Frostpunk DLC “On The Edge” – Análise

ontheedge

Perseverança é uma das palavras para descrever a forma como estamos em Frostpunk. Nada é fácil, nada é dado. Tudo é o obtido através de múltiplas decisões sem escrúpulos, mas sempre com o objetivo das melhores intenções para o grupo de sobreviventes em mente. On The Edge é o mais recente DLC de Frostpunk e o mesmo faz questão de relembrar que este não é um jogo para os mais fracos, não é um jogo para pessoas de pulso fraco. Somos obrigados a ter um pulso firme, não recuar perante intimidações, e levar avante aquela que pensamos ser a melhor solução para o nosso outpost.

On The Edge traz algumas novidades na jogabilidade e começa logo por termos de responder ao nosso superior. Ao estarmos responsáveis por um determinado outpost, temos de ir fazendo o que Nova Londres vai pedindo. As exigências são bastantes, mas acessíveis inicialmente. Pedem determinados recursos, os quais têm de ser extraídos de uma mina em troca de comida para o povo à nossa responsabilidade. Porém, as exigências rapidamente começam a escalar e somos, mais uma vez, colocados sob constante pressão numa gestão humana, e de recursos, que se requer de puro sangue frio e calculista. A insatisfação do povo continua exigente como tudo e mesmo que reduzam a dificuldade das várias opções existentes, o desafio continua a ser bastante exigente.

ontheedge1

As comunidades serão a vossa quente fogueira nesta gelada aventura

Neste novo DLC, alguns recursos são limitados ou inexistentes. A madeira é pouca e a comida é só obtida através do exterior. Para nos ajudar com este problema, somos obrigados a explorar o mapa e procurar novas comunidades dispostas a colaborar connosco. É aqui que entra uma nova mecânica do DLC. Para estas novas comunidades cooperarem, somos obrigados a entregar alguns recursos. Posto isto, podemos então pedir diversos tipos de ajuda. Esta mecânica obriga-nos a entrar em conversas diplomáticas e que podem azedar facilmente, podendo resultar no corte de recursos necessários para sermos bem-sucedidos. Estas trocas são todas feitas através de um novo edifício, mas para tal acontecer, temos de enviar um grupo de homens para estas comunidades e instalar lá uma infraestrutura que irá permitir a troca acontecer.

Precisam de madeira? Mais mão-de-obra? Carvão? As comunidades podem arranjar isso em troca de outros recursos que vos são tão ou mais importantes do que os que estão a pedir. E não pensem que podem ignorar esta mecânica, pois sem ela o fracasso é garantido. Eventualmente, somos colocados à prova num desafio final com duas saídas possíveis, conforme as vossas escolhas em determinado momento. Ambos esses caminhos finais são incrivelmente exigentes em termos de recursos e irão fazer suar até os mais confortáveis em Frostpunk.

Em termos visuais, ao contrário do DLC anterior, e de uma forma geral, este novo conteúdo não oferece nada de novo para além de alguns edifícios. Continuamos com o intenso manto branco mecânico, mas isso não é mau obviamente. A nossa área de jogo também é relativamente reduzida, sendo apenas abafada pelo vasto mundo que podemos explorar com os nossos batedores, com o objetivo de obter ajuda externa e recursos.

Preparem-se para ser levados ao limite

Acima de tudo, On The Edge continua a oferecer um excelente desafio estratégico, tal como Frostpunk nos tem habituado desde o lançamento. Porém, este novo DLC vai mais longe e incorpora novas mecânicas, as quais acabam por proporcionar uma nova exigência ao jogador, tanto em termos de gestão de recursos, como gestão de relações diplomáticas com outras comunidades. Não restam grandes dúvidas. Apesar da sua habitual dificuldade, este é mais um excelente conteúdo extra para um dos melhores jogos de estratégia dos últimos tempos.

positivo Relações diplomáticas e comerciais com as comunidades
positivo Novos desafios na gestão de recursos
positivo Novos edifícios

Data de Lançamento: 20 de agosto de 2020
Produtora: 11 bit Studios
Editora: 11 bit Studios
Género: Estratégia
Disponível para: Microsoft Windows (DLC brevemente nas consolas)

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise (PC) por parte da Evolve PR.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.