Samurai Jack: Battle Through Time – Análise

samurai jack btt

Um jogo do Samurai Jack em pleno ano de 2020? O seu anúncio foi certamente uma boa surpresa, sendo este um dos desenhos animados mais marcantes em 2001, e que teve seu retorno em 2017, para finalizar a popular história de vingança que fez apaixonar os seus espectadores.  Desenvolvido pela Soleil, Samurai Jack: Battle Through Time é um jogo de ação e aventura, com alguns elementos de plataformas, que irá providenciar-nos uma viagem pelo tempo, onde poderemos experienciar momentos icónicos da série, bem como rever personagens adoradas. Tudo isto de forma diferente devido a um acontecimento que este título introduz neste mundo.

De volta ao passado… futuro? Presente?

A narrativa começa exatamente nos últimos momentos da série, onde Jack, com a ajuda de Ashi, está prestes a voltar ao passado para derrotar Aku, mas este tem mais um truque na manga. Para conseguir impedir Jack de voltar ao passado, Aku consegue separá-lo de Ashi, forçando o samurai a ir para um local onde não existe passado, futuro ou presente. Neste espaço temporal, Jack irá reviver momentos alterados do passado, onde até alguns dos seus aliados se tornaram inimigos. A premissa encaixa e faz sentido na temática da série, proporcionando aos fãs uma nova aventura interativa neste universo.

jack2
Alguns locais são visualmente impressionantes, em conjunto com o seu estilo artístico

Um cartoon interativo e apelativo

O jogo é bastante apelativo visualmente, representando muito bem as expressões das suas personagens e o seu mundo, com um estilo artístico diferente, mas que representa Samurai Jack perfeitamente. O jogo decorre em vários locais que serão facilmente reconhecidos por quem acompanhou a animação, sendo estes bastante distintos, proporcionando uma boa variedade visual. Para além disto, também existe alguma diversidade de inimigos e as boss battles proporcionam um bom ambiente visual. Um detalhe a elogiar é a possibilidade de ver os adversários serem cortados pela nossa espada, fornecendo algum realismo ao combate.

Relativamente ao áudio do jogo, este cumpre o seu trabalho, mas a sua banda sonora deixa a desejar, pois não tem qualquer impacto motivacional durante a jogabilidade e acaba por não ser memorável.

jack3
Podem contar com vários inimigos em simultâneo

Um samurai com muitas armas

A jogabilidade é o ponto mais alto de Samurai Jack: Battle Through Time. Esta consiste em executar vários combos, com vários tipos de armas, abrindo a possibilidade de podermos derrotar os nossos inimigos de diferentes formas. O jogo é mecanicamente bom e responsivo, o suficiente para termos uma experiência satisfatória e divertida ao cortarmos cada obstáculo que se atrevesse no nosso caminho. Podemos utilizar várias armas, como a famosa espada mágica do Jack, lanças, machados entre outras. Cada uma destas tem um estilo de combate diferente, sendo também cada uma mais eficaz contra um certo tipo de inimigos. Para além disso, temos ainda armas de longo alcance, como arcos e pistolas. Ao contrário das armas principais, todas as armas secundárias necessitam de ser reparadas conforme a sua utilização.

Estas podem ser reparadas com ajuda de uma personagem conhecida chamada Da Samurai, a qual tem o papel de shopkeeper. É através da sua loja que podemos comprar itens, reparar e melhorar as nossas armas. O jogo também contém um sistema de upgrades, o qual permite desbloquear habilidades espirituais (aumento de HP e buffs), de combate (novos combos) e físicas (habilidades como duplo salto).

jack4
“Jump good” é uma referência da animação e uma das habilidades que podemos desbloquear.

Ao desbloquear certas habilidades, temos a possibilidade de explorar por completo cada um dos níveis, pois estes escondem tesouros que, por vezes, necessitam de uma certa skill para serem alcançados. Contudo, apesar de os níveis terem alguma exploração, estes são muito lineares e consistem sempre nos mesmos passos – lutar e seguir em frente, para depois voltar a lutar e seguir em frente. Este processo acaba por se tornar repetitivo rapidamente. Ainda assim, o combate é suficientemente bom para nos fazer esquecer deste problema.

Após completarmos um nível, somos avaliados conforme o nosso desempenho. Quanto melhor for a nossa avaliação, melhor serão as recompensas. Os aliados que vamos encontrando ao longo do jogo, oferecem-nos itens e pistas para puzzles e lutas. No que diz respeito às boss battles, estas acabam por ser uma desilusão. O simples atacar desenfreadamente faz o serviço, sem ser necessária qualquer tipo de estratégia.

jack5
Os Imakandi serão um desafio para o jogador, tal como foi para Jack na série animada.

Um ponto negativo que tem de ser considerado é o desempenho técnico do jogo na Nintendo Switch, consola na qual pude analisar este título. Foram vários os momentos em senti uma queda de frames, principalmente durante o combate, onde este necessita de ser o mais fluído possível. Apesar de não ser extremamente grave, é algo que acaba por afetar a experiência.

Samurai Jack: Battle Through Time acaba por oferecer uma aventura relativamente curta, com uma média de 6 horas para concluir a sua narrativa. Porém, não é pela jornada ser curta que deve ser desvalorizada, pois a sua estrutura está bastante equilibrada. Existem motivos para voltarmos a jogar, no entanto, irá depender muito da primeira experiência que cada jogador irá ter.

jack6
Existem uns emblemas que podemos colecionar se pretendermos desbloquear o final secreto.

Uma boa homenagem a Samurai Jack

Samurai Jack: Battle Through Time é um título construído com cuidado e respeito pelo seu material de origem. É fiel à adorada série e proporciona uma experiência agradável, tanto para os fãs de Jack, como para os fãs dos jogos de ação. A sua divertida jogabilidade entrega várias horas de satisfação, em mundos diferentes, e acompanhados de personagens interessantes, numa nova narrativa que encaixa perfeitamente neste universo. O resultado é uma nova aventura, no mundo do famoso Samurai Jack, onde finalmente podemos assumir o seu papel e derrotar Aku com um sorriso na cara.

positivo Narrativa fiel a este universo
positivo Visuais que representam muito bem a série
positivo Jogabilidade divertida e responsiva
positivo Vários desbloqueáveis

errado Problemas de desempenho
errado Torna-se rapidamente repetitivo

Data de Lançamento: 21 de agosto de 2020
Produtora: Soleil
Editora: Adult Swim Games
Género: Ação, Aventura
Disponível para: PC, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch

Foi disponibilizada uma cópia do jogo para análise por parte da editora. (Switch)

Autor: Pedro Costa

Desde pequeno que é fascinado por experiências interactivas que apenas os videojogos proporcionam. Para além disso, é apreciador de vários géneros de anime. @ShingetsuPT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.