concentra-se em sete rapazes “presos” numa escola de correção e onde tudo é levado ao extremo no que toca à punição. O seu objetivo é fugir daquele lugar o mais depressa possível. Porém, as coisas não serão assim tão fáceis. Preparem-se para um anime muito duro de se ver e que pode até chocar algumas pessoas mais sensíveis (Sim, o próprio anime tem um aviso sobre isso). Apesar de todos os momentos polémicos e perturbadores, acaba por ser uma viagem extraordinária em torno da amizade e entreajuda numa altura de grandes mudanças na cultura japonesa.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.