Coffee Talk – Nível Extra

coffeetalk

Há algo de relaxante em Coffe Talk. Quer dizer, na verdade, tudo em relaxante no café onde o jogo tem lugar. Coffee Talk foi lançado no início do ano e desde então que a minha curiosidade foi sempre alguma, isto apesar de, à primeira vista, não ser de todo um jogo do meu género. Ler toneladas de caixas de texto, ao mesmo tempo que servia bebidas aos clientes e ouvia os seus problemas do dia-a-dia? Sim, claramente não me parecia o local e condições ideais para passar algumas horas. Porém, tenho de confessar que estava redondamente enganado. Assim que teve início a minha aventura como barista, vim-me envolvido com uma engraçada variedade de clientes de, literalmente, várias raças e problemas muitas vezes associados às mesmas.

coffeetalk1
A clientela do meu café.

A primeira cliente é uma rapariga que decide escrever um livro sobre os clientes que frequentam o café. É alguém que fez parte da minha aventura quase todos os dias e a qual fui acompanhado ao longo da sua jornada, enquanto tentava continuar o seu trabalho. Para além dela, também tive elfos, lobisomens, vampiros e gatos como clientes. Todos estes tinham os seus problemas e o meu café foi sempre o seu ponto de encontro para desabafar comigo ou, a dada altura, com outros clientes que começaram a conhecer melhor com o passar do tempo.

Os seus desabafos foram sempre acompanhados de uma bebida a qual, muitas vezes, tive que decifrar por entre os seus estranhos pedidos, embora em alguns casos, também fossem diretos ao assunto e mencionassem os ingredientes a usar. Tinha vários produtos à minha disposição e como base podia escolher entre leite, chá, chá verde, café e chocolate. Os ingredientes complementares eram gengibre, mel, canela, hortelã. As combinações eram algumas e nem sempre consegui executar de forma perfeita os pedidos. Porém, nada que alterasse drasticamente os eventos. Na verdade, penso que, tirando um caso ou outro, não existia qualquer tipo de penalização por servimos a bebida errada, para além de não desbloquearmos alguns conteúdos extras na galeria.

Mas se era interessante ouvir as histórias dos clientes e o seu desenrolar ao longo de vários dias, a relaxante música do jogo acabava por criar um momento ainda mais zen e descontraído, naquele café que só abria as suas portas à noite. O jogo tem lugar durante 14 dias, algures entre setembro e outubro, e foi engraçado ver a forma como as relações foram evoluindo, bem como a resolução de muitos problemas dos clientes.

Coffee Talk beneficia bastante do seu excelente visual pixel art. Adorei ver os detalhes da produção das bebidas, ou as expressões dos clientes à minha frente, e até arriscaria dizer que quase sentia o cheiro das bebidas servidas. Tenho de confessar que, enquanto sentado no meu sofá, foram várias as vezes que dei por mim a desejar aquela bebida que estava a servir, isto apesar de estar em pleno Verão, onde tudo o que apetece é algo fresco, ao contrário daquilo que é servido no jogo.

Coffee Talk é relativamente curto e pode ser facilmente terminado em duas noites, rodando três a quatro horas de duração. A sua jogabilidade é bastante simples e consiste essencialmente em dialogar com os clientes, sem opções de resposta, bem como servir bebidas. É o ideal para quebrar o ritmo de jogos mais intensos, ou de dias mais stressantes na vida real. No final, apesar de alguns percalços, fiquei satisfeito com o meu trabalho de barista e contente por ver resolvidos, embora nem sempre de forma positiva, os dilemas dos meus clientes.

Se tudo isto vos soa bem, então não hesitem em experimentar o jogo pois está atualmente disponível no Xbox Game Pass.

Nível Extra é uma rubrica onde falo um pouco sobre o jogo em causa e as horas que passei com ele, sem se refletir propriamente numa análise.

Autor: Pedro Simões

Um apaixonado por videojogos e apreciador de anime. Por vezes, possuidor de opiniões pouco populares. @bakum4tsu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.