Um jogo do Samurai Jack em pleno ano de 2020? O seu anúncio foi certamente uma boa surpresa, sendo este um dos desenhos animados mais marcantes em 2001, e que teve seu retorno em 2017, para finalizar a popular história de vingança que fez apaixonar os seus espectadores. Desenvolvido pela Soleil, Samurai Jack: Battle Through Time é um jogo de ação e aventura, com alguns elementos de plataformas, que irá providenciar-nos uma viagem pelo tempo, onde poderemos experienciar momentos icónicos da série, bem como rever personagens adoradas. Tudo isto de forma diferente devido a um acontecimento que este título introduz neste mundo.
De volta ao passado… futuro? Presente?
A narrativa começa exatamente nos últimos momentos da série, onde Jack, com a ajuda de Ashi, está prestes a voltar ao passado para derrotar Aku, mas este tem mais um truque na manga. Para conseguir impedir Jack de voltar ao passado, Aku consegue separá-lo de Ashi, forçando o samurai a ir para um local onde não existe passado, futuro ou presente. Neste espaço temporal, Jack irá reviver momentos alterados do passado, onde até alguns dos seus aliados se tornaram inimigos. A premissa encaixa e faz sentido na temática da série, proporcionando aos fãs uma nova aventura interativa neste universo.

Um cartoon interativo e apelativo
O jogo é bastante apelativo visualmente, representando muito bem as expressões das suas personagens e o seu mundo, com um estilo artístico diferente, mas que representa Samurai Jack perfeitamente. O jogo decorre em vários locais que serão facilmente reconhecidos por quem acompanhou a animação, sendo estes bastante distintos, proporcionando uma boa variedade visual. Para além disto, também existe alguma diversidade de inimigos e as boss battles proporcionam um bom ambiente visual. Um detalhe a elogiar é a possibilidade de ver os adversários serem cortados pela nossa espada, fornecendo algum realismo ao combate.
Relativamente ao áudio do jogo, este cumpre o seu trabalho, mas a sua banda sonora deixa a desejar, pois não tem qualquer impacto motivacional durante a jogabilidade e acaba por não ser memorável.

Um samurai com muitas armas
A jogabilidade é o ponto mais alto de Samurai Jack: Battle Through Time. Esta consiste em executar vários combos, com vários tipos de armas, abrindo a possibilidade de podermos derrotar os nossos inimigos de diferentes formas. O jogo é mecanicamente bom e responsivo, o suficiente para termos uma experiência satisfatória e divertida ao cortarmos cada obstáculo que se atrevesse no nosso caminho. Podemos utilizar várias armas, como a famosa espada mágica do Jack, lanças, machados entre outras. Cada uma destas tem um estilo de combate diferente, sendo também cada uma mais eficaz contra um certo tipo de inimigos. Para além disso, temos ainda armas de longo alcance, como arcos e pistolas. Ao contrário das armas principais, todas as armas secundárias necessitam de ser reparadas conforme a sua utilização.
Estas podem ser reparadas com ajuda de uma personagem conhecida chamada Da Samurai, a qual tem o papel de shopkeeper. É através da sua loja que podemos comprar itens, reparar e melhorar as nossas armas. O jogo também contém um sistema de upgrades, o qual permite desbloquear habilidades espirituais (aumento de HP e buffs), de combate (novos combos) e físicas (habilidades como duplo salto).

Ao desbloquear certas habilidades, temos a possibilidade de explorar por completo cada um dos níveis, pois estes escondem tesouros que, por vezes, necessitam de uma certa skill para serem alcançados. Contudo, apesar de os níveis terem alguma exploração, estes são muito lineares e consistem sempre nos mesmos passos – lutar e seguir em frente, para depois voltar a lutar e seguir em frente. Este processo acaba por se tornar repetitivo rapidamente. Ainda assim, o combate é suficientemente bom para nos fazer esquecer deste problema.
Após completarmos um nível, somos avaliados conforme o nosso desempenho. Quanto melhor for a nossa avaliação, melhor serão as recompensas. Os aliados que vamos encontrando ao longo do jogo, oferecem-nos itens e pistas para puzzles e lutas. No que diz respeito às boss battles, estas acabam por ser uma desilusão. O simples atacar desenfreadamente faz o serviço, sem ser necessária qualquer tipo de estratégia.

Um ponto negativo que tem de ser considerado é o desempenho técnico do jogo na Nintendo Switch, consola na qual pude analisar este título. Foram vários os momentos em senti uma queda de frames, principalmente durante o combate, onde este necessita de ser o mais fluído possível. Apesar de não ser extremamente grave, é algo que acaba por afetar a experiência.
Samurai Jack: Battle Through Time acaba por oferecer uma aventura relativamente curta, com uma média de 6 horas para concluir a sua narrativa. Porém, não é pela jornada ser curta que deve ser desvalorizada, pois a sua estrutura está bastante equilibrada. Existem motivos para voltarmos a jogar, no entanto, irá depender muito da primeira experiência que cada jogador irá ter.

Uma boa homenagem a Samurai Jack
Samurai Jack: Battle Through Time é um título construído com cuidado e respeito pelo seu material de origem. É fiel à adorada série e proporciona uma experiência agradável, tanto para os fãs de Jack, como para os fãs dos jogos de ação. A sua divertida jogabilidade entrega várias horas de satisfação, em mundos diferentes, e acompanhados de personagens interessantes, numa nova narrativa que encaixa perfeitamente neste universo. O resultado é uma nova aventura, no mundo do famoso Samurai Jack, onde finalmente podemos assumir o seu papel e derrotar Aku com um sorriso na cara.
Narrativa fiel a este universo
Visuais que representam muito bem a série
Jogabilidade divertida e responsiva
Vários desbloqueáveis
Problemas de desempenho
Torna-se rapidamente repetitivo
Data de Lançamento: 21 de agosto de 2020
Produtora: Soleil
Editora: Adult Swim Games
Género: Ação, Aventura
Disponível para: PC, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch
Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da editora. (Switch)